terça-feira, julho 04, 2006

Na Vila da Moita o Crime Compensa

"QUEM VAI À MOITA, MUITO SE AFOITA" dito antigo motivado por razões bem diferentes e menos gravosas que aquelas a que hoje presenciamos.

Um chavalo de lantejoulas, vaidoso como mandam os canônes para gáudio de um público assanhado e sedento de sangue, matou um vivente saído de um curro que sem saber ou se ter chateado na vida com alguém, sequer marrado na vida, foi acorrentado, enclausurado, picado e com os cornos quase limados até ao sabugo, foi ali humilhado e morto sem jeito nem razão, apenas pelo absurdo de uma dita cultura que o avanço dos civilizados impedem de ser tradição, isto mesmo não recorrendo á lei que não o permite.

As bêstas podem invocar o que quiserem, mas exactamente não deixam de ser bêstas pela dimensão da cobardia de tais práticas.
Prefiro ser comparado a um Lobo, a um Jaguar, a um Crocodilo ou uma Leoa, estes matam p'ra comer, não humilham as vitimas que a natureza lhes dispôe, eu mato p'ra comer, mas não me dá gozo, prazer, tenho apenas que matar p'ra comer.
Vós sois umas bêstas de facto fora da lei.


I
O crime foi cometido, o tribunal decidiu e estipulou a pena;

II
Os Tribunais são orgãos de soberania, exercem a sua parte do poder p'la Justiça nos termos e âmbitos definidos na Constituição da República;
III
Emergem daqui obrigações legais a que todos os cidadãos estão sujeitos, não existindo além dos recursos judiciais hipóteses de granjear de outros, nomeadamente de instituições oficiais, apoios expressos ou confessos que contrariem as decisões dos Tribunais;
IV
Deste modo, o evento do passado Domingo de apoio ao criminoso Pedro, é não só uma tentativa de abandalhar a decisão do tribunal, como por desafio propagandista uma provocação ao legisladores, deputados da Assembleia da República eleitos p'lo Povo.

Por tudo isto percebe-se que a nossa Terra, a Moita, está assim a ficar dominada por um gang que até recolhe fundos para apoiar um criminoso a pagar uma coima de €100 000, mediante uma autarquia que autorizou com licença assinada um evento de homenagem ao crime então praticado.

Na Assembleia Municipal realizada no dia 30 de Junho, nem uma moção, nem uma palavra sobre o evento. Facto que demonstra a conivência institucional com práticas do estilo - quando convém caga-se na lei, pois a Câmara nessa altura já tinha licenciado o nojento espectáculo, porventura até com a orgulhosa assinatura taurina do Srº Presidente.

Na Moita o crime compensa. Por cá até o Presidente da Câmara licencia espectáculos para recolha de fundos de apoio aos criminosos.

29 comentários:

k7pirata disse...

Plenamente de acordo amigo.

Anónimo disse...

Concordo convosco na proibição da tortura e morte dos animais!
Já me parece excessivo (e um abuso)referirem-se ao licenciamento do "espectáculo" como se de um crime se tratasse.
O controle do destino do dinheiro da "Boiada" que no passado domingo passou pela praça de touros não compete à CMM.Quanto muito será, ou seria,um assunto de policia e tribunais. E esses, pelo menos com conhecimento público, não intervieram!

Anónimo disse...

Já agora, vós, honrados mortais, que vos preocupais com o destino das receitas de alguns "espectáculos". Por acaso já se interrogaram sobre as origens multi-milionárias do dinheiro (armas, droga, prostituição, escravatura...) no futebol? Ou a vossa consciência, e amor mundialinho ponta-pé na bola, impede-vos semelhante análise?

Anónimo disse...

Alguns espectáculos NÃO, as boiadas não são espectáculos, são barbárie.
A CMM é quem dá a autorização a esta boiada "autorização", não confunda nem mude o texto.
Se a CMM não sabia que a boiada era para angariar fundos e pagar a coima, então é de duvidar de quem passa essas licenças. "É prá boiada? Siga."
Cá para mim está falando de mundialinho, ponta-pé na bola e até colocou uma bandeirita à janela. Ok, a malta compreende.

Anónimo disse...

acho que é um escândalo tão grande e tão grave, que retrata na perfeição como anda este país. Eu nem queria acreditar no que os meus olhos viam e ouvidos ouviam...tenho pena das gents da moita que pelo menos uma maioria, não merecia aparecer na televisão por este motivo. Nem compreendo como há ainda gente que vem defender esta barbárie. melhor seria pegar nessa gente e colocá-los no lugar do touro, talvez depois mudassem de opinião.
Abraços

AV disse...

Pior é pagarem com dinheiro da Câmara bilhetinhos depois distribuídos a eleitos e amigos.

AV1

AV disse...

Pior é pagarem com dinheiro da Câmara bilhetinhos depois distribuídos a eleitos e amigos.

AV1

Anónimo disse...

Dor de corno?????

Anónimo disse...

Ao "desesperadamente à espera do mapa" convido-o a visitar O Palheiro deste blog, por aí pode deleitar-se,e sem esforço perceber que os mentores deste blog não têm déficits temáticos - você teve essa entorse porque deu o coice em vão, é demasiado bêsta.

Ao anónimo da dor de corno, porque pretende exaltar outras coisas, deixo-lhe apenas uma certeza:
- CONTINUO A SER COMO QUERO, isto apesar de tantos como você o pretenderem impedir.

Anónimo disse...

o broncas é um merda/em que escola é que ele andou?

Anónimo disse...

Desculpa a dor de corno, mas obedecer a uma lei de 1928 imposta por um regime ditatorial que derrubou a 1ª republica, que impôs uma ditadura não é uma lei valida e viola o principio da lei natural, uma lei justa é uma lei que é boa para o bem comum, definitivamente esta não é uma lei justa, pelo menos prós aficionados, e economicamente é má já que todos os anos milhares de euros são deixados nas bilheteiras espanholas.

Anónimo disse...

Não me animo a entrar em tal discussão, nem a sua referência á ditadura fascista e á lei de 28, mais gravosa para os aficionados como diz, mas que Mário Coelho obteve perdão, e o padre como testemunha até afirmou que os pobrezinhos disseram que os bifes até eram tenrrinhos.

Admitir discutir tal assunto, seria legitimar-lhe o direito de ter de respeitar as suas opiniões sobre uma questão irracional, que no mundo de biliões, só meia dúzia em meia dúzia de países persistem em afirmar tratar-se de um valor cultural.

Não discuto nem negoceio conceitos que a sensibilidade e inteligência humanas, no avanço civilizacional naturalmente já determinou o seu fim.

No plano económico, na recolha de euros (€0,00000...)preocupam-me as nojeiras que a tauromaquia, as armas, o jogo, a droga e demais absurdos geram, infectando a sociedade. Estas sim, violam as leis naturais.

Com tempo, contarei umas histórias sobre as engenharias financeiras que as bilheteiras, os milhares de euros taurinos em Espanha têm ao longo dos anos gerado. Por cá também, ou não é verdade que se verificou nas bilheteiras taurinas Portuguesas, ainda recentemente branqueamento de dinheiros da droga?...

Argumentar com a ditadura, é balofo da sua parte, mal pensado.

Naquela época o animal que nos espetou os cornos na vida, no destino deste país, nunca foi um TOIRO.

Anónimo disse...

não é de ética ou evolução civilizacional, estamos a falar de um julgamento de uma multa (e não coima coisa bem diferente) que resulta de lei, julgada por tribunal. Não me parece ser um comportamento com um tal desvalor social que seja comparável aos outros crimes acima comparados, basta ver a dimensão das festas da Moita (para desgosto de muitos), e as motivações a que essa mesma festa estão associados, Festividades Religiosas, Touradas e as Largadas de Toiros.

Anónimo disse...

Com a conversa deste, O Broncas que é moiteiro não pode festejar as festas da Moita. Não é religioso, não é da aficion, coitado, nem um coirato pode comer na hora das largadas...

Anónimo disse...

Na Moita até os cavalos são vaidosos (com todo o orgulho de ser "moiteiro"), já agora só falta ele vir comer o coirato á feira do cavalo

Anónimo disse...

Saí de lá acerca de 15 minutos, e comi uma entremeada. Certo de que não és cavalo, fico com a certeza que és uma cavalgadura. Ou és tão vaidoso que pensas que a Moita é tua e dos demais que se deleitam com sangue na arena e os gritinhos delas?...

Podes continuar a chafurdar à vontade...

Anónimo disse...

Se és adverso a criticas, porque se pode comentar no teu blog? Se não gostas de violência sobre os animais porque vais ao circo? Porque frequentas parques temático tipo o oceanário, porque vais à feira do cavalo, porque vais ás largadas e talvez mesmo ás touradas, porque não te impressiona que os teus vizinhos (se não mesmo tu), terem animais fechados dias a fio em apartamentos, aquários ou gaiolas, as lutas de bois como o boi barrosão, ou de cães ou de galos, ou as vacas produtoras de leite serem ordenhadas 3 vezes ao dia com uma esperança de vida de 5 anos, ou o transporte de animais vivos feitos em condições deploráveis, etc. Muitos outros exemplos existem. O que me chateia é que só as touradas sejam alvo de critica inflamada e apaixonada, de pessoas como tu que até lá vão mas coitadinho do touro, mas como gostam do ambiente envolvente da festa até toleram a largada já a tourada é de bom tom social criticar.

Anónimo disse...

Aqui está uma conversa com trambelho. Desta gosto...

Anónimo disse...

Vivo nesta sociedade, tu também, as convicções próprias não interditam a entrada onde quer que seja, nem podem limitar a tua opinião defensora da manutenção das desgraceiras que apresentas relativas ao comportamento humano, como eu não poderei ser impedido de opinar em contrário. Gosto da Festa da Moita, apesar das contradições que me possas apontar, é que não sou tão vaidoso, tão perfeito e sobranceiro ao ponto de apagar todas as referências que me marcam desde criança.
Um abraço.

Anónimo disse...

Pois mas não sou defensor de coisa nenhuma, há já muitos anos que a festa da Moita pra mim é ir à esplanada do " fragata ", um ou dois dias da festa, na feira de Maio nem isso, todos os anos é a mesma coisa todos dizem que a festa realizada este ano é pior que a anterior, não à nada a fazer. O que não gosto é de extremismos, e quando milhares de pessoas vão à procissão, à largada, à tourada, à feira franca, quando as festas da moita são das maiores do sul do pais; não gosto que sejam os "moiteiros" os primeiros a dizer mal, se não gostamos (como é o meu caso) não vamos. A Moita não tem património cultural que possa oferecer aos visitantes, a não ser as suas festas, feiras e mercados, sempre assim foi, por isso temos a todo o custo defender as tradições, por isso compreendo a posição câmara apesar de mesmo entre muitos eleitos comunistas, socialistas, bloquistas, sociais democratas, se verem obrigados a apoiar muitas actividades sobre as quais têm muitas reservas. Definitivamente não gosto de touradas, não vou, tal como sou contra a realização da interrupção voluntária do gravidez, mas se houver referendo voto a favor, mais vale ser feito em boas condições sanitárias, que num qualquer vão de escada, se existe e sempre vai existir porquê negar a realidade.

Um abraço pra ti também

Anónimo disse...

Onde é que anda o D.PATARATA?

Anónimo disse...

Pois não sei, quem é o patarata?

Anónimo disse...

O mal é seu, desconhece assim uma das maiores senão a maior personalidade da Moita. Até conheço o seu maior sonho,- aterrar a caldeira da Moita e aí fazer uma lezíria, o homem quer ser mesmo Ganadero.

Anónimo disse...

Ou gostava de ser toiro?...

Anónimo disse...

Bom nível e inteligência, sr.(será o charabaneco?) anónimo.

Anónimo disse...

Mas aos D'ons e Excelentíssimos Doutores da mundividência, dás abébias, és até o Zé Abébias. Um,enfim... ...

Anónimo disse...

Já devias ter percebido que não sou Zé e muito menos abébias. Cago na cabeça de "D'ons e Doutores" como na de qualquer passarão.

Anónimo disse...

Não sejas mentiroso. Até tens uma agenda à parte com os números de telefone. Ainda à dias contavas que já tinhas estado com o D. fulano tal e mais outro e aqueloutro. Uns quantos que cagam em ti, que até pensas que vão votar no teu... enfim!...

Anónimo disse...

Continuas enganado porque eu não sou menino da Moita, nem lá faço estágio.
Se me conhecesses sabias que não só defeco nesse tipo de gente como, até prova em contrário, nunca concedo o benefício da dúvida a ninguém!