quarta-feira, junho 24, 2009

Coisas desagradáveis

Ao apresentar o post relativo ao aniversário da A. dos Bombeiros Voluntários da Moita tive o cuidado de evitar polémicas que em função do evento teriam sempre um efeito desprestigiante, até tapei as pessoas da foto, isto pelo presente estilo que vigora inaugurado pelos descendentes do famigerado blog do tal do Telhado, que marcam presença assidua com os seus comentários provocadores, em que tudo serve, sem ponta de humor, apenas com a raiva e o desespero da decadente oligarquia local que representam.
Há um ano fizeram o mesmo, caluniando a seu belo prazer o respectivo Presidente da Mesa da Assembleia daquela Instituição - desta vez até aligeiraram um pouco, é apenas banana.

Colhi de uma gravação emprestada algumas partes da intervenção feita de improviso pelo referido Presidente, que não deixando de ser um discurso de circunstância, permite perceber que aquilo foi uma cerimónia séria e não a palhaçada que alguns comentadores dizem ter existido.

Da gravação:
"(identificação e saudação ás entidades e pessoas presentes) ... é com devoção solidária que vos acolhemos nesta sessão comemorativa do 76º aniversário da Associação de Bombeiros Voluntários da Moita. Hoje, trata-se de um festejo diferente como todos já tiveram ocasião de observar.

Foram apresentadas três novas viaturas, uma oferecida pela Câmara Municipal em resultado do protocolo existente, demonstrativo do profícuo relacionamento institucional existente, ao qual não está alheia a sensibilidade pessoal dos membros que integram o Executivo municipal.
As outras duas viaturas, que foram adquiridas pela Associação, são também um exemplo e a demonstração da gestão cuidada que é praticada nesta Instituição. Neste quadro, apraz-me também referir pela presença do representante do Governo Civil, que foi em resultado de um bom e empenhado relacionamento Institucional, em que esta entidade foi interlocutora, contribuindo para a concretização pelo MAI da aquisição de parte do nosso antigo quartel, facto com efeitos positivos no desanuviamento financeiro da Associação, pós construção do novo Quartel, destas instalações onde nos encontramos.

Outro facto que tornou este festejo diferente, está na colocação em nicho próprio e digno, da Imagem de São Marçalo, concretizando-se assim o desejo de quem é crente, cumprindo também uma tradição que os não crentes respeitam - lá está a sua imagem com o manto de Bispo e o bordão da justiça, desta figura que viveu no século III, que acabou martirizado pela busca e defesa da justiça que então protagonizou, sendo talvez por isto, o padroeiro que os Bombeiros de Portugal elegeram ...

... por atalho nesta solenidade, saúdo a Liga dos Bombeiros Portugueses pelo esforço e paciente lucidez em todo o processo negocial agora pendente com o Ministério da Saúde, sobre o qual hoje decorre um encontro, relativamente aos serviços de socorro e transporte de doentes diáriamente efectuado pelos Bombeiros a nível Nacional. Não somos uma estrutura de propensão reivindicativa, mas somos um forte movimento de opinião com inestimáveis serviços prestados, facto que tem de contar à mesa das negociações ...

... em relação ao voluntariado e para o caso de alterações do estilo simplex, lembro que o voluntariado é um complemento extra-curricular na formação e educação dos Jovens, a ele subjaz uma escola de saberes estruturada em valores civicos de onde sobressai a solidariedade. Qualquer alteração, terá de contar que este é também um espaço gerador de vocações e assim a possibilidade de uma natural triagem, para soluções que objectivem a profissionalização ou soluções equiparadas..."

Sobre a participação da Srª Fernanda Gaspar na mesa daquela Sessão, por aquilo que ouvi, trata-se de um hábito instituido de em cada ano estar representada uma Junta de Freguesia, pois a A. de Bombeiros é de âmbito Concelhio. Sobre outros casos lá sucedidos, não me vou pronunciar, pois nenhum conseguiu quebrar a solenidade que os organizadores pretenderam.

2 comentários:

Anónimo disse...

fernanda gaspar.... essa srª tem um contrato com o JP dos vinhos e do moscatel, ah e também com a ceopatra, desculpem ia-me esquecendo. he he he

Anónimo disse...

desculpem-me enganeime numa letra, e também tem contrato com a cleopatra, esse mesmo, o baile do engate em alhos vedros......