terça-feira, maio 02, 2006

SÓ a VERDADE é REVOLUCIONÁRIA

A desinformação é uma habilidade, já um método científico, estruturada e prevalecente nos mais poderosos emissores da indústria da Comunicação Social Internacional.

O obscurantismo, a estupidificação, são objectivos permanentes daqueles que manuseiam os tentáculos dos poderes.

Um magnata, patrão de superes estruturas da comunicação, em discursos aos seus empregados jornalistas, aconselhou:

- Nunca deixes que a verdade lhes impeça uma boa história!...

13 comentários:

Chapa disse...

Ainda há quem recorde estas máximas leninistas. Pena que o partido que reivindica esta herança, já as tenha esquecido há muito.

Anónimo disse...

A receita das alheiras de Mirandela, o conteúdo e o tempero são conhecidos, em seu nome às vezes comemos "merda". A receita dos enchidos Alentejanos, de Castelo Branco, de Chaves, mais os queijos e tantos mais sabores, todos têm receita, e ás vezes comemos merda...

Somos complexos.

ISOLAR O TEXTO DO POST AO TAL PARTIDO, é apenas uma habilidade grotesca, quando os mentores e campeões da bagunça são clientes e servidores da actual Ditadura da Alternância (PS/PSD).

Veja global. Merda existe por todo o lado, mas nos protagonistas da actual Ditadura, - arre porra que é demais!...

AV disse...

Então e os camaradas, têm algumas ideias para a Revolução Anarquista, ou ficam só a lamuriar-se...é que chegou o tempo da Acção Directa !

AV2

zé lérias (?) disse...

A desinformação é de facto uma das armas dos grandes empórios. Esse tipo de "informação" faz com que, cada vez mais, a ileteracia reine por este país e pela maior parte deste mundo capitalista...

Anónimo disse...

"ileteracia", pois é...

zé lérias (?) disse...

Falsa ileteracia:
Agradeço o seu empenho professoral e portanto didáctico.

Vou "chamar à pedra" o dono do site que se segue para que pondere melhor as respostas que dá aos humildes perguntadores:

http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=7380
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
"Pergunta/Resposta

Gostaria de ser esclarecido quanto ao significado das seguintes palavras:
Literacia
Iliteracia
Aliteracia
Literacia científica
Iliteracia científica
Aliteracia científica

José Manuel Neves
Professor
Portugal

A origem e o uso dos vocábulos "literacia" e "ileteracia" já estão explicados em respostas anteriores. Como já se disse, são termos recentes, provenientes do inglês, talvez sinónimos de outros que já existiam na língua portuguesa, e são hoje usados em matérias específicas como a didáctica das línguas.
Neste contexto e de uma forma genérica, "literacia" refere-se às "capacidades de processamento da informação escrita na língua quotidiana", tendo em conta a competência adquirida na formação escolar, tanto ao nível da escrita como ao da leitura; "ILETERACIA" (DESTAQUE MEU)designa um nível baixo de competência na escrita e na leitura revelado por indivíduos com formação escolar. (...)"

Bjinhos kerida

Anónimo disse...

Raramente jogo no totoloto. Acreditem que com pilim mesmo com a idade que tenho, dedicava-me ao estudo por forma a ser correctissimo.
Ou seja, em condições gramáticas de poder chamar ladrão a quem rouba, trafulha ao patrão que não paga, mentiroso ao ministro que não cumpre.
O PAPA NÃO SOFRE DE ILATERACIA, O SÓCRATES TAMBÉM NÃO...

ESTAMOS CONDENADOS A TER DE FICAR CALADOS, ALIÁS DEFICIENTES, EXACTAMENTE MUDOS.

- prefiro a coltura dos iletrados a letrados assim.

Anónimo disse...

a "iliteracia mesmo" quiz tosquiar e saiu tosquiada. mesmo que das duas formas se possa escrever...

Zeca Gallo

Anónimo disse...

"quiz mesmo" também é do ciberdúvidas ?
e mantenho.

Anónimo disse...

Ao que parece neste blog, os contributors é pessoal que escreve como fala, ao correr das teclas, p'ra mim não está mal- já estou a ficar é farto da exigente literacia, enjoado mesmo, como enjoei a aletria. Gosto mais de arroz doce.

Será que escrevi sem erros?...

Anónimo disse...

"Apesar das objecções que se possam fazer, iliteracia é hoje termo corrente entre os professores portugueses, sobretudo depois de o ex-ministro da Educação, Marçal Grilo, o ter difundido num estudo que a generalidade dos jornais noticiou em 1995."

Ciberdúvidas com link (http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?corpo=47|1100) para o comentador zé lérias que foi o primeiro a trazer o assunto à baila.
Quanto aos enjoados, têm bom remédio, o vómito ainda é livre.

Anónimo disse...

Isso mesmo , vou vomitar!

Anónimo disse...

E eu ai-ai. Já me iletrei todo.