O Clube «Loja de Ideias» convida a estar presente na sua iniciativa
«Sistemas eleitorais e Partidos Políticos II: Que reformas para o caso português»
que ocorrerá na Biblioteca-Museu República e Resistência (Rua Alberto de Sousa, 10-A à zona B do Rego) Quinta-feira, dia 6 Abril de 2006, pelas 21.00h.
No âmbito do ciclo sobre a «Reforma do Sistema Político Português», e no suporte da iniciativa do «Call for Papers», o Clube «Loja de Ideias» apresenta a conferência «Sistemas eleitorais e Partidos Políticos II: que reformas para o caso português?»
Este evento apresenta a segunda parte de um conjunto de reflexões sobre os Partidos Políticos, partindo sempre da premissa da inevitabilidade sistémica da existência dos mesmos como intermediários privilegiados entre os cidadãos-eleitores e o Estado. Em todas as iniciativas a ideia é apresentar uma dupla dimensão analítica, criando um espaço discursivo preenchido quer por académicos quer por políticos, procurando no confronto entre a Teoria e a Prática o espaço de construção da reflexão.
Nesta conferência pretende-se abordar o tema da reforma dos partidos políticos, seleccionando para o efeito dois casos de estudo muito particulares: o PCP, o mais antigo partido português, que atravessou incólume as últimas 7 décadas da nossa história; e o recente Bloco de Esquerda que, assumindo-se como partido de novo tipo, pretende organizacionalmente apresentar algumas novidades. Contamos também com dois académicos e estudiosos da temática, que procurarão apresentar uma dimensão comparada e teórica, a articular com a experiência prática dos outros convidados.
A iniciativa contará com a presença dos seguintes conferencistas:
-João Teixeira Lopes, deputado do BE
-Representante do PCP
-Manuel Meirinho Martins (ISCSP-UTL)
-Andrès Malamud (CIES-ISCTE),
-Moderador: Clube «Loja de Ideias»
Debate aberto ao público.
O Clube «Loja de Ideias» apresenta-se como uma iniciativa não partidária e não ideológica e tem como objectivos contribuir para a construção de novos espaços de debate e intervenção política, fora dos círculos institucionais, visando uma melhor e oleada articulação entre a sociedade civil e a sociedade política e partidária. Em suma, interessa-nos a actividade cívica, articulada numa múltipla dimensão social, política e cultural, contribuindo para uma redefinição conceptual do Espaço da Cidade Contemporânea
Contacto:
José Reis Santos
josereissantos@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário