quarta-feira, julho 08, 2009

O Ministro que se Encornou

Na altura ouvi em directo pela TSF o Ministro Ajudante de Campo do Primeiro, dizer que acabara de apresentar desculpas ao PCP pelo sucedido, agradecendo mesmo o acolhimento que obteve. Sei hoje que o PCP não pretendeu fazer farronca sobre o caso, valorizando a ideia de que tal acontecimento iria afectar o prestigio da instituição Assembleia da República. Só que naquele momento a imagem do sucedido já estava em todo o lado, circunstância que obrigou a que o PS e particularmente o Governo retirassem as respectivas consequências politicas.


Por isto, não é justo que apareçam pelos jornais caracterizações provocatórias ao PCP e nomeadamente ao seu deputado Bernardino, exactamente a quem nada fez para a dimensão da farronca institucionalmente desprestigiante que se armou.
No entanto recordo-me que Sócrates, ao responder a Louça sobre as Minas de Aljustrel, o desmentiu com tal veemência e convicção que até me interroguei sobre a veracidade de noticias que até tinha lido no Avante, admitindo mesmo que Louça tinha mentido naquele caso. Não fosse o Ministro "encornar-se" seguido do trinta e um que se armou - e eu teria ficado com a ideia de que as minas estavam em funcionamento com toneladas de extracção diária.


É por este caso que de entre outros acontecimentos se destaca "O Solar do Presunto", aliás demontrativo do empenhamento do SrºPinho, que já na condição de ex-ministro, mesmo assim apoiou aquela empresa da restauração com publicidade, contando para o efeito com a afectiva colaboração do Srº António Chora, sobre o qual consta por aí, que virá a ocupar o cargo de Secretário de Estado do Ministério da Economia, logo após as próximas eleições legislativas.
António Chora, este foi um mau sinal.
Deixando a ironia. Interrogo-me sobre o que faria António Chora se estivesse na Assembleia a exercer a função de deputado, quando o ministro se encornou.
É que António Chora não é apenas mais um elemento de uma Comissão de Trabalhadores, é um politico eleito que na rotatividade, aliás interessante que o BE pratica, já exerceu funções de deputado, sendo a par membro da Assembleia Municipal da Moita, e para esta já com candidatura anunciada à sua presidência para as próximas eleições autárquicas.
Acresce ainda ser a pessoa mais solicitada pela comunicação social, sempre referenciado como o grande inovador do ideário sindicalista, solicitações ás quais nunca se fez rogado.
Trata-se assim de uma pessoa com imagem pública, cujos actos não podem sómente serem avaliados na exiguidade das liberdades individuais, pois emergem-lhe responsabilidades públicas, das quais não pode abdicar, de cujos actos deverão ser retiradas consequências politicas.
Aguarda-se assim que pelo fácil acesso que tem à comunicação social, apresente desculpas aos milhares de trabalhadores vitimas de despedimentos colectivos, falências e encerramentos fraudulentos de empresas e de muitas outras situações desgraçadas onde me incluo, das quais ninguém deu sequer pela existência daquele Ministro, que em afectiva comezaina tantos elogios recebeu, como se o país fosse a Quimonda e a Auto Europa - ele ministro que foi pago como ministro, logo por dever obrigado a um genial empenhamento de elite.
A não proceder deste modo ou de forma equiparada, terei de concluir que a sua recente intervenção no Prós e Contras só fica completa se lhe juntarmos as trêtas ideológicas lá proferidas por Vitor Ramalho, membro do PS. É que a ida ao Solar do Presunto, só se explica por convicções próprias e não por qualquer ingenuidade.
Alarves e ingénuos, foram aqueles que no 1º de Maio permitiram que tantos e António Chora, escrevessem kilómetros de palavras e tivessem dezenas de horas de debates e noticias.
Neste caso, existe sinal de outra coisa.




18 comentários:

Anónimo disse...

Estas atitudes do Sr. Chora só prova que mais valia ele estar no PS ou no PSD, a que a seu tempo se verá, do que fazer estas figuras trites. E agora Sr, Louçã, vai retirar a confiança política ao Sr. Chora? É que por muito menos fe-lo ao Sá Fernandes na C.M.Lisboa. Como diz o ditado "Quem não Chora não mama". Pois é.

Anónimo disse...

o Bloco de Esquerda aqui no concelho da Moita é a ala Alegrista do PS, todos o sabem. É vale tudo. O Chora é o que é, o Raminhos idem, com a sua Sra. a candidatar-se a um cargo na direcção do sector do professorado (que o BE só chama tachos se forem os outros a te-los). É isto a alternativa a alguma coisa neste concelho? Vale a pema deperdiçar-se 1 único voto que seja no BE? Quem me lê que tire as devidas ilações. azar tem o PS que vê o seu eleitorado e lugarinhos divididos entre ele e o Bloco dito de "Esquerda".

Anónimo disse...

Espanto meu, espanto meu, há alguém mais dúbio do que eu", palavras do Sr. Morgado, com o pseudónimo mais que conhecido de Broncas. Dizia o Sr. Broncas há 2 dias atrás:
"estou admirado de ainda não ter aparecido nada, pelo menos de âmbito e das bandas do colectivo, naquele jeito cusco que se conhece. Talvez até não apareça - tendo em conta que ir ao Solar do Presunto, é decisão de âmbito individual, logo, consignado exclusivamente pelos direitos e liberdades individuais, que a cada um cabe o dever de preservar. (...)

- Como sabemos o "colectivo" respeita profundamente as liberdades individuais.


Coice de O Broncas em Segunda-feira, Julho 06, 2009
".
e agora escreve o que escreve acima? Será que há 2 broncas? será que há 2 Morgados? Fantástica coer~encia Sr. Morgado/Broncas. Está novamente em aproximação ao PCP? Mas nós não te queremos cá mais. Safa-te Satanás.

O Broncas disse...

Não é a primeira vez que faço destas - dá-me prazer dar-lhes espaço para se espojarem à vontade, permitindo a quem lê perceber, que neste Concelho só adquire estatuto de bom cidadão quem apoiar a CDU.

Não gosto como o tal colectivo faz de aplicar a esmo os sêlos de "traição, oportunista e tachista" com a ligeireza e a vulgaridade com que neste Concelho os usam, é que tive de conviver com muitas situações tristes, concretas e não balofas que nem é agradável, sensato e oportuno recordar.

Sobre o outro, o Satanás, falem com ele, que eu saiba até vai trabalhar num destes fins de semana para o Avante.

Anónimo disse...

Broncas

O estar à espera não te permitiu perceber o comentário. Lá apenas se refere que quem levantou a lebre foste tu o que demonstra falta de coerência depois de teres escrito o que escreveste.

Quanto ao António Chora nem vale a pena comentar porque, como sabemos, não podemos estar bem com Deus e com o Diabo.

S. Pedro

O Broncas disse...

Cá o Broncas não se incomoda com essas incoerências, fabrica-as. O tal outro a que vocês se referem é que podia incomodar-se, mas parece que já não se chateia - tendo em conta que na vossa linguagem, além de ele ser tudo o que lhes vem à cabeça, ao ponto de escreverem que enquanto sindicalista e por ser tão violento,até andou ás navalhadas, ou seja, para vocês é um criminoso.

Criminoso que nem sequer a lebre levantou - a despropósito em outros posts já vocês se andavam espojando.

Anónimo disse...

Acreditem que, do fundo do meu coração, só vos quero ajudar:

__considerando que o Chora (candidato pelo BE à presidência da A.M. da Moita) e outros como ele são os dirigentes locais e nacionais do movimento (auto-proclamado de "esquerda moderna"), pergunto com quem é que o BE está?

Sei que não vos convém, mas o assunto da credibilidade de esquerda, sem nuances, e de transformação da sociedade sem traição aos trabalhadores e à população é questão que os eleitores e as pessoas em geral têm, no seu interesse, de meditar séria e profundamente.

O Chora é um falso e se havia dúvidas foram desfeitas. Não presta!
Mas, atenção, ele é apenas a ponta do iceberg e faz o que dentro do BE, numa estratégia inconfessada, é permitido fazer.

Com os melhores cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Quer exemplo de um sinal e outra coisa.

Assembleia da Republica, moção de homenagem apresentada pelo CDS, ao Conego Bombista Melo.

PCP vota contra.

Minuto de homenagem á memoria do Conego bombista Melo

PCP de PÈ presta homenagem.

Que mensagem transmitiu o PCP.

Que estava contra mas ao mesmo tempo a favor.

Isto não foi denunciado em nenhum Blogue afecto ao PCP, os militantes do dito partido inventaram desculpas esfarrapadas, e no entanto foi uma atitude a todos os titulos condenável da parte de Jeronimo de Sousa de Agostinho Lopes ( deputado por Braga) e restante bancada do PCP.

O caso Chora, nem de perto nem de longe tem essa gravidade, serve talvez de arma de arremesso do PCP contra o BE, mesmo que o Louçã já se tenha demarcado dos elogios, e Blogues afectos ao BE como o Troll Urbano tenham criticado a presença, mesmo que fosse a titulo individual, de Chora no Jantar de despedida do ministro Pinho.

Se outra lição se pode tirar dete caso, é que no Bloco a critica é aberta, e ninguem tem medo de assumir as suas discordâmcias, no PCP, isto não é assim.

Anónimo disse...

Entendo que à pressa se queira lavar da Badalhoquice, mas não a atirem para cima dos outros que convosco nada têm em comum.
Não vale a pena comparar o que não é comparável.

A grande questão, sem branqueamentos, é perceber a vergonhosa solidariedade que o Chora/BE prestaram ao Pinho/PS, no "Solar dos Presuntos".

Pinho /PS que são responsáveis pela destruição do aparelho produtivo nacional, pelo galopante desemprego, pela brutal queda da qualidade de vida dos portugueses e pela destruição dos principios democratizadores à luz da Constituição da República Portuguesa.
Esta é que é a questão.
O resto são manobras subversivas.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

O Broncas disse...

Porque isto se vai transformar numa gulosa patuscada...

O procedimento do A.Chora não se enquadra na designação "discordâncias", mas também não consente o sêlo "traição", chancela corrente que o Colectivo já vulgarizou neste Concelho, por excesso de poder e mando,ou seja, afastando-se de regras elementares da vivência democrática.

Em suma - acredito que no BE o assunto acabará tratado de forma humana e politicamente responsável.

SEM OS AJUSTES DE CONTAS, COMO ALGUNS TANTO GOSTAM...

Anónimo disse...

É assim mesmo broncas (grande Luis das dúzias) dá-lhes gracha que com sorte ainda arranjas um lugarinho de criado.
Assina: vizinho do sportinguista

Anónimo disse...

Ao que se chegou..!

Deixem-se disso, caramba..!

O tempo urge em calorias e vitaminas de solidariedade, liberdade e revolução!

As Honduras tiveram o que tiveram recentemente. Porquê não fazer aqui em Portugal - A Revolução - Porquê?

Gastem a tinta em atitudes bem mais úteis e coerentes.

Assim como estão, tantos uns como outros não vão a lado algum.

A vossa vontade progressista mostra assim não ser alguma!

do Catraio um abraço

Anónimo disse...

O CATRAIO ATÉ GOSTA DE REVOLUÇÕES DE mERDA.

Anónimo disse...

O broncas é perito nisto. Lança, acerta e tira o cú de fora à velha maneira salazarista. O Chora é humano e entende-se que queira o melhor para ele. Tal e qual a mulher do raminhos. Deixem as pessoas em paz. Se os trabalhadores da autoeuropa se queirem defender, que se defendam!

Anónimo disse...

"O Chora é humano e entende-se que queira o melhor para ele. Tal e qual a mulher do raminhos."
Diz o anónimo, 10 Julho, 2009 14:29

OK. Então não enganem o povo dizendo que o BE é a esquerda(?) moderna.
Extingam-se e, como os PRDs, MES, etc., asumam definitivamente a militância no PS.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Faiscando (às vezes) disse...

"Extingam-se"?!? lol.
Acho melhor olhar para dentro do seu (nosso) Comunismo e pensar duas vezes.
É que os velhos vão morrendo e a bajulice também acaba.
Como 4ª força politica a CDU está à "rasca" e vale atirar para todo o lado, em especial à força de esquerda que (n)os ignora.
Olhai para a frente e aprendam a combater, nestes tempos modernos, a Direita.

Com os respeitosos cumprimentos,
Aquele que não encerra sempre as rondas, na Assembleia Municipal da Moita.

Anónimo disse...

Mas onde é que o BE é a terceira força política? E se nas legislativas e autarquicas tiverem menos votos que a CDU o que vão dizer?

Tenham cuidado com a língua!

O Broncas disse...

O BE pode crescer ou encolher, é o que é, o PC lá no seu cantinho com mais 1% já canta vitória.
Mas vitória a sério, eram os dois nas próximas somarem mais de 30%.