sexta-feira, outubro 31, 2008

Eles Andem Aí

Em tempos idos o Arre Macho ficou solidário com o Jumento quando tentaram (e fizeram-no) boicotar o blog em causa. Este post que se segue demonstra que a preocupação da nossa liberdade de expressão e pensamento tem razão de ser, pois... Eles Andem Aí!!! e não gostam que as verdades sejam transmitidas, apenas gostam de omitir e deixar na ignorância o Zé.
Via Democracia em Portugal?:



O Jumento chegou à Interpol
A Polícia Judiciária pediu ao gabinete nacional da Interpol que tentasse saber junto da sua congénere nos Estados Unidos da América (EUA) quem é, ou quem são, os autores do Jumento, um blogue que se dedica essencialmente a relatar alegados acontecimentos ocorridos no interior da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).
A intervenção da Judiciária no processo decorre de uma queixa do anterior director-geral dos Impostos, Paulo Moita Macedo. O inquérito procurava detectar os autores de alegadas fugas de informação da DGCI e dele consta uma exposição enviada a Paulo Macedo em Outubro de 2005 pelo director distrital de Finanças de Lisboa. Nessa informação, o director distrital de Finanças queixava-se que os textos publicados no Jumento eram difamatórios e passíveis de denegrir a imagem dos funcionários da administração fiscal.
Em Novembro de 2005, a Polícia Judiciária pediu ao director do gabinete nacional da Interpol que efectuasse diligências junto da sua congénere nos Estados Unidos, já que o referido blogue era administrado por uma empresa com sede em Portland. O pedido enviado para Washington tinha por objectivo determinar quem era o autor do blogue ou apurar os registos de identidade que permitissem identificar o seu autor.
A resposta das autoridades norte-americanas chegou em Março de 2006, mas não foi positiva, uma vez que a legislação norte-americana protege as informações respeitantes a registos de transmissões electrónicas, ou seja, seria necessário um pedido formal dirigido aos EUA nos termos do tratado de assistência mútua.
Perante estes factos e depois de ter visionado o blogue durante algum tempo, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa concluiu que nada foi encontrado que consubstanciasse violação do dever do segredo dos funcionários e, como tal, arquivou a queixa.

Jornal Público de 27.10.08

COMENTÁRIO: Alguém já anda à rasca!!! Já não conseguem controlar TUDO. Há quem ainda consiga falar livremente. Alguns blogs já foram processados. Em vão. Interpol??? Andam muito preocupados com as ideias de alguns "vulgares" cidadãos. Ainda bem.

Sem comentários: