domingo, dezembro 27, 2009

HOMILIA DOMINGUEIRA

Já que assim quer,
que Deus o abençõe...

Sua Eminência o Cardeal Patriarca, na sua homília natalícia foi mais benevolente que há um ano, quando considerou o ateísmo um dos maiores males do mundo.
Desta vez criticou apenas aquilo que considera as certezas dos ateus, ao afirmarem que Deus não existe, para de seguida validar as suas cardealíssimas e canónicas certezas na existência de Deus, acrescentando o despropósito de que apesar de tudo não haverá violência.
.
Sinceramente desconfio de tanta benevolência - é que naquele discurso descortina-se um general a dizer ás tropas, que por agora não os vamos atacar. É claro que já passou o tempo em que os cardeais eram chefes militares, até de poderosos exércitos, como já lá vai o tempo em que podiam contar com ditadores na Europa como Mussolini, Salazar, Franco e Hitler, que se dispuseram a cumprir muitas das tais certezas canónicas, mas ter de aguentar tanta sobranceria, numa época tão marcada por conflitos sustentados ideológicamente no fanatismo religioso, exactamente em regiões e paises onde não se verificou a laicização, é de "bradar aos céus" ter de assistir a tanto disparate.
Pensando melhor, também não se pode esperar muito mais de quem diz acreditar que a mulher mais bela e casta deste mundo, até apareceu por cá, exactamente empoleirada numa azinheira.
.
Não acredito que o tal Deus abençõe tanta doideira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quê dar atenção a estes tipos que andam há mais, mas muito mais tempo a falar destas coisas...e às duas por três, ninguém acredita, ninguém dá a mão por eles..?