quarta-feira, maio 31, 2006

É a Isto Que Chamam Arte e Cultura???

.




Nas várias visitas diárias aos muitos blogs existentes, deparei-me com este video no Jumento (também há um bem caçado no blog do Brocas). Acreditem que já tinha visto cenas do género, mas estas são demais. Pois meus amigos aficcionados e conterrâneos desta parvalheira chamada MOITA, cliquem no video para aceder a várias demonstrações de barbárie, às quais vocês chamam de Cultura e Arte.

26 comentários:

Trilby disse...

É realmente uma barbaridade vergonhosa!

k7pirata disse...

Acredita Trilby e por cá ainda fazem fundações para promover este tipo de BARBÁRIE. Eles é que são bichos, fomentam o espectáculo da morte. Não sou vega, não senhor, mas não pago bilhete ou promovo espectáculos onde a morte de um animal se torna festa para alguns. É VERGONHOSO E REVOLTA.

Carlos (Brocas) disse...

Eu nem conmsigo transmitir o que sinto.

k7pirata disse...

É verdade Brocas, fica-se sem palavras.

Anónimo disse...

Mas malta moiteira chama a isto cóltura, que se há-de fazer.
AOs autos-de-fé da Inquisição também eram muito apreciados na sua época.

Chapa disse...

e são todos "mui machos", por torturarem o animal até à morte.

Anónimo disse...

Senti uma agonia na minha alma. A pergunta que sempre se me coloca: "Como é possível que alguma pessoa possa sentir prazer na morte de um ser vivo?"
Nem sequer consegui ver até ao fim.....
São as mesmas pessoas que maltratam as crianças? as mulheres? os mais velhos? os outros?
Não acredito que essas pessoas tenham alma!
Paula da Costa

Anónimo disse...

Não consigo deixar de ficar triste e angustiado.

A Arte, a Cultura, a Sensibilidade e o Respeito só terão fundamento de vida quando acompanharem e forem uma consequência do conhecimento e da evolução e possibilitarem positivamente esse conhecimento e essa evolução.

Já lá vai o tempo muito remoto em que se pensava que os animais, porque eram seres inferiores, não sentiam nem sofriam. Existiam e serviam apenas para uso humano.

Hoje, porque "o mundo pula e avança...", apesar de nem todos pularmos, nem querermos avançar, o conhecimento sobre a vida e o comportamento animal, dá-nos a conhecer um desígnio muito transversal e com características muito específicas de cada espécie viva (onde nos incluimos, mas já considerados os maiores desiquilibradores do sistema natural - pondo-o em causa), fundamentais para o equilibrio ecosistema. Para além disso, os estudos efectuados ao longo do tempo mostram-nos que o medo e o sofrimento, a natural reacção face à ameaça, ao perigo e à necessidade de sobrevivência, são algumas das muitas características que fazem parte do comportamento, da sensibilidade e da forma com que cada ser vivo contribui para a Natureza.

Não podemos continuar a enfiar a cabeça na terra e tentar justificar alguns dos nossos actos mais grutescos e brutescos, porque assim nos interessa e ganhamos com isso, com argumentos que já não fazem sentido e são completamente ultrapassados pelo conhecimento actual.

A aposta deve passar pela informação, formação e educação dos mais novos. A mudança faz-se, no futuro, através daqueles que hoje educamos e ensinamos, com o nosso exemplo, a ter uma atitude positiva, conhecedora, coerente e enriquecedora face à Vida.

Neste contexto, gostava apenas de salientar as organizações de defesa dos animais e de defesa da vida, que o exemplo passa por conseguir dar uma opinião, fazer passar uma informação, organizar uma manifestação, argumentando positivamente e não ofendendo em "alta voz" aqueles que como nós não pensam.

Não temos o direito de chamar "assassino" a quem é diferente de nós e utilizar outros adjectivos , como aconteceu nas últimas manifestações junto do Campo Pequeno. Só estamos a aguçar a violência e outros comportamentos que queremos alterar.

Para além disso, temos que ter a capacidade de nos colocarmos no lugar das pessoas de quem discordamos, tal como desejamos que as pessoas consigam "vestir a pele do animal que maltratam" para melhor o compreenderem e possibilitarem uma alteração no comportamento.

Penso que é a única forma de conseguir uma discussão aberta, formadora e com alcances de mudança (ainda não consegui assistir a um debate que não acabe por roçar o mediocre...)

E não se esqueçam: não existem os "Bons e os Maus" - TODOS PRECISAMOS DE MUDAR...

Beijos e Abraços,

Carlos Feijão

Anónimo disse...

Acrescentar o quê... a tudo o que está dito... se as palavras parece que nem acreditam no que sabem... e não saem...
Abominável. Só mesmo requinte da raça humana. Não há qualquer outro animail que se lhe possa comparar. Porque nunhum outro faz espectáculo do sofrimento e morte.
Que pena... pertencer a esta raça... que ainda integra exemplares que não entendem nada de Vida.
Manuela Lamy

Anónimo disse...

Mas há por aí um "antropólogo" muito ufano que chama cultura a isto.
Concordo com a referência aos autos-de-fé, pois realmente também havia quem os considerasse um divertimento.
Apenas barbaridade, mais nada.

Bruce Spraitspringuing disse...

xiii patrao, estou aqui que nem posso. nem os decapitamentos da alqaeda me deixaram tão revoltado. Custa-me muito mais ver animais a sofrer que pessoas.
já tinha visto algumas touradas na TVE mas nunca me deparei com isto. já mais pensei que fosse assim tão mau. Penso que estas imagens não seja da MOITA, isto é espanhol com certeza, embora na MOITA as vezes também as façam, o Petrito de Portugal até já foi multado e tudo por ter praticado um "show" destes por lá. Não temos só a MOITA, temos o RIBATEJO todo a 100% e não esquecer a terra do nosso amigo ZÉ MARIA, pois claro BARRANCOS. Metam lá o zé maria a fazer de boi e o resto do BIG BROTHER e que nós todos iremos espetar espadas nas costas deles, isso é que era fixe. O turismo subia a 500%.
Bem realmente nunca tinha visto um touro a espirrar sangue pela boca, estou sem palavras...
Fico muito triste por saber que vivo num país cada dia mais "podre", o meu orgulho portuga está cada dia mais fraco e pronto...agora vamos esquecer os problemas que em quanto ouver campeonatos do europeus e mundias de futebol não existe portugal ruim e a apodrecer.....:D

Anónimo disse...

Ao Carlos Feijão.
Estou de acordo contigo, menos no jeito como criticas os excessos dos que contrariam esta abjecta "tradição", embora se perceba do teu escrito que entendes não ser fácil dar a volta a isto. É importante considerar que a tauromaquia envolve interesses poderosos, cruzados em diferentes direcções e espaços de poder. Por isto, a par da correcta ideia/processo de consciencialização que defendes, tem de surgir a agitação, se não mesmo a "provocação". Pois ainda por cima, como a "benção de Deus a todos chegam" não lhes faltam santos, santas e beatos seus patronos e padroeiras.

Um abraço.

Anónimo disse...

Boa noite, gostaria imenso que esta continuasse a ser uma boa noite por isso gostava de comentar esta tua noticia, independentemente da minha opinião pessoal acerca dos touros de morte. É assim,na Moita não há touros de morte,pois como sabes é proibido perante a lei em vigor em Portugal, só na nossa vizinha Espanha isso é autorizado, aliás estas imagens são espanholas. Na Moita aconteceu há uns anos um toureiro matar um touro numa corrida, mas foi levado a tribunal e pagou uma multa pela desobediencia da lei portuguesa.
A Moita é uma linda terra, cheia de cultura e arte sim senhor, terra de muita historia e imensas tradiçoes, se não acreditas visita esta linda terra em qualquer altura ou nas suas festas, Feira de Maio ou Festas de NªSª da Boa Viagem onde encontras imensas exposiçoes temáticas sobre a Moita, o seu artesanato com os seus tipicos barcos feitos em madeira e poderás tambem ver a magestosa procissão feita em honra de NªSªda Boa Viagem.Em conclusão,penso eu,que os meus familiares,amigos, conhecidos e desconhecidos, aficcionados ou não, não podem ser assim ofendidos por ti,chamando-lhes parvalhoes,visto da parvalheira chamada Moita se tratar.Sou da Moita e já agora para teu esclarecimento, tambem sou contra os touros de morte, mas isso não dá o direito a ninguem de ofender as suas boas gentes. Agora sim, penso que poderá continuar a ser uma boa noite para todos.
Obrigada pela atençao:
Teresa Silva

k7pirata disse...

Para a Teresa Silva,
quero esclarecer-lhe que nesta vila da Moita não foi só o Pedrito de Portugal que matou na arena, se não se recorda o Mário Coelho também o fez, sempre encobertos pelos aficcionados para que não fossem identificados pela policia de segurança publica, fugindo às autoridades. Experimente assistir a uma corrida "in loco" nas festas de Setembro aquando da corrida à Espanhola com Picadores e observe a barbárie nesta Moita, os lenços brancos do publico e os gritos como "mata lo" são de nos deixar estarrecidos (se mais animais não morreram na arena é uma questão de tempo, pois vontade para o fazer não lhes falta).
Quanto às imagens serem em Espanha, são de facto crueis e abomino-as em qualquer local que estas existam.
Para que lhe venha à memória, na vila da Moita tentam formar uma Fundação Tauromáquica a qual não será certamente para fazer festas aos animais.
Entenda que parvalheira (não chamei parvos) não se resume só às festas da srª da boa viagem ou feira de Maio, o resto do ano também conta.
Este post serve para as pessoas que ainda defendem as touradas (à Portuguesa ou à Espanhola) entendam que os touros são animais, que sangram, que mugem quando lhes é inflingida dor e se acha que não sofrem, estamos conversados.

Anónimo disse...

A minha terra é arredondada, coincide apenas com um ponto geográfico onde nasci, uma referência, a MOITA, mais precisamente numa barraca no espaço que o excelso Belmiro negociou, UmoDELO...

A civilização para se afirmar na distãncia que lhe é própria, elimina natural ou abruptmente todas as tradições, apenas mantêm-se mais tempo aquelas que se cozem com interesses negocistas.
A tauromaquia está na sua curta internacionalidade condenada pela estruturada irracionalidade que representa, a desaparecer. Em Portugal, que por hipocrisia nem os touros matam, desaparecerá mais cedo.

Ambas não me despertam interesse, pois admiti-lo será aceitar discutir variantes sobre hipóteses que acabariam sempre por consentir que parvalhões, supostamente corajosos da tradição, continuem a ter apoio para a tortura de animais; para a promoção de si próprios no quadro estupidificante que os pseudo comunistas, Lobo, Patarata, J. Gonçalves e quejandos se envolveram.

A tauromaquia envergonha todos os que se movem por um mundo diferente.

Sei a fórmula, sou capaz de a fazer, para arrebentar com todas as Praças onde vaidosos de lantejoulas torturam os toiros.

Desejo assim que no fim desta temporada, os MIÚRAS trocidam alguns do umbigo até às costelas...

Anónimo disse...

Ao Broncas.
Temos apenas perspectivas de actuação diferentes em relação a um sentimento comum - necessidade de acabar com comportamentos verdadeira e humanamente básicos, ignorantes e sedentos de sangue e sofrimento, mascarados com cores de uma "cultura e arte" que apenas tem um nome: negócio e lucro avultado. Se a tauromaquia não desse dinheiro, se ou quando o sacrificio na arena não der lucro, os senhores da morte serão os primeiros a abandonar a praça e a voltar costas à "tal cultura e arte" e ao ser vivo - touro - que tanto argumentavam ser necessário sacrificar para que não desaparecesse (se tivessem um minimo de respeito pela vida e pela vida deste animal, não o deixariam desaparecer de qualquer forma!...).
Muitas vezes, a primeira reacção que tenho, os primeiros pensamentos que construo face a situações como estas, são também no sentido de acusar violentamente, desejar o mesmo sofrimento infligido e achar que à força as situações terão que mudar obrigatoriamente.
Considero que sendo mais fácil reagir assim - à flôr da pele - os resultados nunca serão alcansados. Ficaremos eternamente a viver uma "guerra" e a esgrimar argumentos que, sendo alguns válidos, nunca serão ouvidos.
Mas acreditando numa verdadeira e profunda mudança através da informação, da formação e do conhecimento, pode levar mais tempo, mas será mais efectiva. Isto, porque a mudança faz-se de dentro para fora. Não provocamos mudança quando "injectamos" de fora para dentro conceitos e experiências que outros não tiveram tempo para aprender, nem experienciar.
E com tudo isto, acredito na firmeza, na perseverança, na voz gritante, na manifestação, na contestação, na irreverência, na indignação!...
Só não quero ser acusado de defender algo através dos meios utilizados por aqueles que critico.
Obrigado pela tua opinião.
Um abraço.
Carlos Feijão

Anónimo disse...

Para K7pirata,
Agradeço desde já a resposta, de qualquer modo gostaria de manifestar realmente o meu desconhecimento sobre se mais alguém já tinha morto um touro na Moita,pois e se leste com atençao na minha mensagem eu disse:"também sou contra os touros de morte",parece-me no entanto não teres dado nenhuma atençao a esta minha frase,pois fazes-me uma enorme explicação sobre o sofrimento dos animais,assunto sobre o qual eu não manifestei o meu desconhecimento e tão pouco manifestei que gostava de ver o sofrimento fosse de que animal fosse para divertimento das pessoas.É realmente uma barbaridade! Acima de tudo a minha mensagem era manifestar o meu desagrado perante o facto de teres dito "parvalheira chamada Moita" ,o que me parece não ter sido entendido pois na mensagem de resposta volto a ver "Entenda que parvalheira ...não se resumo só ás festas...o resto do ano também conta", lamento imenso esta resposta e realmente fico muito triste por verificar que não tens sensibilidade pelo facto de eu defender as boas gentes da minha terra, defender as minhas origens não gostando de ver chamar parvalheira á Moita(pois na Moita não existem só touros e aficcionados, existem outras tradiçoes tão ou mais importantes que isto)e aos meus conterraneos!Não podemos julgar todos pelo mesmo,devem ser feitas as respectivas diferenças. Quem não se sente não é filho de boa gente, lá diz o velho ditado, se és uma pessoa com sentimentos (penso que sim pela defesa que fazes aos animais) espero muito sinceramente que nunca ofendam a tua terra, porque se isso acontecer um dia vais perceber a minha mágoa e a minha mensagem. Agradeço imenso a tua atenção. Saudações moitenses!
Teresa Silva.

k7pirata disse...

Teresa estou contigo, não quero ver esta minha terra entregue a "lobys" tauromáquicos.
A tortura nunca foi cultura, mesmo que nos queiram acreditar que sim!!!
O facto de ter chamado à atenção para o resto do ano resume-se ao ignóbil momento que são as "Festas" esquecendo os outros dias. Epá aqui não vivem só católicos nem aficcionados entendes???
Ficamos sem o FIAR de Palmela este ano, que queres mais?? e era já ali ao lado. As Cantigas do Maio no Seixal já eram.
Se isto não é parvalheira só Sines com o seu FMM poderá ajudar esta Mouraria.
Abreijos (abraços e beijos) MOITENSES.

Anónimo disse...

Pois...
E o QI elevado serve para cometer estes actos de pura crueldade...
Triste mas real....

Anónimo disse...

Eu nada tenho contra as touradas ...também nada me move a favor ... no entanto !!!

...tenho por certeza que as touradas são manifestações de puro prazer para quem as pratica e para quem as vê !!!(e todos sabemos que por contra partido do sacrificio dos animais que intervêm nesses rituais e concretamente ... cavalos ... touros ... e cabrestos)!

e veja-se só que há até quem pague para as ver!!!, curioso não ???

è minha convicção que tecer comentários ofensivos a quem quer que seja ... é senão uma barbarie de igual monta... é no minimo um reconhecimento de aproximação mental a quem se recrimina... especialmente quando não se fundamenta !!!

... por outro lado... tenho a certeza que este espectáculo nestes Países e nomeadamente na Moita está dentro da lei ...os tais Matadores que mataram foi em desrespeito da lei .... e como tal sofreram ou deveriam sofrer respectivas penalizações.

.... estamos perante um espectáculo que nos Países onde tal prática acontece é efectivamente não só um acto legal como um gesto cultural !!!
(não sei o que diz a lei nomeadamente em paises asiáticos, embora aí definitivamente não possamos referir as touradas como um acontecimento ou ritual cultural)...

.... é importante falar-se sobre barbaries ... claro que o é !!! .... mas ... em determinadas situações parece-me haver algo de miopia ou interesse nas abordagens realizadas (não necessáriamente touradas)... por tudo ... alguns exemplos de atrocidades ...

.. animais dos circos para gáudio das crianças !! será esse o bom caminho para uma correcta formação de um futuro homem ou mulher ???
.... animais no Jardins Zoológicos em situações deploráveis na sua maioria !!!

..... cavalos de corrida ... será que correm com prazer ao serem chicoteados daquela forma ??? !!!

.... cães e outros animais (será por isso que se chamam domésticos) trancados em apartamentos ???

.....Papagaios ... caturras e todas as aves enjauladas ????

..... falcões "domesticados" ???

... o milhafre ou águia que pôem a voar no estádio da Luz (sitio fantástico para as origens da ave).. será cultural ??? mas ainda "ninguém" partiu a loiça toda ... porque será ???


... corridas de galgos ???

.... lutas de galos e cães ???

.... boxe ...ou será que pensam que os lutadores estão a ter prazer quando estão no ringue ??? o seu pensamento apenas se cifra no relógio para que acabe quanto antes ... todo aquele danado prazer para quem assiste ????

.... e será que alguém já pensou que em desporto de alta competição sempre que se defrontam adversários não existe prazer algum para quem o pratica... !!!(xadrez ... damas ... etc não tanto fisico)

..... Burros a tarbalhar ???(já em vias de extensão .. porque será ???) ... é o que irá acontecer com os touros de lide (ou não só o tempo o dirá)

.... é ainda minha convicção e tenho a certeza que o tempo encarregar-se-á de fazer desaparecer todas e quaisquer práticas que a humanidade recrimine !!!!

até lá ... meus amigos (diria eu porque não custa nada, ???) ... importa respeitar e ser respeitado... portanto não sejamos como aqueles que se recrimina!!!

por um mundo melhor

Mariachi

Anónimo disse...

... quantos às imagens ... é simples e uma palavra apenas ... ...HORRIVEIS.... mas .. meus Srs ... as horriveis imagens foram estratégicamente seleccionads ... !!!

se um qualquer fotografo reunisse algumas fotos de animais em agonia ....

.... ou quiçá de pessoas em agonia !!!!

... ou quiçá de crianças em agonia !!!

o que é que diria... exactamente a mesma palavra ......imagens ..................HORRIVEIS !!!!

por um mundo melhor e vamos lá também a fazer por parar com o circo da formula 1 ... e porquê ... simples os gazes libertados pelos carros (22 bolides)ao longo da época... são responsáveis pela morte de 53 pinguins no polo, consequencia directa do aquecimento do planeta !!!

por um mundo menos hipocrita

Mariachi

k7pirata disse...

Resposta para o Mariachi:
1º Diz você que não tem nada contra as touradas, eu tenho e pelos motivos já acima citados.

2º Diz que estes espectáculos são legais, sem duvida que os lobis monetários hão de sempre se impor à razão.

3º Até pagam para ver, curioso realmente, não sei se na Roma antiga também pagavam (o valor não interessa mas os princípios sim).

Não vou alongar mais, não tenho paciência para hipocrisias que dizem "deixa estar que isto mais tarde ou mais cedo muda".
Longa se torna a espera das gentes que ainda contêm alguma compaixão para com os animais, porque apesar de existirem outras que têm conhecimento das barbaries que existem apenas se limitam a deixar andar.
Com o tempo a coisa deve mudar, já não lançam humanos às feras para gaudio dos espectadores, até ver.
Arte?? Cultura??? não brinque com sentimentos de tortura.

k7pirata disse...

Manipuladas porque mostram a verdade?
Existem reportagens onde tambem se mostra (e dar valor a isso, porque geralmente as censuras não o permitem) de pessoas, crianças em agonia.
Se existem, preferia que elas fossem eliminadas?
Por um mundo menos hipócrita mude de atitude, tenha compaixão, comece a agir para que cenas horriveis como estas não se repitam.
Outro mundo é possivel mas é preciso mostrar o que vai mal neste e combate-lo.

Help Us! Animals wordwilde disse...

Isto é que é cultura??? Evoluam!!!!

Anónimo disse...

Viva a clutura e a arte!!!! que felizmente (sim felizmente) muitos têm a capacidade de entender e amar!!!!
quero saudar ainda todos os movimentos PRó toiros de morte!!!!
e deixar a todos os membros do blog Saudações Taurinas!Enhorabuena!!!!!

Anónimo disse...

K7 PIRATA É O MAIOR