domingo, janeiro 03, 2010

Foi há 50 anos

Álvaro Cunhal com mais oito membros do Partido Comunista, protagonizaram a fuga do Forte de Peniche, a mais sentida pela Ditadura Fascista e forte exemplo da coragem e abnegação na luta pela liberdade.
.
Jaime Serra, Joaquim Gomes e Carlos Costa, sobreviventes de tal façanha, fizeram bem em deslocar-se hoje áquele Forte, para quebrar as muitas politólogas tentativas de aligeirar os crimes da Ditadura, diabolizando a intervenção dos comunistas portugueses, na luta pela conquista do regime Democrático.

7 comentários:

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Uma grande "pedrada" dada no fascismo ...

Anónimo disse...

Pois Foi!

Anónimo disse...

Se lessem a história não oficial, sabiam que o GRANDE CUNHAL entre os camaradas foi o único a opôr-se à fuga...
Mas não teve outro remédio que ir atrás dos camaradas.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Caro "Anónimo 5.1.2010 - 23:28", compreendo-o. Nem se lhe pede, nem a ninguém, o reconhecimento de tão corajoso acto em que Alvaro Barreirinhas Cunhal e outros democratas, estiveram envolvidos.

Anónimo disse...

Fugiram também da prisão naquele dia milhares de socialistas e bloquistas, enfim, aqueles que verdadeiramente sempre lutaram contra a ditadura

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Bloquistas já naquele tempo!? Ou alguns que foram e depois se "transferiram", naturalmente por . . . desacordo ieológico?.
Socialistas, dos verdadeiros, acredito também que tenham fugido alguns, prova insofismável de que um P. S. de esquerda (ideológica e prática, como tal) tem total cabimento na vida democrática Portuguesa.

Anónimo disse...

Há aqui vários pontos a considerar: vamos começar pelo básico

Defenição de Democratas....