domingo, dezembro 23, 2007

Natal, uma referência que nos envolve...


A data do nascimento de Jesus, é mais um dos mistérios que os Evangelhos não esclarecem. O dia 25 de Dezembro foi a data que a partir de Roma alastrou desde o ano 250, muito antes das muitas transformações aos estilos de festejos litúrgicos por decisão de Concílios ou determinações Papais.

Uma ideia entre outras que pairou durante alguns séculos, talvez até ao Concílio de Éfeso com o Papa Sisto III - indicava que o dia do nascimento de Jesus resultava da criação do mundo se ter verificado no equinócio da Primavera, cujos cálculos astronómicos de então apontavam 25 de Março, sendo esta mais ou menos a data da sua morte (coincidente com a Páscoa Judaica) e também com a da Encarnação. Bastando assim acrescentar os 9 meses da gravidez de NªSenhora, para se encontrar a data de 25de Dezembro.

Esta, sendo uma conclusão carregada de simbolismo, pois trata-se de uma figura que integra a Sagrada Família e que à Igreja interessava enfantizar. Acabou por não vencer no tempo - pois se por um lado existe a preferência pela manutenção dos mistérios, por outro, a evolução do conhecimento retira a hipótese de tanta coincidência.

O mais acertado, será aceitar que se tratou da absorção das festas pagãs que em 25 de Dezembro então se realizavam em Roma - a festa solesticial de adoração ao Sol, data em que a luz começa a vencer a noite. Por isto e porque os Evangelhos descrevem que "Jesus é a luz do mundo", é fácil que o Clero, até pela influência politica que usufruíam, assim o tivessem determinado.

É claro que hoje, neste Reino do Mercado, pouco importam "trêtas destas"- onde até as missas acabam muito antes dos Galos cantarem, onde os Presépios dão lugar ao Pai Natal que a CocaCola e os Shopings p'raí vulgarizam, onde ir fazer comprinhas e trazer muitos embrulhos coloridos, é chiquérrimo - é assim normalissima a vantagem da futilidade e assim a apatia ou a facilidade com que é aceite qualquer aldrabíce.
Isto, nesta época tão distante do Século III.

Hoje, neste espaço de matriz cristã em que o Natal a todos envolve, até aos não crentes pela força ancestral da confraternização, TUDO É MERCADO.
Sendo verdade que alguns exemplos ainda recentes de experiências de novos modelos no âmbito da economia, falharam estrondosamente por politicas que não valorizaram a importância do mercado, - não é mentira afirmar, que o excesso de produção e consumo do modelo prevalecente, empurra toda a sociedade para um buraco de difícil saída.

Por isto, nesta quadra recordo-me sempre de um companheiro de muitas lutas, cristão que ao entrar em véspera de Natal no Pingo Doce, logo de entrada, amedrontado pelo deslumbre das solicitas decorações natalícias, elevou os braços e gritou:- AJUDAI-ME SENHOR! a descobrir e comprar apenas o que preciso.

Desejo-lhes Boas Festas

4 comentários:

Ponto Verde disse...

Saudações da quadra e votos de um 2008 mais verde.

Anónimo disse...

Acabei de passar pela frente da Igreja e já não vi vivalma. De facto, que importância tem o Galo e a seca do seu canto... Deus Pai exige outras coisas.

Anónimo disse...

O problema não está somente na igreja
católica. Hoje em dia há mais igrejas na disputa de protagonismo e na sacagem das massas aos crentes. E todas elas pelo mesmo diapasão - se não pagas em dízima, pagas em esmolas caritativas e doações...

Todavia não há mistério algum no nascimento do cristo! Este nada comparticipou para tal!
A situação política global ao tempo é que ditou a data do seu nascimento - a acreditar mesmo nisso -.
As mescidas no ordenamento dos calendários, incluindo aquela mescida de Júlio César quase meio século antes do nascimento do mesmo cristo.
Hoje, então, os galos, daqueles galos que são mesmos galos ou já se extinguiram ou estão em vias de extinção.
Aqui no nosso concelho da Moita, só nas terras ainda existentes dos caramelos é que por ventura existirão alguns. Mas já não serão galos lutadores ou cobridores de galinhas...quanto muito serão uns peniscos que esticam o pescoço, mas o altíssimo, de tão longe que está, não os escutará..!

Jay Dee disse...

Espero que tenhas tido um santo natal lol