quinta-feira, junho 11, 2009

Regenerar


É Preciso Romper Com Isto...

Basta estar vivo, beber um copo de vinho, ter água canalizada, habitar numa simples casa ou até numa barraca e ter um reles emprego de 400 euros mensais, para estar a pagar para isto tudo. Ninguém se liberta deste exercício económico, nem os distraídos, nem aqueles que dizem que não são políticos e que não querem nada com a política - todos, mas mesmo todos é que pagamos aos ministros, secretários, deputados e a muitos mais, garantindo até milhões aos bancos quando os "banqueiros têm azares na vida".


Paga-se tudo, tudo se paga no sistema que nos envolve, na estrutura da sociedade em que vivemos, colocando-nos assim na condição de todos sermos políticos - são os que votam fazendo a cruz no quadrado da sua escolha; são os que deixam o boletim em branco; são os que preferem fazer banda desenhada ou lá deixarem outro tipo de mensagens anulando o voto; são todos aqueles que nem sequer lá vão. Todos, mas mesmo todos que no uso destas diferentes modalidades, em cada 4 anos, deliberamos politicamente sobre quem vai ocupar os mais importantes cargos das Instituições da República.

Partindo do princípio de quem paga não só gosta como exige ser bem servido, o que se observa em crescendo desde há mais de trinta anos, é que os portugueses, a maioria dos que votam mais os que se abstêm não fazem exigências, reduzindo a sua atitude apenas a legitimar em cada 4 anos a oligarquia assente em dois partidos, PS/PSD, os quais dominam e partilham continuamente o poder entre si.

É por aqui que se identifica a endémica doença da Democracia. As "elites políticas"oriundas daquela oligarquia partidária, os seus arautos, têm habilidosamente ao longo dos anos banalizado de tal forma o conteúdo do conceito Cidadania, que hoje ao nível do relacionamento entre instituições e estas e as pessoas, em toda a sociedade, vai preponderando a bajulice e o triste acolhimento da delação. Quando alguém, organizado ou não, participa, intervém ou manifesta exigências, mesmo que no uso legal e constitucional dos seus direitos, acaba quase sempre considerado um empecilho ou membro de uma qualquer corporação tenebrosa - isto mesmo por parte dos maiores responsáveis, cada vez mais acompanhados pela crescente e conforme opinião de muitos concidadãos, seus indefectíveis apoiantes.
O que há anos não passavam de tentações isoladas, hoje corresponde a uma prática generalisada que atravessa já todos os patamares da pirâmide do poder. Até no poder local, nomedamente onde se verifica o exercício continuado pela mesma força política, tais práticas, salvo raras excepções, são também a este nível já demasiado evidentes. (*)

A necessidade de combater esta doença endémica da Democracia - que a não acontecer nos levará nos próximos dois actos eleitorais, não só a manter a actual situação corrupta e pôdre, como a legitimar mais uma vez o dominio dos mesmos (PS ou PSD) políticos, que servindo-se da política querem transformar a República na sua própria Quinta.
Contrariar isto, obriga a que se verifique uma ruptura com expressão eleitoral, geradora de dinâmicas cimentadas na participação e no optimismo, na regeneração do processo democrático. Só assim existirão soluções para os graves problemas do país, sem recurso a métodos autocráticos, cujos limites solicitariam a violência.

O país está endividado, sem soluções para a Economia, Justiça, Educação e Saúde, observando-se a sistemática redução de todos os sectores produtivos - está já em causa a soberania de Portugal. Não será com as presentes elites detentoras do poder (PS e PSD) e as repetidas receitas politicas desde há mais de 30 anos, que sairemos deste lamaçal.

(*) - o Concelho da Moita é bom exemplo.






11 comentários:

Anónimo disse...

Broncas, és um lírico e oportunista. O PCP correu contigo, apesar de teres lido, como disseste na altura, muito entusiasmado as Teses do Congresso, mas não podes ter um pé lá e outro no Bloco de Esquerda à espera de ver onde páram as modas. Quem te conhece sabes que nunca gostaste de trabalhar, que sempre fizeste tudo para andares por aí. É o teu problema, andares por aí e nada fazeres por aqui. Pois...

WOLKENGEDANKEN disse...

E preciso, sim !!!! Mas há em Portugal tantos politicos e revolucionarios "de café" que ocupam o seu tempo a falar sobre o que os outros terianm de fazer .....Quando houver alguem que verdadeiramente quer fazer algo, nao tem apoio ...... melhorar economia, justica, educacao etc etc precisa de trabalho nao so de palavras criticas sobre os respecrivos "outros" !

Ah, e gosto deste blog muito informativo em varios aspectos

cumprimentos

Anónimo disse...

A DELAÇÃO e a BAJULICE são, de facto, o segundo maior problema da DEMOCRACIA do PODER LOCAL na MOITA. E são o SEGUNDO maior problema, porque, mais uma vez, DE FACTO o primeiro problema são os ELEITOS. Se acaso fossem gente com qualidade e com confiança em si próprios,saberiam aglutinar a energia no seu seio a energia participativa e cívica dos seus cidadãos. Como não conseguem, nem tem jeito - porque afinal dedicam um enorme desprezo ao POVO que os adora -, fazem ao contrário, onde está para nascer algo, cortam-lhe a raiz; quando já nasceu e ganhou projecção, apropriam-se.
Numa terra em que os ELEITOS são desconfiados por natureza - sabem com toda a certeza não ser merecedores nem competentes do lugar que ocupam e temem a POPULAÇÃO LIVRE, o SCORE FINAL é sempre a favor da mediocridade, favorecida pela imensa corja de bajuladores e delatores, que quase sempre intrigam e mentem.

Por isso meus amigos, não há grandes hipóteses. Quem comeu a carne que roa os ossos.

O Broncas disse...

Hoje pela enésima vez, fiquei a saber que sou oportunista e que não gosto de trabalhar, não ficando a saber mais de mim porque o anónimo da 01:45 não me quis fazer tal favor.

Embora me esteja a confundir com outro, dá-me gozo em observar de como eles, os tais do Secretariado Concelhio da CDU, desejavam q'esse outro fosse mesmo daquele jeito, mas parece-me que vão ter azar. Serviram-se dele durante décadas até ao tutano, mas porque é bêsta que não se afeiçoa à bajulice, agora pretendem reduzi-lo a merda. Porque o conheço, desejo que ele se candidate ás autárquicas por qualquer Partido, até convinha que fosse com o PSD, que nestes casos até é o aliado natural da CDU.

Anónimo disse...

Coitadinhos!
Então não sabem que o Broncas é mesmo ele, o LM?

O problema é que ele gosta mesmo disto, passar por aquilo que não é,ou sendo o que é e desdizendo-se ao mesmo tempo...Ele é assim...

Convém dizer-lhe de vez enquando que ele na política é uma carta fora do baralho.

Os amigos, e dos bons amigos que ainda tem, dizem-lhe isso de caras e não à vara larga, ou como ele gostava de afirmar- "à lá Garder"

Pode concorrer pelo partido que quiser e que o queira. Ele é "livre de escolher" como os que o receberem são livres de o "caucionar" com o seu passado.

Não prevejo, por que não sou bruxo,que perdure nessa passeata verbal em que ele se meteu. Tudo tem o seu tempo!

Olha-te ao espelho... disse...

A falta de humor, ás vezes por feitiozinho, aquele próprio de quem não é capaz de ser solidário com ninguém, consegue até esganar-se a escrever tantas palavras com o tal Broncas, que como tu sabes porque os outros querem, só anda à procura de tacho.

É que nisto dos tachos, do saber estar,ou até de ser inteligente, trabalhador e boa pessoa - são designios exclusivos de quem está na CDU.

Desconfio que a bronca maior vai acabar além das passeatas verbais - talvez até com a cópia de alguns depósitos bancários...

O Broncas disse...

Conheço-te bem oh 11:11...
A tua escrita não me falha, nem tão pouco me vai quebrar o humor, o tal de LM está pelo que sei em condições de te dizer nas ventas o que tu e outros de facto são, e apenas e só pela bitola ética e exigente, sem delação, que aprendeu no PCP.

Anónimo disse...

Isto parece um blog para amigos e inimigos e amigos que se conhecem. Por favor expliquem-me quem é LM.

Anónimo disse...

È pá O PCP não é para aqui chamado, a vós um conselho temtem fazer algo de útil para variar, por exemplo o que pensam e dizem sobre aqueles que a falta de propostas ou ideias copiam as dos outros.
Mas expliquemos melhor e sobre o BE, esse grupo de rapazes e raparigas todos modernaços.
Falam de propostas para os desempregados, esquecendo-se de dizer que o que agora anuciam como seu de há muito que foi feito pelo PCP, ou sobre a reforma fiscal e ainda eles não existiam já o PCP afirmava e propunha na AR (Assembleia da República) um conjunto de medidas que promovia outra forma de tributação para empresas de maior volume mão de obra, e outro mais pesado sobre oaquelas que tendo menor número de trabalhadores têm uma mior volume de négocios por exemplo para as SGPS serem efectivamente tributadas sobre os seus rendimentos.
E quanto a esta polémica se o SR vai ou não vai ser, de facto a ele e só a ele lhe diz respeito fazer escolhas, mas lá que parece, parece.

Anónimo disse...

"Não será com as presentes elites detentoras do poder (PS e PSD) e as repetidas receitas politicas desde há mais de 30 anos, que sairemos deste lamaçal"
Então é com quem? Diz, se sabes. Então como é nos outros países? Não são sempre 2 os maiores partidos e o poder é repartido entre eles? Ou querias o pc ou o be e agovernar? A governar não, a governarem-se que é como faziam na exurss e ainda hoje fazem em cuba e na coreia do norte. Se és parvo o problema é contigo agora não queiras fazer deste povo analfabeto tão parvo como tu.

O Broncas disse...

Se és militante do PS, cumpre a tua parte, luta para que lá aconteçam outras coisas - por exemplo cumprirem o programa do PS...

(deixo os artefactos merdosos para depois...)