terça-feira, fevereiro 12, 2008

"catequeses quaresmais"



O srº José Policarpo iniciou as suas "catequeses quaresmais", explicando o sentido das suas afirmações na homília de Natal.

Como "Cónego" na função de Capelão deste blog, comentei em homília com o titulo "Sinais do Tempo"as afirmações do srº Cardeal (visite palheiro Dez. /2007).

Da leitura das sua primeiras declarações quaresmais não descortino nada que me leve a alterar o que então escrevi. O srº Cardeal que confessando estar influenciado pela linguagem teológica, marcada pela cultura clássica, - persiste na ideia de que detêm um poder conferido por Deus que permite-lhe caracterizar os não crentes como muito bem entende.

Desta vez para ele, os não crentes, os ateus porque não são interpelados por Deus, estão limitados apenas à luz que brota dos homens, tantas vezes distorcida pelos contextos culturais e históricos. Declarações destas só demonstram o cenário de presunção e água benta em que o srº Cardeal vive.

Hipócritamente,esquece que o actual contexto cultural e histórico está distorcido e violentamente marcado por um conjunto de religiosos, alguns até recebidos e abençoados pelo Vaticano, como Bush, Aznar, Blair e Barroso, todos crentes em Deus tal como Bin Laden, Sadam e todos os governantes de Israel, Paquistão e um nunca mais acabar de gente "importante e virtuosa",que no dizer do srº Cardeal estão "continuamente a ser interpelados por Deus".

É caso de questionar-se: - Que raio de conselheiro é Deus? se os crentes mais importantes do mundo têm vindo a ferro e fogo, tolhendo a evolução da humanidade.

1 comentário:

k7pirata disse...

Ele devia era estar preocupado com a beatificação da Lúcia. Pelos vistos vai haver aceleração no processo (de 5 para 3 anos).
Com tanta aceleração não será motivo de coima por excesso de velocidade?