terça-feira, abril 10, 2007

Onde nasceu D.Afonso Henriques?

Na escola do tempo da Ditadura Fascista, ensinaram que o Fundador da Nacionalidade nascera em Guimarães. Na actual Ditadura da Alternância não só não ensinam nada disto como alimentam grandes confusões, diga-se, polémicas em torno de teses intelectualizadas.

Podendo este ser um assunto nesta época pouco importante, logo deixa de o ser, quando apesar de antigo se reflecte hoje na busca de referências comercializáveis, vingando assim a nefasta ideia que a história não foi a que foi, mas aquilo que cada um quer ajeitar.

Contrariando isto, e apesar de Guimarães ter três estátuas de dianteira - as quais esculpidas à altura de oito faces, como se o Fundador tivesse uma estrutura óssea comparável a Discóbelo - apraz-me afirmar que existem documentos, cujas datas próximas, quase coincidentes, apontam que D.Afonso Henriques nasceu na Freguesia de Stª Maria, Concelho de Viseu, no dia 5 de Agosto de 1109.

Está documentado que D.Henrique, Conde de Borgonha e Dª Teresa, Infanta de Leão, não foram entregar o Foral de Azurara porque se encontravam em Viseu e a senhora estava no fim da gravidez. Próximo e quase em coincidência de datas, outro documento refere que a cerimónia de doacção do Mosteiro de Lorvão em Coimbra, não contou com a presença de DªTeresa, por esta não se poder deslocar de Viseu, encontrava-se grávida quase a parir.

Tendo em conta a coincidência daqueles eventos com a data referida, e na altura não existir a CP, a IP3, a IP5 nem helicópetros, é fácil concluir que o Fundador da Nacionalidade não nasceu em Coimbra como alguns querem, e, ainda menos em Guimarães como a maioria acredita.

A verdade anda por aqui - o contrário disto é acreditar que o "Pelourinho" instalado na Moita, é um marco que atesta a descoberta do caminho marítimo pelos navegadores de 500, quando na verdade não passa de uma referência "cagona", uma iniciativa bajuladora ao Estado Novo.

3 comentários:

k7pirata disse...

Excelente, eh eh eh.

Anónimo disse...

gostava de o conhecer, se puder e quiser indique-me onde foi buscar aqueles argumentos.

Anónimo disse...

A strеtсh mаrκ iѕ really a ѕcarring
thаt takes place when the skіn that stгetches beyond its сapacity.



my website; site web