sexta-feira, abril 11, 2008

Divulgação "100 anos de Lutas - O outro lado da CUF"

Pedido de divulgação que chegou através do nosso "Mule Express":

O Bloco/Setúbal organiza, desde há quase um ano, o ciclo de iniciativas 100 ANOS DE LUTAS – O OUTRO LADO DA CUF. O Bloco aposta na alternativa às comemorações oficiais, que se limitam ao louvor da história do fundador e da empresa. Esse ciclo (informação aqui) chega agora ao fim. A encerrá-lo, realiza-se no Sábado, 12 de Abril, pelas 21h, um espectáculo de evocação histórica que promete ficar na memória de quem se deslocar à sala da sociedade barreirense "Os Franceses". Veja aqui o cartaz .

Trata-se do percurso de um século de lutas populares na Margem Sul, através dos testemunhos, rostos e músicas desses combate de resistência e dignidade.

O espectáculo segue uma linha cronológica, que se inicia com a Banda Municipal do Barreiro, no exterior do edifício, executando hinos do movimento dos trabalhadores. Já na sala d'Os Franceses', o Grupo Coral "Os Mineiros", de Aljustrel, retoma os cantares alentejanos trazidos pelos camponeses que chegavam ao Barreiro no início do século XX para os primeiros passos da indústria nascente. Trazidas do meio do século XX pelo Grupo Coral de Alhos Vedros, as canções "Heróicas" de Lopes Graça evocarão a cultura dos círculos populares de resistência ao Estado Novo.

Depois, é a vez de Francisco Fanhais com temas seus, canções de combate, contra o fascismo e a guerra colonial. Os Couple Coffee trazem, com novos ritmos e sotaque, alguns clássicos de Zeca Afonso que foram a banda sonora da revolução portuguesa, tão intensamente vivida pelos trabalhadores da Margem Sul.

A fechar, Chullage, rapper e lutador social da Arrentela, enche a sala com os ritmos da "segunda geração", os filhos de trabalhadores imigrantes que se foram radicando em grande número na Margem Sul e que mudaram a paisagem cultural da região.

Entre estas actuações, o palco é ocupado pela palavra dita, pelo teatro e pelo vídeo: o actor e encenador Gonçalo Amorim leva ao palco testemunhos directos e depoimentos recolhidos pela equipa organizadora da exposição "100 anos de lutas – O outro lado da CUF".

Haverá intervenções políticas de Fernando Rosas e Mariana Aiveca.

A entrada é livre. Não faltes!

2 comentários:

O Broncas disse...

lÁ ESTAREI com a companheira. Partilhando uma visão unitária de quem foi capaz de vencer, e que é capaz de o voltar a fazer.

Anónimo disse...

Não é a minha côr, mas estarei presente. Por tudo o que a CUF (Quimigal) e o grupo Mello exploraram aos trabalhadores.

Abraço.
Rui Lopes