segunda-feira, abril 16, 2007

Gente de Boa Vontade

Tive o prazer de assistir a uma amostragem do que será o site da Junta de Freg. da Moita, logo no início da última A. de Freguesia. Gostei do que vi, nomeadamente das ferramentas de acesso que ficarão ao dispôr dos fregueses e freguesas. A sustentabilidade evolutiva daquele site, ali demonstrada, promete ser um incentivo ao uso destas tecnologias no sentido da participação e na descoberta de outras formas de exercer a democracia. Fiquei mesmo com a ideia de tratar-se de um site bem diferente do que por aí se conhece a este nível de instituições.

Gostei do nível das intervenções efectuadas, quer da maioria quer da oposição, - trata-se de gente de boa vontade a exercer a democracia, gente que não transforma a diferença de opinião num concurso, nem tão pouco o voto em ditadura.

Ninguém naquela Assembleia foi apanhado com "assuntos surpresa", todos demonstraram terem feito o trabalho de casa, nomeadamente os membros do executivo sempre que foram chamados a intervir.

Destaco aqui o voto de pesar apresentado pelos membros da CDU a evocar a figura de Carlos Silva recentemente falecido, Presidente daquela Junta no tempo em que a Freguesia abrangia Sarilhos, Rosário e Gaio. Não foi um voto de circunstância, existiu pesar e só depois unanimidade. Sensibilizaram-me as palavras ditas por um membro do PS.

Penso mesmo, que os membros desta A.de Freguesia mais os do Executivo, estão em condições de promoverem um curso de formação sobre o tema "Como exercer a democracia", para todos os eleitos da actual Assembleia Municipal e respectiva Câmara.
Arriscando fazer humor, deixo até a ideia de que perante a depravada situação que se observa no Concelho, a fórmula mágica para resolver isto numa penada, seria substituir os membros daqueles orgãos pelos que compôem a actual Junta e Assembleia da Freguesia da Moita.

1 comentário:

AV disse...

Home, arrtisca fazer o humor.
Ainda não é proibido.
Ou é?
E se é, onde se pagam as coimas?
;)