segunda-feira, outubro 27, 2008

Deslumbrados pelo Capital

consideram demagógicas as posições que referem existir dinheiro para os Bancos e não para salários e pensões. Argumentam eles que os Bancos ao accionarem as garantias só darão problemas se algum não pagar o empréstimo contraído, hipótese em que Estado também não perde pois entrará no capital do Banco com poderes especiais, dizem eles, pelo que haverá uma simples troca de activos, por outro outro lado o Estado é remunerado por estas garantias.
.
Consideram ainda que a decisão dos Governos neste sentido veio permitir um bem inestimável, pois não só garantirá o crédito às empresas e pessoas como impedirá a recessão.
.
Se isto fosse mesmo assim, as poderosas instituições Bancárias e outras instituições supranacionais ditas de regulação, já saberiam quantificar a dimensão, o valor das verbas para garantia a disponibilizar - ao invés o que se observa são injecções diárias e maiores incertezas, exactamente nas maiores economias ocidentais.
.
É evidente que virar do avêsso numa assentada o actual sistema, é impensável, mas aceitar tais inevitabilidades como coisa imutável com a gravidade de não discernir soluções para a bronca que decorre, é que é uma clamorosa irresponsabilidade, aliás própria de quem corra para baixo corra para cima, do alto do bembom da vida em que se encontra tanto faz.
- Os outros que se lixem!

Sem comentários: