quinta-feira, novembro 06, 2008

Congresso Internacional Karl Marx

Via Cul:tra



A Cultra, o Instituto de História Contemporânea e a rede Transform promovem nos dias 14, 15 e 16 de Novembro de 2008, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Congresso Internacional Karl Marx.

À semelhança do que vem sucedendo em outros países, este congresso internacional visa alargar o espaço de debate intelectual em torno dos marxismos. Convidamos por isso a que se apresentem a este congresso quer comunicações que analisem os marxismos enquanto instrumentos de interpretação e transformação do tempo presente, quer comunicações que, de alguma forma, reivindicando-se de tradições marxistas, se debrucem sobre problemáticas discutidas no âmbito das ciências sociais e humanas. As comunicações poderão ter um registo mais teórico ou um registo mais empírico.

Os trabalhos do congresso decorrerão durante dois dias. Funcionarão dois tipos de sessões. Por um lado, sessões plenárias com conferencistas convidados. Por outro sessões paralelas onde serão debatidas as comunicações. Estas sessões paralelas organizam-se em torno de nove grandes linhas de trabalho, cujos tópicos se enunciam a título meramente de sugestão.

A data limite para envio de propostas de comunicação é 15 de Setembro de 2008. As propostas (com 1000 a 1500 caracteres, incluindo espaços) devem indicar a linha de trabalho em que se inscrevem. No dia 30 de Setembro serão anunciadas as propostas seleccionadas.

No Congresso, cada apresentação terá a duração máxima de 20’ e as línguas de trabalho são o português, castelhano, inglês e francês.

As propostas de comunicação deverão ser enviadas para:

Instituto de História Contemporânea / FCSH / UNL
Av. de Berna, 26-C
1069-061 – Lisboa

ou para o email: ihc@fcsh.unl.pt

A organização do congresso reserva-se o direito de publicação dos trabalhos seleccionados.

Pode consultar ou descarregar o programa do congresso.

Sem comentários: