terça-feira, novembro 10, 2009

Onde está o estrado direito ,,,

"Torto ficou, porque o carpinteiro foi artolas
e assim vai ficar até que apodrêça."
O Tribunal Constitucional, o Supremo Tribunal, a Procuradoria Geral da República, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, o Provedor de Justiça, o Conselho Superior da Magistratura, o Sindicato dos Magistrados, a Ordem dos Advogados, Os Juizes, a Policia, a GNR, a Judiciária, a Secreta e até os Ministros da Justiça - estruturalmente não têm culpa do fedorento e incontrolável bolôr que alastra.
.
Quem faz as leis, todos os diplomas, é a Assembleia da República e o Governo, quem os promulga é o Presidente da República.
.
Basta um pequeno esforço de memória para se perceber como as maiorias souberam nos ultimos trinta anos tecer as leis e definir os trâmites processuais - auto protegendo-se, o PSD, o PS e o CDS estruturalizaram, ajeitaram a Democracia ao seu exclusivo Estado de Direito.
.
As escutas telefónicas entre Vara e Sócrates foram consideradas imprucedentes pelo Supremo, logo anuladas para processo, porque o 1º Ministro não foi antecipadamente consultado como a lei define.
- Quem fez a Lei ?
.
As declarações de Aguiar Branco(PSD) foram demasiadamente óbvias em dois sentidos:
- aligeirar a evidência da corrupção, trocando favores lamechas ao PS pelos rabos que o PSD tem ;
- criticar o PGR, isolando ainda mais o sistema de Justiça.
.
Já estou sem idade para certas coisas, mas quando as palavras já não chegam, sinto a falta de umas bombas - é que ás vezez até falta -me o ar...

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo na generalidade do que aqui está escrito sobre os autores do Estado da Injustiça.
Mas também não posso deixar de frisar que as ESCUTAS a detentores de titulares de cargos políticos como o de 1º MINISTRO ou PRESIDENTE DA REPÚBLICA não se podem fazer de qualquer maneira, determinados por um Juiz de Provincia e executadas por um inspector qualquer. É que não podemos esquecer que por exemplo estas figuras são detentoras de segredos de estado ou outro tipo de matéria confidencial vital para a segurança do Estado.

Não se faz uma escuta a um 1º Ministro como quem vai ali ao Fragata bebe um café e um copo de água, paga e vai embora.

Há coisas que não concordamos e nos repugnam, mas do que não necessitamos é de anarquia neste ESTADO DE INJUSTIÇA.

Anónimo disse...

Não lembra a ninguém enviarem as certidões ao Procurador Geral da República e não mandarem o que ele mais precisa: as cassetes das escutas que têm as gravações.

O Broncas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Escoceador disse...

Foi o P. S. ...

Anónimo disse...

É pena que se discuta e compare o Presidente de Gondomar e o da República e ainda o 1º Ministro colocando-os todos ao mesmo nível. Se calhar, como pessoas e cidadãos até não devem diferir uns dos outros, basta olhar para o rasto de "comportamentos pouco-éticos" com exibiram ao longo da carreira.
O problema caro BRONCAS, nem é o SOCAS, nem o VALENTÃO nem o ACABADO SILVA, o problema é de "Principios" e de "Funções". E no sentido do respeito e da responsabilidade todos sabemos que não se pode nem se deve andar a "escutar" as pessoas por dá cá aquela palha.
É que a LEI se calhar até nem está muito mal feita. Está é mal feita para aqueles que querem julgar as pessoas na praça pública (na Moita é com corda na Avenida) e condenar à pressa.
Sobre a responsabilidade da LEI, é claro que é de todos, dos que a fizeram e dos que se calaram e só agora acordaram.
Partidos mais santos uns que outros, não conheço. A vergonhosa Lei do financiamento dos partido prova mesmo isso.
O melhor é aguardar. Se o 1º ministro for culpado, deve demitir-se. Naturalmente que o PS saberá indigitar outro militante para gerir os destinos do País. Quem ganhou as eleições foi o PS, não o José Sócrates.

Um abraço.

Anónimo disse...

Presidentes com segredos? Estão a falar das contas da Moita?