segunda-feira, abril 16, 2007

O QUE DIZEM POR AÍ...

Que a Procissão em honra da Nª Sª da Boa Viagem nas próximas Festas de Setembro vai ter uma reviravolta.

A presente onda obcessiva em defesa dos valores tradicionais, o esforço na investigação antropológica em busca de novos valores e de novas referências, tem já tal dimensão neste Concelho, que obriga naturalmente a uma tradução política, cuja consequência será um envolvimento colectivo, interiorizando individualmente as mais profundas convicções por parte dos eleitos que integram o executivo Camarário e a A.Municipal, não apenas nas vertentes pagãs da Festa, mas nomeadamente na vertente religiosa.

Vai ser diferente a Procissão. A representatividade dos eleitos e a ligação ao povo nunca mais será o que é - trata-se de uma abençoada decisão, imaginativa e inovadora.
Embora ainda exista muitos detalhes a discutir e a tratar até lá, antecipadamente pode-se concluir desde já, que vai ser uma Procissão inesquecível, capaz de recolher todas as boas graças do Senhor.

Nem um andor sairá da Igreja, sem que um dos carregadores seja um dos eleitos. O entusiasmo é tal que já deliberaram a realização de um sorteio exclusivo à composição do grupo que levará a imagem da Padroeira, estando apenas excluídos o Presidente e Vereadores, pois a estes cabe o louvável dever de carregar o Pálio que cobrirá o reverendíssimo Bispo ou seu representante.
Até este momento só os membros do BE se recusaram, não por descrença tradicionalista, mas porque a maioria pretendeu que fossem eles a ter de carregar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que é a maior e mais pesada que a Igreja da Moita possui.

Vai ser lindo, todos de aventais, sotainas, véus, asinhas e batinas novas a estrear naquele dia, com a benção do Senhor.

3 comentários:

Anónimo disse...

mas falta uma coisa
a abrir a procissão irá a real cavalaria dos romeiros da tradição moitense com canrangada duns belos charutos
tendo mestre de cerimónias o conde trapeiro
porta estandartes o duque J.chula e o seu pagem barão
apanha-bostas um celebre advogado Dr pires da costa que não paga á ordem mas não levem a mal, ele não paga mesmo a ninguem e a restante realeza da moita

Anónimo disse...

no pequeno curso que tenho mas não foi feito na "UNI" gostaria de fazer uma observação sobre a palavra Romeiro ( Romeiro é aquele que vai em peregrinação a Roma ou recebe uma benção vinda de Roma)como estou a constatar existe uma Associação dos Romeiros da Tradição Moitense será que eles levaram uma benção papal ou já foram a Roma, mas pelo que conhço destes membros desta associação não levara uma coisa nem outra o mais longe que foram foi a Lisboa e se calhar nem á avenida de Roma foram,mas isso Tenbem não valia porque estamos a falar da capital de Itália
mas como tudo neste Concelho á beira merdado plantado tudo serve para brincar
em vez de eles se chamarem Romeiros da Tradição Moitense
dia ser LOBEIROS da Tradição Moitense
e assim já tinha geito porque receberam a benção do
Santo Presidente João Lobo.

Anónimo disse...

É pena as pessoas que se intitulam de boas falantes e de niveis respeitadores que ofendem pessoas honestas e sensatas omitirem a identidade para dizer tantas barbaridades... se têm tanta raiva de alguem que serviu para fazer uma substituição, que mostrem o rosto e se apresentem com personalidade para tal, até pq quando se diz ter um curso minimo e de que é grande para divulgar palavras que nem sabe soletrar, do outro lado ha pessoas formadas que ostentam um nivel diferente na sociedade!!!! Não tentem denegrir a imagem humilde de alguem q enjoa comentarios crueis e tristes como estes. Parabéns à comissão organizadora da Romaria 2007, liderada pela CMM e seus aliados sem exclusividade. Obrigado a todos!