domingo, setembro 30, 2007

A REGATA REAL

Levei tempo a perceber o porquê desta regata. Cheguei mesmo a pensar tratar-se de uma iniciativa revivalista e reacionária assente num ideário anti-republicano, só recentemente percebi não tratar-se de coisas destas.

Tal facto, obriga-me a reconhecer o erro e a apresentar as minhas desculpas às pessoas e instituições envolvidas.

O estuário do Tejo só não morreu, pela existência de artífices que aos milhões pela sua natureza e trabalho o têm evitado. Não foram feitos à imagem e semelhança de Deus, não pertecem aos bafejados pelos testamentos biblicos - mas são eles que sem nunca baterem com as barbatanas na porta, têm garantido limpeza e vida no estuário. Não fossem eles e hoje teriamos milhões de toneladas de trampa mesmo aqui á nossa porta sem sabermos o que fazer dela.

Cálculos científicos provam que bastariam três meses para que a água do estuário ficasse com a densidade do óleo queimado, não navegável e sem vida, nos sapais apenas ratas do tamanho de suínos.

É que a capacidade que tais artífices têm, embora não criados à imagem e semelhança de Deus,- possuem um espaço jugular oval e um maxilar superior mais avançado que o suborbitar, facultando movimentos rápidos que coordenados com a respiração, permite-lhes não só alimentarem-se como destruirem e transformarem, inúmeras matérias, muitas até não biodegradáveis e outras bastante volumosas que todos conheceis na intimidade da sanita e que por aí infestam o estuário em toneladas/dia.

A Real Regata é assim uma poderosa homenagem ao Rei e à Rainha do mundo Mugílideo - à Fataça à Taínha e aos outros da mesma espécie, que com o seu esforço diário ainda mantêm com vida as águas do Estuátio do Tejo.

A Real Regata transmite assim a exigência de projectos integrados e intermunicipais, que concretizem as prometidas Etares.


- VIVA A TAÍNHA!
- VIVA A REPUBLICA!

4 comentários:

Anónimo disse...

Afinal a coisa é boa e até dá para pedir desculpas! Muito bem...Ou muito mal...Então a inteligência do escriba demanda ao relenti? Se houvesse uma forca e pena de morte, a real regata já tinha sido enforcada, mesmo que houvessem pedidos de desculpa post morten! Ora Broncas, a verdade é que a real regata foi mesmo feita para os fins que afirmaste anteriormente, era a verdade desse tempo! confirma-se!

Contudo as movimentações poderosas das autarquias,o forte impulso dos fragateiros à mistura com o teu discurso e o meu e de outros associados do CNM a real regata tornou-se como que a dizer de um caçador caçado. E mais não disse!

Anónimo disse...

Bem que podiam mudar o nome à regata.

Anónimo disse...

A Fataça ou se extinguiu ou está em vias de extinção, quanto à Taínha, consegue sempre sobreviver por que ela vem do Atlântico em abundança e quando de barriguinha cheia é para o oceano que volta. De facto a taínha no é tal qual a galinha na terra, mas não chegam para tanto lixo até porque às galinhas agora só praticamente de aviario.

A Real regata foi criada precisamente para ter o mesmo papel da tainha e da galinha, picar aqui picar ali e levar o bandulho cheio de republicanos ou diktos republicanos o que não é a mesma coisa. E o Broncas, que parece de cabeça arejada foi bicado!!!

Anónimo disse...

Por aquelas bandas a trampa atacou. Afinal aquilo é a real regata ou a regata real?