terça-feira, julho 08, 2008

A Festa das Éguas e dos Cavalos

No Sábado já tarde andei por lá. Tinha acabado um biscate, ainda estive indeciso, é que áquela hora receei ir incomodar os animais, mas encontrei tudo acordado.
Dá-me prazer olhar para Éguas e Cavalos, acho que a natureza apurou-se na sua criação - são esbeltos e esbeltas ginastas de olhar dócil e irreverente.
.
Ainda parei junto ao palco, pareceram-me sevilhanas, só desconfiei que não eram quando me apercebi que em conjunto não atinavam no sapateado; pensando que a festa merecia melhor, confirmaram-me a seguir que aquelas sevilhanas não eram de Sevilha, nem tão pouco de Badajoz.
De seguida encontrei o meu amigo Toino Jaquim que fez questão em que fosse ver os Cavalos que Ciganos nómados lá tinham em exposição - gostei do que vi, embora os animais estivessem sôfregos às voltas com a palha, petisco que não deve de ser frequente, pois calculo que a seguir às célebres placas a dizer "proibido acampar" já devem de ter colocado por aí outras a dizer "proibido pastar".
.
Não gostei do serviço de restaurante, aquilo já esteve melhor, mas não foi por isto que não assentei, é que a verba está curta, logo optei por uma entremeada e um copo de vinho na barraca do Moitense.
Como "as conversas são como as cerejas", fiquei a saber que o ponto mais alto, ou pelo menos o mais falado, foi o 31 que o cavalo do Conde Trapeiro armou - O cavalo de repente desatou aos pinotes, o Conde assustado em vez de puxar as rédeas, agarrou-se ás correias do seu lindo e caro chapéu, deixando fugir o animal.
O Cavalo doido de paixão, melhor dizendo, de tesão, fugiu pra junto de uma Égua, que não se sabe se é prima ou irmã, mas para o caso tanto faz, pois se Lucrécia Bórgia que incestou foi perdoada, porque carga d'água é que se armaram em "empata ... amores"?
.
Mas porque "as conversas são mesmo como as cerejas" - ouvi criticas à Junta da Freguesia da Moita, porque não só não subsidiou o evento como nem sequer se fez representar no almoço ou jantar pago pela Câmara, realizado numa quinta lá para as bandas do Pinhal do Forno, onde a Plasticina marca Plano Director afortunou uns quantos proprietários.
Penso que os da Junta fizeram mal - arredar-se de pessoas tão ilustres, até de um principe parente dos donos das Arábias, é arredar a população da Moita do acesso a coisas boas e belas, nomeadamente do pitroil, que tanta falta faz por cá.
.
No fim de tanta conversa, fiquei sem condições de perceber se a Feira melhorou ou não - no entanto estou de acordo com a substituição feita nos organizadores do evento - é que os anteriores não passavam de uns pés rapados, comprovadamente maus gestores e sem acessos diplomáticos, já os actuais, pessoas impolutas da nossa terra, como é o caso do drº ismael e do drº pires da costa entre outras, cujo curriculum vitae, não admite dúvidas à oportuna e inteligente escolha do srº presidente da Câmara.
.
Com tudo isto e para não me enganar, o melhor é dizer:
- Vivam as Éguas e os Cavalos!

5 comentários:

Anónimo disse...

aquela bela feira de vaidade de merda custou duas vezes mais que os subsidios que a CÂMARA dá às festas todas do concelho. Só os pavilhões para os cavalos foram uma fortuna.

vaidade de merda.

Anónimo disse...

Da forma como a feira tem sido feita, somente servirá a gula dos gulosos incluindo os autarcas.

E lá estavam eles sorridentes e bem apetrechados de faca e garfo.

Ou foi reflexo das luzes do pavilhão, ou foi imaginação minha, me pareceu ter vislumbrado Aurélas (resplendores)sobre suas cabecinhas tentadoras.

Quanto aos eventos - o melhor é acabar com aquilo.

Anónimo disse...

O Fascismno no seu melhor.

Já agora, porque não propor Dr. José manuel Pires da Costa para cabeça de lista da CDU.

Anónimo disse...

O Lobo e o José M. Santos estão a tentar essa proeza.

Anónimo disse...

Já houve mais uma granda jantarada paga pelo empréstimo municipal recentemente visado pelo TC, em Sarilhos Pequenos, no restaurante do OS com o Vice e a organização VIP da feira do cavalo, Zézinho Pires da Costa, conde trapeiro e outros tratantes do costume a comer á nossa conta.
Jonny Wolf não teve presente, segundo consta porque estava ausente em "serviço" com uma das suas garinas. Perdão: acessoras de imagem.