segunda-feira, junho 25, 2007

Uma Mentirazita, até dá Jeito...

Recordo-me do nervoso e destempero que ocorreu na Moita, quando alguém se lembrou de denunciar a enorme aldrabice do Círio promovido no Centro Náutico Moitense.

Relevando os impropérios à suposta pessoa que então "incriminaram", recordo-me dos fundamentos a que recorreram e dos valores da Fé então invocados.

Até hoje, os documentos históricos apresentados não fundamentam a existência de tal Círio, facto que demonstra que as recentes iniciativas realizadas não correspondem à retoma de uma tradição, ou á reposição de referências do passado. Acontecendo até, que alguns dos animadores argumentam que " a bem da actividade náutica do Tejo e reabilitação das embarcações tradicionais, uma mentirazita só ajuda".

Perante isto e sem perceber qual a relação entre aldrabíces e embarcações, e tão pouco que envolvimentos por esta via possam beneficiar o desenvolvimento desta actividade, lembro que ao invés desta irracionalidade, teria sido melhor que os crentes naturalmente motivados pela Fé, tivessem fundado um Círio, neste caso de adoração e homenagem à S.tª da Atalaínha, libertando-se do pecado de tamanhas heresias, merecendo assim, senão o acordo o respeito de todos.

Porque não foi assim, resta a esperança de que o referido Círio consiga da Stª da Atalaínha, o brilhante milagre de desaçoreamento do malogrado "Espelho de Água", garantindo que daqui a 2 ou 3 anos as embarcações ainda tenham acesso ao Cais da Moita.

Como não acredito em milagres, preferia que surgisse a partir do Centro Naútico um movimento cívico a exigir a destruição do dique, estúpida engenharia e respectivas responsabilidades, e a reposição do velho Cais com a tecnologia Fenícia que lá estava - é que a limpeza faz-se na vazante.

5 comentários:

Anónimo disse...

Contem comigo neste movimento pelo fim do espelho de merda.

Anónimo disse...

quer dizer que acusam o centro nautico de fazer um cirio e fazer um evento á custa deles
e quando o presidente da camara mentiu sobre a romaria histórica de moita viana com dinheiros publicos ninguem falou sobre nada.
onde vem a falar nessa romaria tradicional histórica
em nenhum livro de história nã é
se calhar foi no almanaque do tio patinhas

Anónimo disse...

a próxima sessão pública de Câmara promete.

Subsidios para a Romaria, para os toiros, etc, etc

Colectividades... nickles

AV disse...

Tive uma ideia, podia-se fazer da destruição do dique o símbolo da luta contra o poder moiteiro e organizarmos a coisa de maneira a cada um levar uma marreta e partir o muro, quer dizer o dique da vergonha.

Vamos Derrubar o Dique !
Acção de protesto !

AVP

Anónimo disse...

Caro Broncas,

o senhor escreve muito bem mas lamento informar que é numa linguagem desadequada. E desadequado para o poder municipal, para analfabrutos como os que governam a partir da Moita e para os seus apaniguados.

Tente antes um simples «tchôu». É local e não faz mal ninguém. Não muda nada de qualquer forma mas sempre dá colorido, e de tão labregamente típico ainda lhe dão um subsídio. Com sorte ainda lhe dão um controleiro, pelo menos para lhe dar umas palmadinhas nas costas.