domingo, março 23, 2008

No Tibete a Luta Continua

Mesmo sob as ameaças do Gigante Chinês, os Tibetanos agigantam-se, empunhando a bandeira do Tibete livre e independente.

A maioria dos Tibetanos manifestam-se - alheios às propostas do "Governo no exílio" dirigido por Dalai Lama, que ainda ontem pelo porta voz Thubten Samphel afirmou " que não pretendem a independência, basta a China respeitar a cultura Tibetana, a liberdade suficiente para conservar a nossa cultura, não teremos mais reivindicações."

Os Tibetanos que estão no Tibete, manifestam-se com a bandeira em punho, pela independência de facto, e não para garantir apenas a "identidade cultural"que suporta o regime teocrático que Dalai Lama e os seus mais de 200 000 monges querem manter.

Sobre isto, a posição da U. Europeia não passa de hipocrisia fantasiada ao ameaçar a China de boicote aos Jogos Olímpicos, se não existirem sinais de diálogo com Dalai Lama. Por um lado coloca-se em bicos de pés, quando na própria casa se molda, destruição da Jugoslávia e muitos outros exemplos, desrespeitando todas as regras internacionais, à vontade dos EUA; por outro, sem ter em conta a natureza laica dos países que representa, apoia a conservação de um regime teocrático, em vez de brandir o direito à autodeterminação e independência do Tibete, como é sua obrigação.

Neste quadro, porque são várias e complexas as frentes, desejo coragem e lucidez a todos os Tibetanos em luta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Autonomia e independência? Até parece que que estamos no principio do vigéssimo século!

Será que teremos de volver ao dividir para reinar vitoriano?

As mudanças repentinas de pensamento ofuscam a memória e afectam a razão.

Fazem-se leituras da história a esmo e daí a trapalhada em que se envolvem.

Já agora por que não mais uma homilia pela vida do vendedor de escravos tibetanos - o dalai-lama?

AV disse...

Assim já te começo a compreender Broncas.

Embora o princípio básico do Budismo seja a não violência, eu acredito que por vezes ela é necessária.

A "teocracia Tibetana" como a designas,não é imposta mas sim aceite, é apenas uma forma de os monges continuarem a existir, porque o povo Tibetano lhes oferece comida... O Dalai Lama não pode nunca ter o devaneio de ter um poder material, como o Papa o possuiu por exemplo, os Monges Budistas nunca lhe permitiriam isso, o Budismo é estritamente contra qualquer tipo de poder arquista, O Budismo é apenas uma forma de sabedoria que tenta transmitir a ideia de felicidade divina, pela ausência do desejo, (o que é muito difícil...mas algumas pessoas precisam tanto do factor divino como do Material, para conseguir sobreviver nesta merda de mundo, o que é também o meu caso...), não por imposição e regras morais como o fazem o Judaismo, o Cristianismo ou o Islamismo.

Um bom post, sim senhor.

AV2