segunda-feira, março 27, 2006

Passeio, colóquio e convívio

.

Divulgação de e-mail chegado à nossa caixa de correio dos "Amigos da História Local".

Descobrindo a História nas margens do TejoDa Pré-História ao século 20

No dia 2 de Abril, Domingo, partiremos do Parque das Canoas (Gaio) pelas 10:00h e fazendo um percurso a pé vamos conhecer a investigação que se está a fazer sobre a construção naval no Estaleiro do Gaio, passando depois às descobertas arqueológicas do Neolítico, avistando a Ponta da Passadeira a partir do miradouro do Rosário, sabendo como funcionavam os fornos da cal, as salinas, os viveiros, as portas de água e moínhos de maré, desfiando séculos, desde a pré-história até ao século passado.
Na volta faremos uma paragem no Rosário, para o café da manhã e ao chegar ao Gaio seguiremos nas viaturas rumo a Sarilhos Pequenos.
Aí na Associação Naval de Sarilhos o Presidente, Mário Pinto - que também é um amigo da história local - abordará o que a colectividade tem procurado fazer em prol da promoção e salvaguarda do património náutico. Seguidamente o António Gonzalez vai apresentar algumas imagens dos locais que tem investigado ao longo dos anos, para que possamos melhor interpretar a história local na sua relação com o Tejo. O Tiago, que regressou há pouco tempo de um campo arqueológico no sul de Marrocos vai-nos também contar como foi essa experiência.
Depois segue-se o almoço, para o que sugiro que os interssados tragam uma merenda. Será um momento de convívio onde se poderá falar de recriações históricas, história local, ou de tudo o que mais nos aprouver! Se o tempo não ajudar ao passeio, mantém-se o ponto de encontro no Gaio pelas 10:00h, mas seguiremos para o colóquio e o almoço-convívio.

2 comentários:

Ponto Verde disse...

finalmente e merecidamente linkámos o arre -macho!!!

k7pirata disse...

Obrigado amigo. Fico contente por ser merecido e não por frete :)