quarta-feira, janeiro 13, 2010

Muito Importante

O PCP vai propôr na Assembleia da República o encerramento de algumas actividades Comerciais aos Domingos e Feriados, salvaguardando no entanto, algumas datas e alguns periodos sazonais - procurando desta forma acabar com a generalizada tentativa em curso, que por uso e hábito acabaria por eliminar o Domingo como dia de descanso obrigatório.
Trata-se de uma questão importante, em devido tempo salvaguardada na maior parte dos países europeus.
Está claro que Belmiro e quejandos não vão gostar, já devem até de andar a mexer cordelinhos, mas também eles que são detentores de grandes superfícies em Espanha, lá estão obrigados a encerrar ao Domingo.
Sempre quero ver para que lado é que o PS vai, porque com o BE, de certeza que o PCP vai contar.
.
Também vai propôr a alteração ao Código Laboral, nomeadamente a norma que permite esticar o tempo de trabalho até ás 60 horas semanais. Sempre quero ver para que banda vai o PS e a sua excelsa "sindicalista".

4 comentários:

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Eu acho muito bem a iniciativa, para ver se ainda se vai a tempo, e tal é mesmo a "tábua de salvação" que o pequeno comércio necessita, e também porque os trabalhadores do capitalista nomeado no comentário, são seres himanos que também necessitam de mais descanso, e têm família.
O que ele esteja já a congeminar mais os seus congéneres, não me interessa sequer, pois espero que o actual Governo da República Portuguesa tenha coragem de discutir tal matéria, e que os seus Deputados também eleitos por uma faixa do Povo Português, pensem que há pessoas, que têm poucos ou quase nenhuns direitos laborais, para de um magríssimo salário. Apesar de pensar como penso acredito que o B. E., esteja ao lado do P. C. P., nesta e noutras matérias estruturantes para sociedade Portuguesa.

Anónimo disse...

Não é por encerrar aos domingos e feriados algumas actividades comerciais que o pequeno comércio se salva. Isto só vai trazer mais desemprego nessas grandes superfícies, pois mais tempo fechados é menos necessidade de empregados. E os trabalhadores que trabalham toda a semana, alguns ao sábado também, têm sempre o domingo e feriados para poder abastecer as suas casas, que por falta de poder económico vão às grandes superfícies com a frequência com que iam dantes ao merceeiro, ou seja quando as coisas fazem falta em casa. O pequeno comércio cai sem dúvida por causa da forte concorrência das grandes superfícies, mas não é aí que a coisa está errada, é que o pequeno comércio não se modernizou, tem horários que não servem à maioria das pessoas que trabalham fora, em Lisboa, por exemplo, têm poucas condições higiene muitos, pois não se modernizaram, e não teve capacidade de se associar, ganhando economias de escala para poder comprar com condições semelhantes às grandes superfícies. O pequeno comércio junto era superior a essas grandes unidades se quisesse. Os tempos mudaram, os recursos também, e não se podem prejudicar milhões por defender alguns, que dantes, com o livro de fiado e sem concorrência praticavam os preços que queriam à população. Modernizem-se e organizem-se que conseguem competir e sobreviver. Há, no meu bairro, um pequeno comércio de mini-mercado com preços inferiores em muitas coisas que as grandes superfícies. Está aberto 7 dias por semana e até às 21 horas. Sabe-se que tem êxito e ganha dinheiro com o seu negócio. Porque é que os outros não fazem o mesmo? Nos hospitais, nos transportes públicos, e em muitas outras actividades sempre houve e há trabalhadores a trabalhar aos domingos e feriados. Isso não significa que trabalhem os 7 dias na semana, há turnos, folgas, etc. Vindo de calões como a maioria dos tipos do PC e do BE, e outros, sindicalistas que querem gerar mais riqueza, aumentos de ordenado e progresso sem trabalhar, isso é que já não há. Deixem-se de demagogias, até já nem há países comunistas ou socialistas!

O Broncas disse...

Coitado!...
Até usou os mesmos argumentos da direita inglesa no combate aos que defendiam no século 19 o fim da escravatura.
Que por infeliz coincidência, foi nos engenhos de açucar no Haiti,que começou a ser cumprida.
PORQUE SERÁ QUE EXISTE GENTE TÃO SUBSERVIENTE, QUE ATÉ NA MERDA GOSTAM DE VIVER?...

Pró deserto disse...

Caro anónimo "14 Janeiro, 2010 20:15", com o respeito devido pela diferença de opinião, nunca pensei que houvesse tanto vazio de ideias e falta de senso. Enfim, perdoai-lhe sociedade Portuguesa porque ele ...