quarta-feira, março 01, 2006

Por Esta Também Não Esperava

A proposta do BE na Assembleia Municipal, foi uma inicíativa de mau gosto, inoportuna e desenquadrada da realidade do Concelho.
Nela está subjacente a má fé, a confessa intenção de põr em causa o esforço de décadas deste Município em prol do equilibrio ecológico, demonstrado pelas múltiplas iniciativas verdejantes e ervanárias realizadas em todas as Freguesias.

Terem a desfaçatez de até propôrem e eleger o Sobreiro, quando já não existe indústria corticeira no Concelho, não só é uma estupidez no plano económico, como uma provocação ao executivo eleito, que já deliberou substituir os Sobreiros nas traseiras da MERCMOITA por Azinheiras, tal como o fará com as Palmeiras da Envolvente à Praça de Toiros.

Tratou-se de uma iniciativa de baixo nível, pois ignorou que as opções do Executivo assentam em estudos científicos, que atestam a excelência dos valores calóricos e proteícos da bolota de azinho. Descoberta oportuna, cuja promoção servirá o desenvolvimento sustentado pela vertente pecuária, permitindo apurar e multiplicar a melhor espécie de Aureodáctilos.

Foi justa a posição do Srº deputado Merendas, pois conhece bem a importância da bolota de Azinho, votou contra com convicção.
O Srº Madeira só votou contra porque é um defensor das Palmeiras, anda triste com a substituição que vão fazer.
A Srª deputada dos Verdes, cuja conjugação do nome já indica, só votou contra porque é simpatizante das liliáceas, a Helónia, pelo seu aparato deslumbrante e ornamental. Já o Srº Faim, que se absteve, vai ter chatíces, pois já são muitos a perceberem que ele já percebeu quem anda bem "montado", para destruir o montado.

Cá por mim, nesta época de jejum e abstinência, aguardo a Primavera, pois não me vão faltar "azedas e malmequeres"...

18 comentários:

Anónimo disse...

O Srºengenheiro Faim que se cuide, porque se pensa como o Morgado, o tal que nem foi eleito, e como os estatutos do Partido Comunista apontam como dever de qualquer eleito - defender a autonomia dos orgãos e respectivas instituições que o povo pelo voto lhes confiou. Os pataratas mais os santos e quejandos vão-lhe dar cabo do canastro.

nunocavaco disse...

Era interessante colocarem a moção e tentarmos perceber qual o sentido. Se calhar é um sentido de ataque à câmara municipal- se calhar o objectivo é muito subjectivo e não só defender os sobreiros- mas se calhar estou a delirar porque neste concelho só a C.D.U. é que funciona assim.

k7pirata disse...

Parece-me a mim Nuno, que o titulo da moção era mais que evidente, "Preservação e Defesa dos Espaços Verdes".
Preservar e fomentar espaços verdes é mais que evidente, ou apesar de verdes são como as melancias, verdes por fora e vermelhos por dentro, sem olhar aquilo que possa estar em defesa do ambiente.
Como já disseste num post no Banheirense (que já faz parte das nossas ligações) "também erram". Será que foi mais um erro crasso em defesa do verde deste concelho em detrimento do betão??
Ou então como a moção partiu de outra força política já não interessa o verde nem o ambiente?

Anónimo disse...

Onde é que esteve a capacidade unitária no sentido de em plena Assembleia, gerar em conjunto um texto, senão mais objectivo, pelo menos consensual, ainda por cima numa matéria que é sensível a todos? - Neste caso não existem argumentos que valham, a maioria é responsável.

Ou será que a referência a Sobreiros incomoda os que querem destruir o montado? Ainda por cima sem lá plantar Azinheiras.

Anónimo disse...

venham as actas da assembleia

nunocavaco disse...

Os sobreiros são muito importantes, como o são as azinheiras, alfarrobeiras e o que for. Amigos existem entidades responsáveis pela autorização de abate de sobreiros, estas entidades também fiscalizam a acção das câmaras, se alguma coisa não é como devia ser, deviam fazer queixa não levantar calúnias. Atenção gostaria que me explicassem qual a importância especifíca de haver entidades competentes.

Anónimo disse...

No meio desta discussão, ajudava muito conhecer quem coordena a bancada da CDU... AI SE O GERÓNIMO APARECE POR CÁ!!!!????...

k7pirata disse...

Sim Nuno tens razão, qual a importância especifíca de haver entidades competentes, quando algumas que deviam preservar não o fazem.
É tipo o homem das 4 sogras, que despeja a fossa para o meio da rua e está tudo bem.
Para quê votar favoravelmente a moção do BE?
Se já leste a moção no blog do bloco, diz-me onde está a discrepância que leva o PCP/Verdes a votar contra, é isso que ainda não entendi. Marretice?
Sem rodeios nem faenas à questão.

nunocavaco disse...

O meu entendimento não é esse, acho que é um ataque à CDU e sublinhado pelo Deputado Municipal Chora (que está no seu direito), não podem esperar que CDU assine por baixo.

Anónimo disse...

Cá por mim, se a cada sobreiro surgir uma azinheira, fica tudo bem. O importante é tratarmos da questão dos transgénicos, bem mais complexa do que muitos supõem - pois se no mercado surgirem tomates transgénicos a 50% do preço dos ditos biológicos, com a fartura que aí anda, o pessoal não os compra.
Então e as Vacas não herbivoras, que pastam naqueles frondosos pastos, atascadas de merda até ás têtas, quando é que merecem uma moção?
Reparem bem o que o caso do Sobreiro já
fez descobrir.

Anónimo disse...

estive na Assembleia Municipal e posso dizer-vosquea CDU, pelo sr. Manuel Madeira, declarou disponibilidade para considerar a proposta do BE se este aceitasse alterar aspectos sugestivos de insensibilidade e voltar-de-costas, no assunto em questão, do poder local e de, pela indefinição, colocarem tudo no mesmo saco,ex.: destruição em Sarilhos de +- 120sobreiros pela mão(autorização) do Ministério da Agricultura, sem que a CMM pudesse intervir, há +- 6 anos. O Be não se disponibilizou para o consenso e estranhamente o sr. Chora fez uma intervenção que pareceu mais interessado em condenar a CDU do que criar entendimentos e promover, sobre a matéria, os encontros que supostamente pretendia. A votação, ao cenário descrito, já sabem qual foi.
Inteligência parece-me ser a melhor receita para as relações em grupo, mas... o sr. Chora lá saberá. Mais pormenores, só disponiveis nas actas da Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Se assim foi, o Broncas vai concerteza ter de rever o post...

Anónimo disse...

Yo, que passa??
Afinal a disponibilidade da CDU em mudar a moção do Bloco resumia-se a quê?
Mudar o Cabau para o concelho de Palmela? ou para o Barreiro?? Nova vivenda para o homem das 4 sogras??
PDM à pazada??
Já sei!! Praça de Touros na Fonte da Prata??
Faz-me lembrar a moção do BE sobre o Tratado de Quioto (a China estava incluída) e pelo que parece, não era moção em que o concelho da Moita (País: Portugal), ou outro qualquer concelho se enquadrasse, o BE entendeu por "bem" assimilar a sugestão da CDU, retirando a palavra China (Dasss até aleija).
Nesta ultima o que esperavam??
O BE propôs aceitar alteração na moção desde que a palavra Sobreiro fosse substituida por Pinheiro ou coisa que o valha. Nunca a favor do betão!
Venham as actas!!
ULEPIM e outros BADOCAS minam a seriedade dos justos.
Cá por mim o terreno onde se ergue a Câmara Municipal (e outros) ainda é propriedade dos artistas que mexem daqui e dali.
Sá Fernandes e Anita na Moita, deixavam a Etermar e afins a desaçorear a caldeira Fenícia.

Anónimo disse...

Ao: Lob(o) is omen

Porque tb estive na Assembleia Municipal e entendo não existirem inocentes/coitadinhos, como quer fazer querer, tenho de o corrigir à cerca da moção s/ protocolo de quioto, do BE:
1- A moção tinha 2 pg. cujo conteúdo não articulava, deixando a ideia de lhe faltar página(s).
2- A moção continha erros históricos, grosseiros- nos intervenientes, na abrangência e no tempo.
3- A CDU disse não poder aprovar, devido ao chorrilho de erros, a citada moção, a menos que o BE a corrigisse.
4- O Sr. Chora disse que a moção não foi feita pelo BE/Moita (hahaha), mas oferecida/ proveniente (?) de alguém da organização nacional e, pelas palavras dele, o BE não conhecia o assunto e sugeriu (o que provocou uma gargalhada geral) que fosse o próprio grupo da CDU a reformular a proposta que eles tinham apresentado, o que(demonstração de cooperação) foi aceite e executado numa ligeira pausa (10 min.) dos trabalhos da Assembleia.
Há-de compreender que a CDU não tem culpa das limitações do BE moiteiro e não pode, para evitar amuos, andar constantemente a corrigir os trabalhinhos de casa do BE, encomendados por alguém superior, para eles mostrarem serviço e os mesmos poderem ser aprovados.Eles são crescidinhos e os deputados da CDU não têm o papel de tutores ou educadores de jardim de infância.
Mais pormenores, só disponíveis nas actas da Assembleia Municipal.

k7pirata disse...

Não posso valer ao Lob(o)_is_omem nem ao anonimo.
Só mesmo com recurso às actas.

nunocavaco disse...

Caro Broncas afinal nem tudo é assim tão claro. Já agora propunha que comparassem as actas com o Blogue do Bloco de Esquerda no concelho, é que se calhar a mensagem que passam lá não é a mais verdadeira (para não dizer outra coisa).

AV disse...

Será que a acta foi bem feita ?
Será que o céu é azul ?
Será que a água molha ?
Será que as cegonhas trazem os bebés ?

É que este Nuno é o máximo, não esteve lá mas sabe e opina que se farta. Até sabe melhor qual era a moção do que os que a escreveram.

Andam-lhe a subir à cabeça as perspectivas para 2009, é o que é.
Já está em campnha.
Isto é que é visão.
E reconhecimento do trabalho político desenvolvido em prol da comunidade.
;)

AV1

Anónimo disse...

Já integrei a A.Municipal, vão uns anos. Por solicitação dos companheiros de bancada, ou das outras, escrevi e reescrevi, muitas senão dúzias de moções, sem a tentação de humilhar outros ou granjear o direito de subir degraus. Estive lá pouco tempo, mas o bastante para perceber o medo de muitos pelo risco de não brilharem, e a mantaníce prevalecente que os levava a aprovar assuntos sem ler e sem conhecer as implicações do que estava em causa. Mal que tocava a todas as bancadas. O cenário p'las descrições que estão a fazer, parece-me o mesmo.
Para mim o assunto é ou Sobreiro ou Azinheira, Pinheiro é que não. Anda aí a epidemia do nemátodo...

Por enquanto não me sinto com obrigação de rever o Post.