domingo, fevereiro 03, 2008

Assisti à Assembleia Municipal

Embora com atraso, pois fora votar para a eleição dos Corpos Gerentes da A.de Bombeiros Voluntários, cheguei a tempo de ouvir e ver grande parte da exposição feita pelo SrºDrºMartelo sobre a Carta Educativa, perante aquela Assembleia.

Gostei e percebi o alcance daquele trabalho, só não percebi o fraco empenhamento da generalidade dos membros daquela Assembleia. Com alguns a bocejar e a desejarem espreguiçar-se, não só foram raras as intervenções como algumas não tiveram trambelho - como a do SrºProf. M.Borges, que impreparado e distraído, mesmo após a detalhada exposição, lamentou o facto da Escola do Gaio estar encerrada, facto inexistente pois a Escola está a funcionar. Valeu a intervenção do BE no formato "declaração de voto" a valorizar aquele trabalho, posto que da CDU apenas aguardavam o momento da votação.

A discussão da Carta Educativa, sendo temática que corresponde ao maior espaço de Cultura e promoção do saber no Concelho, verificou-se sem entusiasmo, apenas como qualquer coisa que por ordem ou calendário teria de ser cumprida. Ficando mesmo com a ideia de que a maior parte dos membros da Assembleia, não estudaram nem se interessaram por nada daquilo. Na votação o marasmo deu lugar ao disparate, sem se perceber porquê, o PS absteve-se.

A seguir veio o relatório sobre a situação económica e finaceira da Câmara e a autorização para que o municipio contraia um empréstimo na CGD.

Da oposição - o BE por texto lido pelo Srº Deputado Chora, fundamentou os motivos porque não iria votar a favor quer do relatório quer do empréstimo, usando uma terminologia pesada, em meu entender escusada, pois com isso ofuscou detalhes interessantes que o documento continha; O PS pelo Srº Administrador da ORSISA, fez uma critica prazenteira, vá-se lá saber porquê, a descambar para a cavaqueira com o Srº Presidente da Câmara, intervenção que pelo estilo e conteúdo, foi profundamente diferente das posições públicas do Vereador Srº Vitor Cabral sobre a matéria, não dando assim para perceber de facto, qual é a posição do PS.

Da CDU, falou o SrºMerendas - fez uma intervenção corajosa, tendo em conta a actual "desgraceira", ilucidando com alguns detalhes de como é que se chegou à presente situação, valorizando as vertentes incontornáveis da responsabilidade dos sucessivos governos, das quais o Municipio tem sido vítima.

O que percebi:

(m) O Municipio tem uma situação económica folgada, muito por via de um património avaliado em mais de 50 milhões de euros;
(n) Encontra-se no plano financeiro numa situação instável em consequência do sucessivo aumento de atribuições por parte de sucessivos governos sem que a isso correspondam as respectivas dotações financeiras;
(o) Tem acumulado despesas em resultado de a Câmara em vários projectos ter assumido a parte que caberia ao governo;


Em consequência - atinge a capacidade de endividamento permitida por lei ao contrair o próximo empréstimo de quase 5,2 milhões de euros.

A Oposição e a Maioria nas respectivas intervenções, confrontaram-se sem contabilizar as despesas oriundas de situações incontornáveis, das despesas por opções mal sucedidas, das despesas resultantes de desorganização, desperdicios, futilidades e caganças. Toca a votar que se faz tarde ... o BE e o PS votaram contra o Relatório e a Autorização do empréstimo, a CDU votou a favor.

O que aquela Assembleia de facto aprovou, e isto é que é grave embora inevitável pela situação atingida,- foi a autorização para um empréstimo em limite de endividamento, em exclusivo para pagar dividas, estrangulando hipóteses de investimento.

O Srº Presidente Lobo pode argumentar o que quiser, inventar até uma história todos os dias - fazer até como Schehrazad, que para evitar ser morto no dia seguinte, todos os dias inventava uma nova história para contar ao Rei. Dele sobraram as "Mil e Uma Noites", de você irão sobrar histórias de má memória e um Municipio com um trinta e um para resolver.

3 comentários:

Anónimo disse...

Broquinhas, para tanta história, faltas tu para as ilustrações, não é?
Sério és bom pintor!

O Broncas disse...

BRINQUE COM O QUE QUISER, mas não brinque com o meu ultimo recurso para desenrascar a bucha... é que ainda nem sequer pensei em reformar-me, e até tenho mais idade que o seu querido Presidente.

Anónimo disse...

Calmex!
Eu até gosto de ti
Gosto de ti e dos teus, portanto calmex