domingo, março 08, 2009

8 de Março

Dia da Mulher
Sem dúvida que verificaram-se avanços no processo histórico relativo à emancipação da mulher, persistindo no entanto em grande parte do mundo, situações ainda equiparadas ás existentes há milhares de anos.
Por cá, apesar de louváveis avanços para os quais contribuiram a luta abnegada de muitas mulheres que viram os seus direitos consagrados na Constituição da República após a Revolução de Abril - a marca masculina continua ainda a ser uma evidência, demonstrada pela necessidade das organizações mais interventivas na sociedade, nomeadamente os Partidos que obrigados ou não, têm de recorrer à busca da paridade por cotas.
.
Até na matriz religiosa que nos vincula culturalmente, não se verificaram alterações. A começar pela Santíssima Trindade que não obteve até hoje qualquer acerto teológico, mantendo-se como há milénios, sem integrar uma mulher. Este facto, tendo em conta a forte religiosidade que impera na sociedade, tem sido e continua a ser o maior obstáculo à emancipação da mulher.
-----------------------..............................................-------------------------

Hoje porque não estou virado para poesias,
recordo-me de uma vizinha que se meteu pelo pinhal dentro à procura do marido que arrebentava o salário semanal na vadiagem - apanhou-o e com um pau, deu-lhe uma valente tareia. A história correu lá nos tanques onde lavavam a roupa, todas sentiram orgulho por aquilo que ela fez.
Outra, descobrindo que o marido levara-lhe uma panela de pressão que a patroa oferecera, para a pôr no prego e ter dinheiro para a batota, esperou por ele até ás tantas, que chegando depenado e sem saber que explicações dar. Ainda fez um gesto mas não foi a tempo - levou com o ferro de passar, daqueles antigos que mais pareciam uma locomotiva, indo curar-se à Misericórdia de Alhos Vedros.
.
A violência doméstica que alastra, abrangendo até "gente bem parecida", daquela que até aparece nas revistas cor de rosa, onde quase em todos os casos as vitimas são mulheres - ora se aparecessem mais como aquelas que referi, as estatísticas ficavam de certeza alteradas de um ano para o outro.

Uma daquelas mulheres, faleceu hoje dia 8 de Março de 2009,
com 82 anos de idade.

10 comentários:

Anónimo disse...

Só falta contar as porradas que o Faim dá nelas.

Anónimo disse...

Peço á redacção deste blog que comecem a arranjar coisas mais interessantes além das missas claro. só cá venho 2 vezes por semestre e nunca se vê algo que me disperte o interesse( o mesmo já não posso dizer de meia duzia dos que cá vêm asiduamente). Assim este espaço que poderia servir de interesse à discussão local e retratar de assuntos do nosso concelho, obta por coisas futeis que nem comentários têm. mas se observarmos aqueles que retratam da Moita existe sempre uma boa interacção. Apesar deste blog já ter sido acessado por mais pessoas, agora está quase morto. Vamos dar animo a isto, e até porque estamos em ano de eleições e é sempre mais engraçado (claro que tem sempre de nestas coisas se politicalizar) e torna estas discussões menos aborrecidas.

O Broncas disse...

A inspiração para tratar de assuntos locais neste periodo, está na dependência das propostas dos protagonistas que se apresentarem para eleição. De momento repisar a piscina, os gimnodesportivos, a politica cultural e ambiental, o endividamento do municipio, o dique e zona ribeirinha, mais o romance PDM - é por desgaste resvalar para a anedota forçada, neste tempo em que o povo será chamado a decidir, em que tudo deverá ser discutido e tratado a sério.

Sobre as futilidades, desejamos que nos ajude concretizando. Só assim saberemos como adoptar o estilo que deseja, ou então usar o veto como fez o PR, à lei proposta pelo PS para a comunicação social.

O Broncas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Agora já não se pode falar nem na piscina nem no PDM, porque não são coisa séria, são anedota.

Ora cá está um exemplo de fascismo censório. Se as eleições são autárquicas vamos falar do quê? do Governo?

Tenham dó!

O Broncas disse...

Pode continuar, a sério, na provocação ou como entender . nada se apaga - mas após o PS ter apresentado o seu candidato, esperam-se questões sérias em estilo sério, se aparecer de outro jeito, a redacção não lhe dá troco.

Mas a Piscina fazia jeito, é que tenho de ir para o Pinhal Novo - chatíces na coluna.

Anónimo disse...

Ainda gostava de ver o programa eleitoral do Broncas.

É pá, mostra lá quais são as tuas ideias para a gente ter um concelho melhor, mas atenção falamos de coisas a fazer pela CMM e não pela Refer, Governo Central, Supermercados, prometores imobiliários e afins.
Acho que as ideias do Broncas devem ser boas.

O Broncas disse...

Ainda é cedo.

Anónimo disse...

Ó bornas essa do nada se apaga é mentira estás sempre a apagar opinioes, devem ser as que não te agradam ? pois eu que escrevo gosto de dizer babujices e isso nao é democracia.

O Broncas disse...

Não é verdade. Neste blog nunca se apagaram comentários, a não ser pelos próprios e nisso não há nada a fazer.