sexta-feira, março 31, 2006

Pela Memória

A Isabel no Troll Urbano escreveu este post ao que surgiu a ideia (nas caixas de comentários) de se encher a caixa de comentários de um empreendimento a bem da memória de um passado recente.
Leiam o que está a seguir........

Lugar de festas de família, em pleno Chiado Por: Isabel Faria
Através do Renas e Veados, descobri este site. Convido-vos a todos a visitar este site. É o site de promoção e venda do condomínio fechado e de luxo que se está a construir na sede da PIDE, na António Maria Cardoso.Párem um bocadinho, tomem um bocadinho do vosso tempo e leiam a história do edifício. A história da sede da Pide-DGS. Onde foram presos e torturados milhares de homens e mulheres. E digam-me se eu estou a ficar louca ou se neste país se perdeu definitivamente a vergonha. Estamos em 2006. Faz hoje trinta e dois anos, a esta hora, a PIDE ainda prendia e torturava "em pleno Chiado". Digam-me que me estou a escandalizar por uma ninharia...ou confirmem-me a loucura. Ou a falta de vergonha de quem permite que se negue e se reescreva a história. E que se reduza a memória da António Maria Cardoso, ao casamento de D.Teodósio com a prima Isabel.

A concretização desta iniciativa ocorreu com esta posta
"Pela memória" Por:Isabel Faria
Quando ontem escrevi este post, a Helena Romão, na caixa de comentários, fez esta sugestão: "Isabel, e não podíamos organizar uma iniciativa do tipo encher-lhes a caixa de mail a dizer que falta o resto da história do edifício, e que é publicidade enganosa?Arranja-se uma espécie de texto modelo. Cada um pode aproveitar ou não, escrever o seu próprio texto ou apoiar-se no modelo. E entupir-lhes a caixa do correio". Sugestão que, imediatamente, aceitámos.
Essa é, então, a nossa proposta. Que se crie uma corrente, chamar-lhe-iamos "Pela memória" e enviariamos, para o Email da empresa, uma mensagem a "lembrar-lhes" que a PIDE existiu e que exigimos que a História e a memória sejam respeitadas. Pedimos a todos que concordem com a iniciativa que a publiquem nos vossos Blogs e... mãos à obra.

Proposta de texto:
Ao consultar a página na Internet deparei-me com algumas incorrecções que urge corrigir.
Na página dedicada à história do edifício, os senhores mencionam apenas os contecimentos até 1640. Como sabem, estamos em 2006 e, entretanto, houve História naquele edifício. Como também sabem, o edifício foi sede da PIDE-DGS, polícia política do regime fascista. Até 1974 era para aquele edifício que eram levados os presos, para serem interrogados sob tortura. Como é público, os maus-tratos levavam, não raramente, à morte.
Omitir as mortes e as torturas é publicidade enganosa. Naquele lugar não houve, apenas, banquetes e festas de casamento. O fascismo existiu. A PIDE-DGS torturou e matou.
Exigimos o respeito da História do País e da memória de quem ali sofreu e morreu. O Email da empresa é pacododuque@temple.pt.
A todos que a possam divulgar segue este pedido. Mandem por mail, publiquem nas vossas páginas e acima de tudo vamos entupir as caixas de comentários daqueles que nos querem apagar da memória todo o mal que a pide fez.
Obrigado pelo tempo dispensado.

1 comentário:

Anónimo disse...

... ou então fazer google "a bombs inside wtc"