domingo, maio 17, 2009

Sobre a Construção Europeia (1)

Já Victor Hugo evocava os "Estados Unidos da Europa"

A Europa depois da guerra
A 19 de Setembro de 1946, em Zurique, Churchill faz um apelo à reconciliação franco-alemã e à unidade do continente. São criados agrupamentos federalistas. De 7 a 11 de Maio de 1948 realiza-se em Haia o Congresso Europeu, onde se propõe a criação de uma Assembleia Constituinte Europeia.

A OECE
A Europa libertada do nazismo, está na miséria. Em 27 de Junho de 1947 inicia-se em Paris uma Conferência que culmina em 16 de Abril de 1948 com a assinatura de uma Convenção que institui a Organização Europeia de Cooperação Económica. Iniciava o Plano Marshall.

A"Guerra Fria"
A junção das tropas americanas e soviéticas no rio Elba em 1945, acabou por reacender o anti comunismo de um lado e o radicalismo do outro, levando a que o acordo entre vencedores não resistisse. Assim o fracasso da Conferência de 25 de Abril de 1947 em Moscovo, sobre a Alemanha, o denominado bloqueio de Berlim em 1948 a par da situação geopolitica resultante da permanente tensão entre vencedores, pairou o risco de um novo conflito em solo europeu. A Alemanha passou assim a estar no centro da denominada "guerra fria", querendo os americanos rearmar a parte ocidental, de forma a inseri-la na defesa dos ocidentais, opondo-se a França a um rearmamento descontrolado da Alemanha, conservando sobre sua tutela o Sarre e o Rur.

É nestas circunstâncias que surgem as primeiras organizações europeias, marcadas pela prespectiva intergovernamental, onde os Estados cooperam, mas que conservam integralmente a sua soberania.
(continua)
----------------------------------------------
Como se informou em post no dia 15 do corrente, o tema da construção europeia irá aqui ser detalhado, ao nível dos nossos e vossos saberes. Pois se estamos à espera que a expert dupla Rangel/Vital expliquem alguma coisa, acabamos infinitamente condenados a não poder votar em referendos.

Sem comentários: