quarta-feira, março 25, 2009

O frenesi eleitoral, ressabiado e anticomunista não serve.

No Concelho já se entrou no frenesi eleitoral com natural afinco sobre os problemas locais, embora o primeiro acto seja o das eleições ao Parlamento Europeu - percebe-se que assim seja, é que se Estrasburgo fica distante, a exiguidade dos cargos a distribuir para lá são tão poucos, e os critérios para integrar tais elites são tão exigentes, que tudo ainda fica mais distante.

Mas o frenesi que por aí vai na abordagem dos problemas locais, está a resvalar da paixão fervorosa na defesa da coisa pública, para a impertinência e o disparate.
Basta ler sobre o tema os artigos publicados nas ultimas edições do Jornal da Moita. Num aparece o irmão da Srª Euridice a cascar até à "cegueira"a gestão CDU, para passadas duas semanas aparecer a entrevista do SrºDuro, candidato do PS num estilo educado e inteligente a falar sobre os problemas locais, enquanto no mesmo Jornal estava um artigo assinado pelo PS quase a repôr o estilo do irmão da Srª Euridice.
Estes factos não só demonstram inabilidade e incoerência, como podem ser já o sinal de posteriores tentativas de descredibilizar a candidatura do Srº Duro - o que até não seria novo na vivência interna do PS neste Concelho.

Cruzados com estas edições, sobre o mesmo tema apareceram artigos do BE, um dos quais do SrºManuel Martins, que pelo estilo e conteúdo não só não se diferenciou do PS, como se afastou das análises de fundo que o BE em sede própria, Assembleia Municipal e Câmara várias vezes defendeu.
Exactamente do BE, que a nível local no meu entender está em melhores condições de alterar pela positiva o panorama politico prevalecente neste Concelho. É que o caminho adoptado, reafirmado pelo recente artigo do Srº Chora publicado no RIO, coloca o BE colado ao mesmo estilo e argumentação do PS que exactamente ainda não interiorizou as ideias do Srº Duro.
O BE, tem por ideologia e marca de classe um maior acesso ás gentes do labor que têm sido profundamente afectadas pela politica praticada pelo governo de Sócrates, pessoas que não pretendem que o PS tenha maior representatividade e influência politica, logo ao nivel local persistir no mesmo caminho, no mesmo estilo de análise e discurso vincado até pelo despeito e ressabiamento anticomunista, só tratrá isolamento e nulo contributo para a vivência democrática no Concelho.

Neste momento com adversários destes, está descansado o Srº Lobo, a CDU nem precisará de fazer campanha.

22 comentários:

AV disse...

Análise muito boa da actualidade moiteira.

Se o PS retirar António Duro, nem vale a pena ir a votos, se o BE apresentar soluções,agora que já fez a crítica, muito boa na minha opinião, do António Chora tem todas as hipóteses de conseguir uma< maioria relativa,se for o Chora o cabeça de lista do BE.
O PSD tinha de ter a Fernanda Velez como cabeça de lista, como dissemos na eleição anterior e dizemos de novo.
O PCP tem de se ver livre dos Verdes e do João Lobo se quiser continuar a reinar aqui no feudalismo moiteiro.

Anónimo disse...

Aqui nas eleoções locais o partido pouco importa, o que interessa são as ideias e projectos dos protagonistas. Em Sarilhos Pequenos uma lista debaixo da sigla do PS tem conseguido ganhar e unir os sarilhenses em torno de um projecto local em favor da freguesia. Porque não tal ser possível para a câmara? Quem dos candidatos até agora conhecidos não merece melhor credibilidade e abrangência democrática? Da CDU vem aí o Lobo novamente, ou então o Rui Garcia, que é mais do mesmo. Do Bloco ou volta o Raminhos ou o Chora, qualquer deles próximo das ideias do PS. Com o iluminado do PSD, que faz o hipódromo que o Epifanio já prometeu há anos, com os estacionamentos na BB e as motos-aquáticas-táxis para levar as pessoas aos restaurantes ribeirinhos, digam lá, quem parece estar melhor colocado para uma mudança séria e honesta?

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Anónimo disse...

Se fossemos atrás da situação conjuntural nunca mais lá chegariamos.

O problema na Moita não é o sr. Lobo nem o sr. Duro.

O problema na Moita é o seu próprio povo.

Este povo mantém ao longo de décadas o sindroma do progresso se assim se pode chamar.

Então, vai daí, assumirá sempre a postura esperançosa de melhores dias com aqueles que politicamente mais lhe tocam O PCP não tanto a CDU...E assim vai continuar. Ao mesmo tempo a dita oposição não tem, também ao longo de décadas mostrado, cabecinha pensadora,talento e destreza na arte de politizar eleitoralista...O Catraio

Anónimo disse...

Ao ler o SINDROME do PROGRESSO, sou obrigado a concluir que na Moita as coisas não evoluiram mesmo...

Anónimo disse...

Boas, caros moitenses

Os problemas da moita são os seguintes:

1. A CM emprega um número elevado de pessoas do concelho (mais respectiva familia), e o medo de perder o emprego é elevado.
2. A oposição tem sido fraca, não basta lançar nomes é necessário fazer trabalho durante os 4 anos de mandato, e não apenas debitar ideias uns meses antes das eleições...
3. As pessoas andam alheadas de tudo o que lhes rodeia...
4. O trabalho feito pela Cm na baixa da banheira (aqui encontram-se 65% dos votos concelhios...)
5. E um concelho dormitório, não existe bairrismo.
6. Falta de alguem não comunista que agrega as pessoas, mais que um partido forte é necessário um candidatp consensual.

Anónimo disse...

Em Sarilhos o quê?

Toda a gente sabe que o Pedro Braziel não quer continuar por profundas divergências com o PS, o Pedro é honesto ...

Anónimo disse...

O problema da Moita é mais simples do que pensam:

Ninguém se interessa nem por programas eleitorais, nem ideias, nem projectos, nem nada.

O foco de atenção é a intriga comezinha e o mal dizer.

O que interessa é difamar e difamar a toda a força.

Assim, não há quem, no seu lado sério, aceite ser candidato seja ao que for neste Concelho.

A política aqui está ao nível da telenovela venezuelana, do diz que disse, onde todos intrigam, dizem mal e depois vão beber copos juntos. Uma autêntica vergonha.

O resultado disto é acontecer que só individuos ambiciosos e sem escrupulos se proponham para as listas.

Este tipo de situações tem consequências: A QUALIDADE DOS ELEITOS VAI DIMINUINDO.
A QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES DIMINUI TAMBÉM.

PROVAVELMENTE IREMOS ASSISTIR, NAS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS A UMA ABSTENÇÃO RECORD.

e a finalizar: QUAL OPOSIÇÃO?
Isso existe?
O que existe é individuos a fazer barulho.
Quando toda a gente esperava uma orquesta afinada, (O Célebre MOVIMENTO DE CIDADÃOS), sai cada uma a tocar para si.

Pode ser que o Bloco de Esquerda ou o Luís Falecimento, aprendam qualquer coisa quando a CDU sair reforçada nas próximas eleições. Cá estaremos a assitir para ver qual dos dois PERDE UM VEREADOR.


Até lá...

Anónimo disse...

Oh Broncas para quem fazia parte da CDU e literalmente ou foi afastado ou afastaram-te de lá e sobretudo por comentários demasiado demagogos que dessa parte vinham, até parece que Vossa excelencia está á procura de uma colocação forçada no BE. Pode ser que um dia o Chora permita que sua ridicula personagem possa fazer parte desse elenco. Agora pelo nosso partido digo que é muito bom verificar estás de malas feitas adeusinho oh xico!

O Broncas disse...

Não sou capaz de responder, calculo até que o outro com que me confundiste,também não o faça.
O nível ético e democrático dos argumentos é demasiado baixote.

Apesar disto, até parece que sem a tua/vossa opinião, ninguém se pode candidatar.

Anónimo disse...

bem respondido.

Anónimo disse...

SEI QUEM É O BRONCAS, GOSTAVA DE O VER COMO NMEMBRO OU ATÉ PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Anónimo disse...

o madeira anda aimmmmmmmmmmmm!

Anónimo disse...

caros blogueistas, hoje, no Rostos online e no Jornal da Moita apareceu o primeiro franco atirador desta campanha eleitoral autárquica. Chama-se frederico jagunço tavares. Vá lá saber-se porquê mas este verme atirou-se ao candidato do PS, que não lhe liga nenhuma e sei que até cresceram juntos em Alhos-Vedros. O verme provocador, a mando de alguém, para que já deve ter um lugarzito qualquer à espera e isto é o agradecimento, que há muito acalenta, a esperança da Fernanda Gaspar lhe dar o lugar na Junta de Alhos-Vedros, eternamente esquecido (será desta, daí a paga desta provocação?). Aliás diz que o homem está fora da política autárquica desde 2001 mas depois diz que desde essa data o homem do PS, que se candidatou a presidente da Assembleia Municipal ali se manteve como dputado e líder da bancada do PS, logo até 2005. Ó Frederico em que é que ficamos afinal? Porque carga de água aparece este Frederico a preocupar-se com o candidato do PS e o Vítor Cabral, etc, se ele é do PCP? Só pode inferir-se daqui que o PCP tem medo do candidato do PS e começa a "jogar ao homem em vez de jogar à bola". É falta. Falta de ética e falta de sentido democrático. Só lhe dão publicidade em vez de o ignorarem. Vejam lá onde se metem.
Um adepto do BE, mas que não gostou do que leu.

Anónimo disse...

o pc nada vê! mais um fidel que tem de dizer alguma coisa para conseguir o tal lugarinho né? oh fradericao! Bem respondido sr. ou sra. anonimo(a) das oo e tal!

Anónimo disse...

Oh frederico idiota

O responsável político do PCP no Concelho também não é cabeça de lista à câmara, pois não?

Quem é ele? A população conhece-o?

Engraxador. Queres é o lugar da Fernanda Gaspar.

Anónimo disse...

O PCP não tem, ao contrário do PS, um responsável político no concelho da Moita ou em qualquer outro do país.
No PCP a responsabilidade e as decisões políticas são e sempre foram do colectivo e da sua direcção.

Ao contrário, o PS nos mais diferentes níveis vive da personalização onde apenas um (o chefe), desde que não caia em desgraça junto dos superiores, é determinante, é quem tem a última palavra e, o que para eles é normal, o poder de auto-nomeação. Excepto quando há, como está a acontecer na Moita, um oportunista "golpe palaciano" que determina o sacrifício do chefe e, na concepção socialista, a sua passagem de "cavalo para burro".

Neste concelho como em qualquer outro não se pode afirmar, de boa fé e sem ser absurdo porque falta à verdade, que o PCP tem um "chefe ou vive de um responsável político".
Por essa razão, democática e fundamental na vida da organização partidária, os representantes comunistas na CDU e na vida autárquica resultam da participação e da decisão colectiva.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Mentiroso

Toda a gente sabe que o PCP tem um CONTROLEIRO que controla tudo e todos.

O Broncas disse...

Andam por aqui mentirosos de diferentes cores...

Anónimo disse...

O BRONCAS TEM DE SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA ASS.MUNICIPAL PELO BE.

Anónimo disse...

Bem quer o PCP dividir o PS. É sinal de medo e fraqueza. Quem não deve não teme. O Sr. Vítor Cabral não quis ser o candidato à câmara pelo PS e foi ele, como disse já nos jornais, que propôs o actual candidato, no que foi apoiado por quase todos os membros da comissão política concelhia. o Vítor Cabral disse não se sentir com condições e competências para esse desafio, o que só lhe fica bem. No PS há actualmente unidade e para ela contribuem e muito o Vítor Cabral, o António Duro e o Manuel Borges. São estes 3 homens quem comanda actualmente o PS Moita e todos terão lugares de destaque nos próximas eleições. No PS Moita actual o que preocupa os seus responsáveis locais é o estado miserável da nossa terra e não as benesses de ninguém em particular. Isto é muito diferente do que se faz no PCP local. Isto dói ao PCP local. Sejam democratas, não sejam stalinistas, respeitem as outras forças políticas. O golpe já não convence ninguém. Defendam o que não tem defesa, como seja a miserável prestação da CDU com o Sr. Lobo e apaniguados neste mandato que este ano termina. Defendam um concelho dormitório, em que o betão invade o meio rural envolvente da urbe. Defendam o endividamento da câmara ao nível que ela está. Defendam o indefensável. Defendam o vosso tacho. O povo não se vai rever em vocês. O social-fascismo do PCP é um modelo esgotado na Moita, tal como o foi no Bloco do Leste europeu, na ex-União Soviética, tudo países "maravilhosos" que não quiseram mais ser comunistas. No concelho da Moita o povo, que vos dá apenas pouco mais de 20% dos votos dos eleitores, embora infelizmente se divorcie de tudo e não vos queira mas não ajudando quem quer correr convosco, há-de abrir os olhos. E não vale a pena o Sr. Lobo e quejandos vir agora prometer mais uma vez o que não foi capaz de fazer em 2 mandatos. Não vale a pena queixar-se da falta de verbas do governo, da união europeia e de mais não sei quantos, quando esta câmara tem recebido sempre todos os anos mais dinheiro do que nos anos anteriores. Um dia do juízo final prestarão contas, e esse dia deve estar perto. Viva a democracia participativa, abaixo o social-fascismo do PCP.

Anónimo disse...

O que é necessário fazer para que os militantes do PS MOITA deixem de escrever

BOBAGENS

e FALAR EM NOMES

em Blogs.

Quanto mais escrevem mais se enterram. São burros ou quê?