sábado, maio 02, 2009

Ao Miguel Portas

Não gostei das declarações que ontem fizeste para a TV, mesmo em cima dos acontecimentos. A veemência com que proferiste a palavra sectarismo. Pelo timbre da voz traduziu-me uma tentação oportunista de apelo "à civilidade", com o objectivo de partidarizar aquele desagradável e escusado acontecimento, protagonizado de facto por sectários e ingénuos que caíram como patos num logro.

É que tu, quiçá por motivos idênticos aos meus, deixaste de ser militante do PCP - és um homem público, candidato ao Parlamento Europeu e naquela manif, tal como a mim ninguém te incomodou.

Sabes muito melhor do que eu sobre tudo o que Vital escreveu - como neste último ano tem caracterizado as lutas dos trabalhadores e as posições da CGTP-IN, como caracterizou os levantamentos populares que se verificaram nas regiões mais recônditas, aquando do encerramento de Centros de Saúde. Em relação a tudo e a todos que adoptaram posições contrárias ás propostas e medidas do Governo PS.
Ora tu percebes de certeza a diferença - nós encontra-mo-nos quase sempre no 1º de Maio, Vital que como nós já foi militante comunista, há vinte anos que não aparecia.

Um abraço e o desejo de bons resultados eleitorais.


9 comentários:

ABRIL DE NOVO disse...

Compreendo a posição aqui expressa, mas entendo a posição do camarada Miguel Portas e até as palavras sensatas que ele disse ao relembrar que o Vital, como representante dum governo reaccionário, nunca seria bem-vindo numa manifestação de trabalhadores e contra o desemprego. Mas o bom-senso mandava condenar aquele acto de meia dúzia. Ou não?... Afinal, posições justas e justas posições há sempre muitas.

Anónimo disse...

Se for verdade o que as sondagens prénunciam, para o ano o pessoal do Bloco não tem entrada no 1º de Maio.
O Chora e restantes que se ponham a pau.
Depois venham dizer que os camaradinhas são democratas.

Anónimo disse...

Um esclarecimento ao Broncas:

Não fechou nenhum Centro de Saúde no interior.
O que aconteceu foi fecharem alguns Centros de Saúde das 24 às 8 da manhã e substituí-las por ambulâncias do INEM com equipamento hospitalar ( melhor do que aqule que havia nessas urgências )e 2 enfermeiros.

Sabe que é verdade que nesse periodo de horas as verdadeiras urgências, por mês, eram contadas pelos dedos de uma mão e que nos casos mais graves mais não faziam que entregar ao doente um envelope azul com guia de marcha para o Hospital mais próximo.

Também já reparou que depois de terem conseguido chatear tanto o ministro que se teve de demitir, que nunca mais abriram o pio ?

Anónimo disse...

por Ferreira Fernandes no DN

"O tom das desculpas aos insultos e agressões a Vital Moreira lembra o célebre juiz que julgou a violação da turista estrangeira por uns lusitanos tipos do campo."

"Ainda há dias, e aqui, lembrei o episódio - volto ao exemplo porque os protagonistas são os mesmos: bestas. Então, dizia o juiz, desculpando os violadores e pondo a culpa na turista de minissaia: "Ela foi naqueles preparos para a coutada do macho latino, estava a pedi-las..."

"Assim foi com Vital Moreira: foi com óculos para uma festa de martelo e bigorna.

"Onde é que o senhor andou?", perguntou-lhe um legítimo proprietário do trabalho. Eu, por acaso - por razões de idade e vida -, até sei por onde Vital Moreira andou, ainda quando o 1 de Maio não era para indignações folclóricas.
Isto quanto aos factos. Quanto à interpretação dos factos, os filhotes do juiz insinuam que Vital criou "um momento à Marinha Grande" (o da bofetada de um também "indignado trabalhador" a Mário Soares), para ganhar eleições.
Tão longe não foi o juiz, nunca insinuou que a turista levou um orgasmo como prémio."

Anónimo disse...

Saramago defende expulsão dos agressores de Vital

José Saramago considera que a polémica à volta da agressão a Vital Moreira, cabeça-de-lista do PS às eleições europeias, ocorrida durante a manifestação da CGTP no 1º de Maio, já esqueceu quem agrediu o constitucionalista.

“Gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los. Que diz a esta ideia o secretário-geral? Serão provocadores alheios à política, desesperados por sofrerem esta crise e que pensam que o inimigo é o PS e o candidato independente às eleições europeias?… Não se pode simplificar tanto, nem na rua nem nos gabinetes”, escreveu Saramago na crónica que o DN publica hoje (ver relacionado).

Anónimo disse...

As imagens do 1 de Maio mostram um indivíduo louro (jornalista do Público), dirigente nacional do BE, aos saltos como um "macaco" e a chamar traidor ao Vital Moreira, a pseudo-vítima.
E também mostram uma rapariga, de cabelo curto e com máquina fotográfica, a insultar o Vital.
À pergunta: Quem é?
A resposta: Carla Luis, assessora parlamentar do Bloco de Esquerda.

Com tudo isto temos de concluir que as declarações, à TV, sobre sectarismo do Miguel Portas foram, à velha maneira esquerdista, precipitadas e dirigidas ao seu próprio movimento, o BE.

Ou então, por má fé (premeditada?) tentou à semelhança do desesperado PS e à boleia do mesmo, agitar a bandeira do anti-comunismo e tirar vantagem política-eleitoral de uma situação pré-encenada, no Largo do Rato, que em nada responsabiliza o PCP.
E, igualmente, em nada pode apagar/esconder o justo e crescente descontentamento dos portugueses face às políticas de direita do governo "socialista" de Sócrates.

Afinal quem são os maus da fita?

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

O Broncas disse...

Também li no Diário de Noticias o escrito de F.F., e a verdade é que gosto de ler graçolas, no caso até bem escritas. Só que não alteram em nada a visão que tenho sobre os acontecimentos em causa.

Anónimo disse...

Pois foi o BE que fez tudo, organizou a manif, o serviço de ordem, manobrou a provocação, chamou ao Vital Moreira vendido traiste o partido etc etc etc....

Como se dizia noutro tempo

Fez a festas
Atirou os foguetes
Apanhou as canas
E bateu as palmas.

Para novela de cordel pode passar, só que a realidade do que se passou, nada tem a ver, com o que o PCP tenta a todo o custo passar.

E para quem tem dois dedos de testa , a pergunta que se pode fazer é esta:

Porque não funcionou o serviço de ordem da USL da GCTP, na proteção ao Vital Moreira

Alguem acredita que foi por distração....

Que pessoas ligadas a partidos de esquerda, e outros sem filiação partidaria , possam ter cometido excessos, sobretudo de linguagem , os videos das 3 televisões aí estão para prová-lo.

Que Jeronimo de Sousa não se demarcou claramente dos incidentes, ao contrário do que fez Miguel Portas, isso revela incapacidade de medir as consequências do que se tinha passado, e da tentativa de aproveitamento politico , que o PS iria fazer dos acontecimentos.

Que como disse ontem Carvalho da Silva no final da reunião da CGTP, com estes acontecimentos, quem ficou a perder foi o sindicalismo e a luta dos trabalhadores.

São estas frases sensatas de Carvalho da Silva que certos militantes do PCP deviam meditar, em lugar de lançarem mais uma serie de atoardas, algumas mesmo roçando a BUFARIA contra o Bloco de Esquerda.

Estão a enganar-se no adversário, e nem as sondagens fracas que o PCP tem obtido, justificam esta atitude e este nervosismo.

Anónimo disse...

Blá Blá Blá...
Tudo isso é muito bonito mas não vi contestação ao comentário acima de 04 Maio, 2009 23:14.