sexta-feira, março 07, 2008

No Defeso - Debates Taurinos

Faz hoje uma semana que o BE promoveu o debate "Touradas: tradição e sofrimento animal".

Pela descrição do Jornal da Moita, percebi que se tratou de um debate pranzenteiro, muito marcado pela intervenção pragmática do Srº José Epifâneo, que embora redonda quanto baste, evitando melindrar gostos, simpatias ou convicções, - arrematou a lide com uma disparatada comparação mal acomparada, que nem sequer me dou ao trabalho de aqui transcrever. Já o antropologo, dando a cara pelo animal que faltou ao debate, enveredou pela demonstração biológica, muito mal sustentada da evolução do Toiro nos ultimos cem anos, - que como todos sabem mantém as mesmas 4 patas, 2 orelhas, 1 rabo e ainda não tem 3 cornos, encontrando-se exactamente como os seus milenares antepassados.


Embora no debate tivessem acontecido intervenções de nível no plano ético e civilizacional, acabaram ofuscadas pelas "aficionadas multidões" referidas pelo Srº Presidente do Grupo Taurino da Moita .




Neste debate tão importante, onde faltou o expert Srº Patarata e o Srº Maurício do Vale, ficando assim por tratar a importância da tauromaquia para o desenvolvimento do Concelho e do País - foi uma falha imperdoável, que irá trazer custos politicos ao BE, pois já é evidente a disputa pelo voto taurino para as próximas eleições, em terrenos que a CDU conquistou.


Para maior tristeza, observo que poucos leram o conto "MIÚRA", escrito por Torga.

1 comentário:

k7pirata disse...

Não estive presente, mas pelo que me transmitiram e pelo que li, os defensores do sofrimento animal, não tinham (tiveram) argumentos para com os contra a tourada.