domingo, dezembro 23, 2007

Voto solidariedade para com o Jornal O Rio

Passo a transcrever e-mail enviado por Luís Chula através do nosso Mule Express, sobre o voto de solidariedade apresentado na Assembleia de Freguesia da Moita (CDU) para com o jornal O Rio e que foi aprovado por unanimidade, ao contrário da assembleia municipal onde a CDU votou contra e reprovou este voto de solidariedade:

"Para v/ conhecimento envio o "Voto solidariedade para com o Jornal O Rio" que a bancada do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Moita apresentou na sua última sessão, a qual decorreu na passada 6ª feira tendo sido aprovado por unanimidade.

Com os melhores cumprimentos e votos de Boas Festas,

Luís Chula

VOTO DE SOLIDARIEDADE PARA COM O JORNAL “ O RIO “

Considerando, tal como diz o Estatuto da Imprensa Regional:

“A imprensa regional desempenha um papel altamente relevante, não só no âmbito territorial a que naturalmente mais diz respeito, mas também na informação e contributo para a manutenção de laços de autêntica familiaridade entre as gentes locais e as comunidades de emigrantes dispersas pelas partes mais longínquas do Mundo. Muitas vezes, ela é, com efeito, o único veículo de publicitação das aspirações a que a imprensa de expansão nacional dificilmente é sensível; e constitui, por outro lado, um autêntico veículo de difusão, junto daqueles que se encontram fora do País, daquilo que se passa com os que não os quiseram ou não puderam acompanhar. Além disso, tem, por regra, sabido desempenhar uma função cultural a que nenhum órgão de comunicação social pode manter-se alheio. “.

e ainda, entre outras afirmações, o que se pode ler no Jornal «Avante!» Nº 1387 – de 29.Junho.2000 sobre a imprensa regional:

“…é um dos mais importantes factores de contenção da iliteracia, pois há muito boa gente, mesmo a viver nas áreas metropolitanas, que o que lê, além de algum jornal desportivo e dos folhetos das telenovelas, é o «jornalzinho da terra». E este constitui, em muito casos, a única leitura para os poucos que ainda lêem …. “

e entre muitas e muitas outras posições, a do sr. Presidente da Junta de Freguesia da Moita que recentemente manifestou publicamente:

“… enquanto leitor assíduo do jornal "O Rio", sempre encontrei nesta prestigiada publicação um mar de pluralismo e isenção, o qual é justo dizer e, sem desprimor para qualquer elemento do corpo redactorial ou colaborador, é fruto da verticalidade e do espírito democrático do seu director, apanágio da superioridade moral dos comunistas e de todos os democratas, mulheres e homens amantes da liberdade…“

Considerando ainda, o brilhante percurso deste Jornal ao longo dos 10 anos da sua existência, o inquestionável contributo para o desenvolvimento das gentes do concelho, bem como o facto de ser o único Jornal não comercial do Concelho da Moita e as lamentáveis pressões e falta de apoios que o conduziram para a inevitável situação de ter de suspender a sua publicação,

A Assembleia de Freguesia da Moita reunida no dia 21 de Dezembro de 2007:

a) – Manifesta a sua total solidariedade para com o Director e colaboradores do Jornal “ O Rio “, lamentando profundamente as razões que levaram à sua suspensão, desejando que as instituições a quem cabe fomentar e apoiar o desenvolvimento local, tudo façam, de forma inequívoca e incondicional, no sentido de ser possível, num curto espaço de tempo, devolver ao concelho da Moita este seu Jornal, livre, independente, aberto a todas as correntes de opinião, de forma a poder continuar a contribuir para o desenvolvimento e elevação de toda a população deste concelho.


A bancada do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Moita

Moita, 21 de Dezembro de 2007"

6 comentários:

Anónimo disse...

O PS apresentou e muito bem este voto de solidariedade, mas depois vota contra moções de solidariedade tipo aos trabalhadores da Gestnave, verbas para PPIDAC para o concelho da Moita, etç, etç.

Unknown disse...

não há bela sem monstro...

O Broncas disse...

É evidente que o PS está nas tintas para o trabalhadores da Gestenave e para todos os trabalhadores do país - mas argumentar com tal evidência para distorcer o sentido da moção aprovada por unanimidade na Assembleia de Freguesia, é não atender à decisão individual dos membros que integram aquele orgão, cuja soma permitiu unanimidade contra a recente e vergonhosa tentativa manipuladora que se verificou em relação ao periódico O RIO, e ainda mais grave é que traduz uma evidente tentação de pôr em causa ( se pudesse ) a autonomia da própria Assembleia de Freguesia.

Anónimo disse...

? ? ?

Anónimo disse...

Esta coisa deixa-me baralhada.
Afinal o PS reconhece na sua mo�o, apresentada na Assembleia de Freguesia da Moita a sua pr�pria fragilidade e afirma "a superioridade moral dos comunistas..."
J� na mo�o da Assembleia Municipal n�o se refere a tal facto, ser� por isso que n�o foi aprovada?
Veja-se por exemplo no Blog do Sr. V Cabral como ele omite este aspecto. Onde � que est� hipocrisia pol�tica?

Anónimo disse...

õ minha amiga...você baralha-se porque não sabe ler.
Do que eu li da afirmação o sr. Faim contida no texto da moção falava (ele) da "superioridade moral dos comunistas e de todos os democratas, homens e mulheres amantes da liberdade" .
Portanto, essa superioridade moral , segundo ele ( e muito bem ) não é exclusivo dos comunistas.
Tá ceguinha, tem os olhos em bico ou é daquelas que só vê o que lhe convém ?
Além disso a minha amiga tem problemas de falta de atenção.
Fui ver o blog do vereador Vitor Cabral e lá está o texto integral da moção.
Já agora recomendo-lhe que veja no mesmo blog as afirmações brilhantes do deputado Manuel Madeira e já agora, também, as do deputado Patarata.Essas sim são brilhantes e envergonham qualquer comunista.
Recomendo-lhe que nunca leia nada na diagonal, se é que depois quer ter opinião.