quinta-feira, maio 29, 2008

Trabalho Decente - Vida Decente


Assine este apelo clicando na imagem acima!

Apesar do desenvolvimento económico mundial, a maior parte da população não vê qualquer melhoria nas suas vidas.

A par do desemprego aberto significativo, há muita gente subempregada ou que não é paga pelo trabalho executado. Metade dos trabalhadores no mundo ganha menos de 2 dólares por dia, 12,3 milhões de mulheres e homens trabalham em regime de escravidão, 200 milhões de crianças com menos de 15 anos trabalham em vez de irem à escola, 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente devido a acidentes e doenças relacionados com o trabalho. Tanto nos países desenvolvidos, como nos países em vias de desenvolvimento, as pessoas trabalham mais por menos dinheiro e há cada vez mais pessoas – cuja esmagadora maioria são mulheres – forçadas a viverem na chamada economia informal, sem protecção social nem direitos e com empregos precários. Entretanto, as empresas utilizam a ameaça da externalização para reduzir os salários, e o “jogo de forças” pelos direitos, como o direito à negociação colectiva e à greve. Os sindicalistas que combatem estas tendências são despedidos, ameaçados, presos e mesmo mortos.

Só um sistema internacional baseado na solidariedade e no respeito pelos direitos das pessoas, como o prevêem as convenções das Nações Unidas e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pode pôr termo a estas tendências. Apelamos aos nossos governos que assinem estas convenções, as implementem urgentemente e coloquem o trabalho decente no centro das suas decisões políticas.

2 comentários:

Jorge Beja disse...

Finalmente, acertaram na "mouche"... este é um dos grandes problemas para a economia mundial, e mais especificamente para o que por norma se designa por mundo ocidental... esta é a razão das deslocalizações, esta é a razão para o fecho de empresas que criam pouco valor (em muitos pontos do globo há empresas que fazem o mesmo pagando 10% dos nossos "pequenos" salários mínimos nacionais)... toda a gente quer sempre mais, é humano, é por isso que existe contestação social aqui, mas também em França, Espanha, Dinamarca, Grécia, Bulgária, Inglaterra, EUA, ...

O nosso mal é só fazermos comparações com os que estão à nossa frente, bastava fazer comparações com o 2º país mais próximo de nós (Marrocos). Apesar de todos os problemas e insuficiências somos em termos mundiais uns privilegiados, como todo o mundo ocidentalizado, e iremos sofrer inevitavelmente o choque provocado pela Globalização.

O aumento dos preços das matérias-primas alimentares e energéticas é já uma consequência de todo o processo, apesar de como sempre acontece em situações de “crise” haver muita especulação e interesses menos “lícitos” a manobrarem o mercado, “gente” que tem poder económico suficiente para poder “jogar” a nível mundial, é um problema grave e que não será fácil erradicar, mais um dos problemas das nossas sociedades democráticas e das suas economias abertas (de mercado).

Saudações Socialistas

Alex disse...

Agora um fadinho:
"Trabalhar com fé
É dever sagrado
Quem trabalha é
Um homem honrado
Este lema não falha
Para muita gente
Pois quem trabalha
Ganha o pão alegremente"

ARRE MACHO! O trabalho é que "induca"!Hióóóóó!