terça-feira, abril 22, 2008

Bem Haja, Senhor Capitão.

Conheci este homem, trocámos palavras apenas duas vezes.
Foi num Sábado de manhã, estava de serviço na linha da frente dos T - 37, era mecânico, já com as inspecções diárias feitas a dois aviões, aguardando a chegada de instrutores e instruendos, sentei-me a um canto do bar que lá havia lendo um livro.
Ao chegarem, após os habituais cumprimentos, o Capitão que ficou para trás, comentou em jeito curioso: - já vi que o nosso Cabo gosta de ler. Mostrei-lhe o livro, que folheou e num instante me entregou, dizendo a sorrir: - olhe que os militares não devem de ler estas coisas.
Tratava-se do livro "Vietname II Resistência" editado pela Seara Nova.

Semanas mais tarde, ao sair da Base, ía a pé para apanhar o autocarro para Sintra, o Capitão parou e ofereceu-me boleia até ao Marquês. Valeu o rádio, não houve conversa, reparei no entanto e para meu descanso que na molhada de revistas e jornais, não faltavam titulos daqueles que o regime não gostava.

Recordo-me que o Capitão era o pivot dos "Asas de Portugal", tenho ainda na memória a perícia acrobática que todos lhe admiravam. Nunca esquecerei as velozes, arriscadas e perfeitas rapadas em voo invertido.

Sendo nisto quase um desconhecido, que da tropa só gostei de aeronaves, tenho orgulho de ter sido mecânico numa esquadrilha em que o principal expert era um militar de carreira que nunca usou a presunção elitista dos congéneres da época, que recusando o bembom que lhe ofereciam,
se pôs contra o regime fascista e a guerra.
Quando em secretismo correu que Ribeiro Gomes desertara, não acreditei e disse - prenderam foi o homem, por isso é que ele não aparece.

O que ontem, passados 37 anos li no Jornal - Que a Força Aérea ainda o considera um desertor, deixou-me triste, pois obrigou-me a recordar o Coronel fascista Luis Vaz Nunes, naquela época comandante da BA1 e deputado pela Acção Nacional, daquele inergúmeno que os próprios fachos alcunharam de "Prisão de Ventre", e assim a pensar que infelizmente na Força Aérea, ainda hoje sobra gente daquela.

Por certo o Capitão nem se lembra, mas é o que menos importa, o que importa é que vença mais esta luta.


Um Abraço Companheiro!

2 comentários:

Jay Dee disse...

=D Solidariedade, muito bem.

Anónimo disse...

Lembrar/revisitar o passado é salutar, dá forças revitalizantes!

Como este Sr. Capitão opositor ao regime fascista, muitos outros haverão nos três ramos das Forças Armadas.

Foi desta gente que sairam os militares de Abril-74.

Bem-hajam a todos eles e também a quem lhes preparou o terreno.