terça-feira, dezembro 16, 2008

(...)

Tão piedosos que eles são.
.
A casa já estava toda negra da humidade, os tectos pôdres e o telhado a meter água. Mobílias, roupas, tudo sempre húmido e mal cheiroso. Uma tristeza viver assim, naquela pequena casa onde o que vale é o quintalito. A renda sempre em dia. Por mês 200 euros por aquele cochicho com mais de 50 anos.
Mediante isto, o inquilino decidiu falar com o senhorio, mas foi a senhoria que o atendeu. Obteve como resposta e em estilo ríspido: - eu não faço obras nenhumas, só se a lei me obrigar!
.
Revoltado com a resposta, o inquilino requereu uma inspecção à Câmara de onde resultou a notificação do senhorio e a obrigação de fazer obras. Acontece que de permeio o senhorio por represália bufou aos serviços da Câmara que o seu inquilino tinha construído um pequeno armazém em chapa no quintal, que embora autorizado por ele e devidamente licenciado, já tinha ultrapassado os cinco anos então registados. É o quintal mais bonito no sítio, para trás não existem ruas, apenas terrenos hoje não cultivados. O pequeno armazém não fazia cócegas a ninguém.
.
O armazém onde o inquilino guardava a carrinha e algumas ferramentas já foi abaixo. As obras decorrem com manifestações de muita má vontade por parte do Senhorio, Senhoria & Filho.
.
Este caso está a decorrer na Vila da LongaCena, no Alto do Carvalhinho. Os Senhorios são gente importante, são descendentes do Vasco que andou pelas Indias. Os tais Gamas sempre foram poderosos. Antes militares e marinheiros, hoje empresários de renome. Daquela família, apenas conheço D. Rafael e Dona Teresa, nem sei se têm filhos, mas estas são o exemplo de pessoas tementes a Deus, com presença assídua nos cultos e muitos terços de penitência. Ao contrário dos outros que são uns filhos da... que nem sequer foram paridos, não cometem pecados destes.
.
D. Rafael e Dona Teresa, que digam as pessoas de Mora, são uns Santos, são pessoas que mantêm um relacionamento piedoso, inexistente nos tempos que correm.
.
- Que Deus os Abençõe!...

3 comentários:

Anónimo disse...

Santinhos!? são é dois fascistas bem disfarçados.

Anónimo disse...

"Os Senhorios são gente importante" diz o sr.. Mas olhe convem não generalizar. Tenho um inquilio com uma renda próxima dos 200$00 em 25 de Abril. Daí para cá e com os sucessivos aumentos de lei a renda neste momento anda pelos 17 euros mensais. Tirando a contribuição autárquica, o seguro e alguma pequenas obras que vou efectuando que acha? Devo ou não proceder à reparação e pintura do edifício (r/c com frente, trazeiras, e 2 empenas. Devo substituir o telhado? Substituir as canalizações, melhorar a casa de banho, o chão, etc., etc. Até hoje o inquilino nunca pregou lá 1 prego. Só tenho um problema. É que a fazer obras não sei quem vai pagar pois tinha as minhas parcas economias (não provenientes das rendas da habitação entenda-se mas fruto do meu trabalho e economias no BPN.

O Broncas disse...

Se quer defender os tais de D.Rafael e Dona Teresa, está no seu direito. Recorra ao que conhece e sabe, ás habilidades habituais que pratica e resolva o problema. Não use é argumentos com cheiro a alho quando no caso expôsto nem a cebola cheira.
De uma forma ou de outra, desejo que D.Rafael e Dona Teresa não tenham trocado a Caridade,os depósito na Caixa das Esmolas pelo BPN.