quinta-feira, março 20, 2008

Os Tibetanos que se lixem...

Os Tibetanos que não se manifestam em Nova Iorque, os que estão no Tibete, vivem condenados desde o século IX ao nomadismo e servilismo feudal imposto pela manipulação religiosa exercida pelos Monges que Dalai Lama representa.

Foi após um soberano (rei) na descendência de Tride-Tsukden ter deliberado aplicar uma reforma social que pretendia instituir a igualdade de condições e de bens, que os Monges tecendo intrigas junto das classes abastadas, animaram a uma guerra civil que terminou com a intervenção Chinesa e a primeira divisão do Tibete, situação forjada e aproveitada pelos próprios Monges, estabelecendo em Lassa a sua poderosa organização teocrática, em substituição da monarquia, vindo até hoje, mesmo sob o domínio chinês, a administrar o território quase da mesma forma que o fazem desde o século IX.

Os Monges constituem a classe dirigente, são mais de 200 000 que vivendo na comodidade dos mosteiros, recolhem toda a produção que a população aí entrega, funcionando como entrepostos comerciais, garantindo desta forma a sua opção de vida - contemplação e oração.

Nos tempos que correm, são muitas as elites que referem a identidade cultural Tibetana, ao fazê-lo estão exactamente a apoiar um regime assente no fanatismo religioso - no passado como agora, os monges quer nos negócios quer em questões militares, com russos, ingleses ou chineses, sempre despreocupados com a independência do Tibete, apenas reagiram quando renasciam sintomas de laicismo, mas apenas pela intriga, mergulhando a região e aquele povo em várias guerras civis.

Para a China ao longo de séculos, o Tibete teve e tem pouco mais que interesse estratégico, hoje com evidência acrescida pelo actual quadro geopolítico marcado pelo unilateralismo dos EUA, apostado que está na criação de conflitos regionais que lhe garantam posteriormente controlo sobre os que define como seus inimigos, - a actual campanha dita de solidariedade aos Tibetanos, não é mais do que uma campanha de provocação à China.

É por isto que ancorado numa prespectiva internacionalista de classe, opto pela solidariedade aos Tibetanos que têm a lucidez e a coragem de conjugar a luta contra a exploração e manipulação do feudalismo lamista, com a luta contra a opressão Chinesa.

Isto, da mesma forma que estou solidário com os Chineses, comunistas ou não, que lutam pelo pão e pela liberdade, naquele imenso país governado por um Partido esvaziado de ideologia desde os tempos das distorções dogmáticas ao marxismo, operadas por Mao Tse Tung, Partido cuja poderosa nomenclatura está composta por oportunistas ricaços, apostados no absurdo desenvolvimento do capitalismo mais selvagem a par de gastos astronómicos no desenvolvimento de todo o tipo de armas.

É por tudo isto que não alinho na actual campanha dirigida por Dalai Lama, tal campanha serve apenas os intentos de Bush, que se está lixando para os Tibetanos - pois o que lhe serve é um Tibete dirigido por Monges.

10 comentários:

Anónimo disse...

-bom post!|

AV disse...

Broncas, o teu anti-clericalismo está a toldar-te o entendimento e sei que és uma pessoa inteligente.
O Budismo é a mais pacífica das religiões e o Tibete foi Independente até a China o ter invadido na década de 50.
O que se está a passar não pode ser analisado por um crivo ideológico, é apenas um Império Capitalista a criar mais uma zona de influência, como o irão depois fazer com Taiwan, o sofrimento que entretanto os Chineses inflingem ao povo Tibetano, é irrelevante, porque já o fizeram com o próprio Povo Chinês nos tempos do ditador Mao e continuam agora, na era capitalista-fascista, pós Mao.

AV2

O Broncas disse...

Exactamente porque penso do mesmo modo,- se reparares nunca referi o Budismo. A variante lamista é a outra coisa que mantém um regime teocrático, muitas vezes nada pacífico. Estou seguro do que escrevi.
Sobre o crivo ideológico, lembro-te apenas que é muito arriscado voar com nevoeiro sem instrumentos de navegação.
Esclareço que não sou anti-clerical, apenas não perfilho religiões. Uso apenas o direito de contrapôr com as minhas análises e opiniões no espaço que este blog me faculta. O colectivo do ArreMacho até deliberou tornar-me "cónego de serviço", tal como ao K7 cabe tratar da música.
- Um abraço!...

PS- gostava que me explicasses melhor o que é que se passou com a entrevista do Presidente Lobo. Existem muitas pessoas que não obtiveram respostas, até a coisas muito fáceis.

AV disse...

O Budismo Tibetano para ti então está na Lama, curiosa visão que dará um bom post no AVP, sabes como a malta gosta de lutas na Lama. Mas como fostes considerado o maior e único Comunista do Concelho da Moita, a malta permite-te esses devaneios que serão sem dúvida fruto de andares a fumar drogas duras, por vezes até é difícil de desfazê-las de tão duras e velhas que são...

A entrevista interpassiva do JLobão, está a ser tratatada pela equipa do Ostras Online, sim porque afinal havia ostras, entrevistas interactivas no Ostras Online, só que como o centro de depuração foi vendido, o Ostras online ficou interpassivo, vai já, já seguir no AVP, Ostras Online, afinal haviam Ostras entrevistas interactivas mas esta é que será a grande entrevista interpassiva !

AV2

O Broncas disse...

Já percebi.

Anónimo disse...

Não há nada como um sorriso bonacheirão! Agora calhou à China e ao Tibete...Brincar com coisas sérias dá nisto - E abrincar é que o macaco foi à mãe!

Somos livres (?) de pensar, mas é que a história foi sempre sempre marcada pelas guerras, pelas tiranias de antes, depois e agora. Todos os impérios foram erigidos tendo como base as ossadas da humana gente.

Que moral é esta de um Lama, um Papa, um Imã qualquer aboletar-se em séculos e milénios à pala dos crentes em Buda que não das práticas dos lamas, que nada tem a ver com estes comedores de alimentos e da paisagistica centro asiática?

Onde está a verdade do Vaticano quando abençõa exercitos e lança às feras milhões e milhões de crentes em Cristo que não do papa?

Onde está a consciência da bondade humana de Meca e de seus imãs quando abençoam a matança consecutiva dos seus irmãos e a dos gentios, desde o primórdio da sua génese?

Terá os jogos olimpicos a ver alguma coisa com isto, ou será a CIA norte americana ao serviço do imperador americano a mais uma vez levar a água ao seu moinho?

Já não há revoluções cor de rosa que aguente as mirérias do Império!!!

AV disse...

Os marxistas são mesmo um caso perdido...
Como sempre foram e hão-de ser sempre os inimigos dos Anarquistas.

Abaixo o regime fascista Chinês e abaixo o "comunismo" autoritário !

A dentadura do proletariado há-de cair de podre !

AV2

O Broncas disse...

Só não sou militante comunista por que sobra-me uma costela de anarquista. A minha avó contou-me que vem de um tio/avô, de Alhos Vedros que até andou lá por fora numa guerra ao lado dos anarquistas...dele herdei o nome, a costela e uns desenhos.

Anónimo disse...

A maior «ousadia» humana que tenho conhecimento,é a de erigir e não botar abaixo.

Não vaias por aí espécime da humana gente...não deites abaixo o que quer que seja, inverte o teu sentir véctorial. Sê vertical!

Levanta-te! ergue-te! E não te ajoelhes!
Sorri ao mundo, mesmo com os comunistas e anarquistas!

Sem essa gente que abominas, a humanidade ainda estava na era pré-industrial.

Com essa gentalha, como dizes, O Mundo não para e avança!

Isto é uma espécie de homília mas sem o «Corpo do Senhor» a Óstia.

Anónimo disse...

Anarquistas e comunistas a sério é claro. Com eles bem negros no sítio!