quarta-feira, janeiro 21, 2009

Agora Colora

Por acaso não vou falar de outra banda finalista do 5º concurso de Musica Moderna do Rock Rendez Vous em 1988, mas sim de um artista que colora e pinta belas imagens na linha do surrealismo, residente no Barreiro.
Rui Manuel de Jesus Cardeira nasceu a 4 de Setembro de 1965. Revela desde a infância grande interesse pelas artes em geral e pela pintura em particular, tendo facilmente acesso a este meio.
Rapidamente se mostrou um exímio desenhador e através da prática da execução do retrato e paisagem clássica, quer a grafite, carvão, pastel, aguarela ou óleo, vai adquirindo uma atracção especial pela pintura surrealista, tendo como principais pontos de referência, Salvador Dali e René Magritte, não deixando no entanto de experimentar e praticar outras formas de expressão artística.
Com apenas dezasseis anos, ganha um concurso nacional de desenho, promovido pela Walt Disney e divulgado pela RTP 1, onde concorriam 10 mil artistas.
Durante o ensino secundário tirou um curso de desenho e pintura artística, ministrado pelo professor Pinto Espanhol José Maria Parramon.
Rui Cardeira tem desenvolvido uma linguagem pictórica relacionada com a filosofia de Kant, relativamente ao tempo e espaço.
Conta já com vários prémios e também varias exposições, quer colectivas, quer individual.

Clique nas imagens para melhor visualização.


Rui Cardeira 1
Rui Cardeira 2

2 comentários:

O Broncas disse...

Gosto disto.

odeusdamaquina disse...

Grande artista! Mais um nascido a 4 de setembro! Parabéns pelo trabalho.