quarta-feira, junho 13, 2007

100 Anos de LUTAS - O outro lado da CUF

.

«Passam em Junho de 2007, 100 anos sobre a compra, no Barreiro, pelo industrial Alfredo da silva, dos terrenos onde, em 1908, estariam a funcionar as primeiras instalações do que veio a ser a CUF do Barreiro, o maior complexo industrial do país até há alguns anos atrás.
A assinalar tão significativo evento anunciam-se comemorações várias.

Por um lado, as comemorações oficiais que vão ser levadas a efeito pela Câmara Municipal do Barreiro, pela família Mello (os descendentes do grupo Mello, grupo financeiro que sucedeu a Alfredo da Silva e primeiro patrão da CUF) e pela Quimiparque.

Por outro lado, é indispensável que não fique por convocar a Memória do "outro lado" da CUF e do Barreiro. A Memória das lutas operárias da CUF de 1919 e 1920 ou das greves de Julho de 1943, durante o fascismo; a Memória do que foi viver, durante muitos anos, num Barreiro envenenado pela poluição fabril ou ocupado pela GNR, aboletada nas próprias instalações da CUF; a Memória do que foi o grupo Mello, das suas estreitas ligações com o regime salazarista ou da sua colaboração com a polícia política na persiguição e prisão dos que denunciava como "agitadores" e "subversivos"; a Memória da luta da oposição antifascista barreirense no MUD do pós-guerra, nas eleições presidenciais de 1958, na CDE de 1969 e do ocaso marcelista. E também sobrará espaço para reflectir sobre o Barreiro depois da CUF: o Barreiro da especulação imobiliária ou das pessoas e da sua aspiração a uma cidade digna de ser vivida?

É nesse "outro lado" das comemorações dos 100 anos da CUF que o Bloco de Esquerda se propõe participar. O programa de comemorações que o BE leva efeito entre Junho de 2007 e Maio de 2008 - colóquios, exposição, concerto, teatro de rua, etc...- pretendeser um contributo, seguramente entre muitos outros, para convocar a História a construir o presente e o futuro.

Porque ninguém é dono da Memória,
Porque a Memória é direito de cidadania, de todos,
Porque a Memória é construção do futuro,
Vem celebrá-la e discutila connosco. Em liberdade.»

Podem consultar o programa aqui.
Do Bloco de ...-NOTAS!

Louvo este "outro lado" da CUF e não o da Câmara do Barreiro associada ao grupo Mello.

4 comentários:

nunocavaco disse...

Concordo com grande parte do post. Parece-me uma boa iniciativa do Bloco de Esquerda. Agora não esqueço, nem posso esquecer, as declarações de "alguns", repito "alguns" dirigentes do Bloco a desvalorizar a greve geral. Aliás estranho que um número apontado por sindicalista do Bloco, seja igual ao do governo (estimado através de consumos de electricidade) e igual ao do patronato.

Todas as iniciativas que lembrem as dificuldades que os trabalhadores tiveram, as lutas tão complicadas que travaram, a herança que nos deixaram são de louvar, agora não vale a pena valorizar o passado quando hipotecamos o futuro.

Anónimo disse...

http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=21526&mostra=2


EXCELENTE INICIATIVA!!!

(...que, embora não fosse o objectivo principal, deve ter deixado muita gente a espumar de raiva ...)

k7pirata disse...

Diria mais:
http://setubal.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=265&Itemid=26

O Broncas disse...

Para um operário, filho e neto de operários que lá trabalharam, é uma excelente iniciativa, geradora de orgulho por dar-lhes protagonismo na história que foi marcada pela contradição entre capital e trabalho.
É uma iniciativa que não esquecendo o capital naquele processo fabril, não o confunde nem concilia com o trabalho e as lutas aí travadas p'la sua dignificação.

É uma iniciativa do Bloco de Esquerda, na qual me disponho a envolver, pois é da classe a que pertenço a história que irei ouvir.