terça-feira, agosto 03, 2010

E viva a liberdade ...

A propósito dos
Nicolas & Sarkozys
Aquando da pacífica anexação da RDA, a queda do muro, nesta banda da Europa foi unânime a consideração de tratar-se de uma vitória da liberdade, sem dúvida que o foi, levando a que o Conselho da Europa numa Resolução em 1991, tratasse do facto deste modo : "... as mudanças políticas permitem agora que as pessoas se desloquem livremente pela Europa, o que constitui uma condição essencial para a perenidade e o desenvolvimento de sociedades livres e culturas florescentes."
.
Naquele tempo cimentou-se assim a ideia de que o Artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, ía finalmente ser aplicada nestas regiões do globo.
.
Mas foi sol de pouca dura, de imediato os arautos das liberdades, os mesmos do Conselho da Europa, começaram a recorrer a todas as Convenções Internacionais, incluindo a Convenção de Genebra, para limitar a liberdade dos cidadãos de se instalarem em outro país, contornando também a concessão de asilos politicos - tudo para restringir a imigração.
.
A dimensão da hipocrisia é tal, que existe desde 2005 uma Agência da UE, denominada FRONTEX, que coordena as operações de intercepção marítima entre a Costa Africana e as Canárias e ainda o canal da Sicília, mantendo em segredo as caracteristicas de tais operações, "o destino dos caçados"- pode-se mesmo afirmar que o combate à imigração e a Xenofobia estão hoje clandestinamente institucionalizados na União Europeia.
Atesta-o o facto de em 2008 por proposta de Sarkozy, no decorrer da sua presidência da UE, ter sido estabelecido o Pacto Europeu sobre o Asilo e a Imigração, entre os 27 países, que em nome da "sinergia entre as migrações e o desenvolvimento", consagraram o que hoje se denomina por Externalização do controlo das fronteiras, procurando parcerias com os países de origem e trânsito. A UE paga a esses países, como postos avançados para impedirem a imigração, o que acontece ás pessoas não lhes interessa.
.
Recentemente, dezenas de pessoas de origem subsariana encontraram a morte ao tentar transpor as redes de arame que cercam a fronteira hispano-marroquina, uns por queda , outros por asfixia e ainda outros ás balas dos militares marroquinos.
O desprezo pelos Direitos Humanos e a falta de ética política é tal, que alguns países das tais parcerias até alteraram leis, tornando a imigração um crime, como acontece na Argélia, Marrocos e Senegal, punem a tiro.
Tratam-se de países ex-colonizados, cujos povos foram escravizados para satisfazerem durante séculos as classes dominantes da Europa, hoje pagos pela União Europeia, para encarcerarem o seu próprio povo.
.
Os dirigentes da União Europeia,
são uma quadrilha de malfeitores,
uns são criminosos, outros estão coniventes.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei!