segunda-feira, junho 29, 2009

S/o único Papa Português

Isto a propósito do post que divulguei no passado Sábado, em que um comentador considerou menos justa a referência que fiz ao português que foi eleito Papa em 1276, adoptando o nome de João XXI.

Com respeito pela pessoa e pela realidade social daquela época, apraz-me evidenciar fragmentos da sua vida, que o notabilizaram muito mais que os curtos 8 meses em que exerceu funções papais, mandato interrompido pelo infeliz acidente que sucedeu no Palácio de Viterbo.

Muito antes de ser eleito Papa já era pela sua cultura e trabalhos de investigação filosófica e cientifica, muito conhecido por essa Europa. De entre os seus trabalhos destaca-se um " Manual da Lógica" cuja qualidade levou a que fosse adoptado como livro de estudo nas principais universidades europeias. De tal forma assim foi , que entre edições copiadas à mão e outras com a invenção da imprensa, durante 300 anos foram publicadas mais de 100 edições.

Outro grande e importante trabalho foi o que escreveu sobre Medicina, adoptando exemplos e formulações tão simples e práticas que não servia apenas para médicos, mas para todos que soubessem ler.
O saber e humildade foram marca desta personalidade portuguesa, à época teve a lucidez de fazer a sua opção de classe, disto é ilucidativo o título que deu ao livro de Medicina - "Tesouro dos Pobres".

Não foi conhecido como Pedro Julião, seu nome de baptismo, nem tão pouco como João XXI - é conhecido por Pedro Hispano, existindo em várias universidades europeias boas e gratas referências à sua memória.

- cumpri assim o meu dever, pela critica que um comentador anónimo me fez.

7 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Vejam o meu mais recente artigo acerca das novas patranhas do Ministro Mário Lino e do Ministério das Obras Públicas no blogue O Flamingo.

Anónimo disse...

Sim o Pedro Hespano...foi um homem e tanto...pena é que não tenhamos hoje gente do seu gabarito.

Para já, Pitágoras ainda ensina nas escolas portuguesas. Certo?!

Mas que é feito do Pedro Hespano?

Ensinará ele alguma coisa, ainda que simples, nas escolas portuguesas?

Ao falar da erudição de cada um, devemos ter em linha de conta que a INTERNET diz-nos praticamente tudo ou quase tudo sobre a cultura antiga medieval ou contemporânea.

Qualquer leigo como eu poderá em qualquer momento apresentar-se como sabodo de coisas para o qual nunca estudou! Ora Essa!!!
Abraço do "Catraio"

J.S. Teixeira disse...

Os trabalhadores da Autoeuropa não vergam perante nada. Vejam o artigo no blogue O Flamingo.

O Broncas disse...

Sempre gostei de ler, aliás como bem sabes. Será que com esta "boca" também queres impedir-me de ler, já que nem autorização tenho para poder ser candidato?

Anónimo disse...

Nunca te conheceram Broncas, para eles foste apenas um reles servente. Só te conheci na Assembleia Municipal e daí fiquei a perceber quem és. Coitadinhos , não passam de uns merdas ao pé de ti.

Anónimo disse...

Não. Ser «Livre» na actual sociedade tem as suas pôrras!

Lê amigo. Lê o que queiras...
Satisfaz a tua antiga exigência de Liberdade, Mas, dentro das e somente liberdades.

Não há machado que corte
A raiz ao pensamento.

E que não seja por mim!!!

Do "Catraio"

O Broncas disse...

Vai dar lições ao ...