segunda-feira, novembro 17, 2008

Já lá vão quase três anos...

Foi na Vila da LongaCena no primeiro Domingo Santo de Dezembro, tinha acabado a missa e ainda compungidos pela homília naquele periodo do advento, vinham descendo a rua de braço dado D. Rafael e madame Teresa, senhora devota ainda deveras concentrada no rescaldo de uma carrada de terços, quando apareceu o Srº Zagalho que é fiscal da Câmara, cumprimentando-os naquele seu estilo entre o pedinte e o sabujo.
D. Rafael deixando-o afastar-se, talvez para vincar distâncias, volveu e chamou Zagalho entregando-lhe dois envelopes.
.
Passados uns dias, já em vésperas de Natal o Fiscal Fagito encontrou D.Rafael e perguntou-lhe com descaro de sabujo, se este ano não havia brôas, ao que D.Rafael explicou que as entregara ao Srº Zagalho e em envelopes distintos.
.
Nos balneários, Fagito sem meias modas nem bons modos pediu contas ao Zagalho, e deu-se a bronca, toda à malta ficou a conhecer corruptos e corruptor - "zangaram-se as comadres, descobriram-se as verdades ".
.
Nos dias seguintes por aqui e por ali ainda se ouviu algum terrététéu, mas em pouco tempo esfumou-se - A D.Rafael, possante proprietário e forte construtor com poderosas influências lá na Vila da LongaCena, tudo passou ao lado. Nada aconteceu.
.
Felizmente que na minha Terra não existem oportunistas como D.Rafael, beatas como Dona Teresa e fiscais sabujos como o Fagito e o Zagalho.



6 comentários:

Anónimo disse...

Porque não chamas os bois pelos nomes?
Se tens tantos tomates para denegrir a imagem do Pedro Chula, porque não dizes agora a verdade?

O Broncas disse...

É QUE FOI NA VILA DA LONGACENA, NÃO FOI CÁ E JÁ PRESCREVEU, MAS BREVEMENTE VAI APARECER OUTRA QUE AINDA NÃO PRESCREVEU.

Anónimo disse...

Vocês são é uns cobardolas.
Como se trata de um grande construtor da Moita têm medo. Com o Pedro Chula já não foi assim.
Seus panilas

Anónimo disse...

Afinal não denunciam nem o construtor nem os Fiscais.
É a prova que este blog não presta para nada.
Seus panilas.
Passem bem, seus lambedores de cús.

Anónimo disse...

Se sabes mais coisas, interessa que concretas, envia-nos que nás publicaremos em post. Não é bonito por isto ou aquilo, defenderes trafulhas que têm prejudicado muitas pessoas e suas familias.

Anónimo disse...

Não conheço nenhum construtor com esse nome, mas o Pedro Chula a mim está a dever, trabalhei, sabes o que é ó panilas e a talhe de foice quando é que ele resolve o cheque do 1º de Maio.