quarta-feira, março 08, 2006

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Brochura J.F.Moita

Não, não é o dia de Nª Srª, que fecundou só com a visão do anjo.

"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo."


Quero referir também e transcrever um excerto do texto de Alexandra Kollontai, datado de 1913:

(...)O Dia da Mulher é um elo na longa e sólida cadeia da mulher no movimento operário. O exército organizado de mulheres trabalhadoras cresce cada dia. Há vinte anos, as organizações operárias não tinham mais do que grupos dispersos de mulheres nas bases dos partidos operários... Agora os sindicatos ingleses têm mais de 292.000 mulheres sindicalizadas; na Alemanha são à volta de 200.000 sindicalizadas e 150.000 no partido operário, na Áustria há 47.000 nos sindicatos e 20.000 no partido. Em toda a parte, em Itália, na Hungria, na Dinamarca, na Suécia, na Noruega e na Suíça, as mulheres da classe operária estão a organizar-se a si próprias. O exército de mulheres socialistas tem perto de um milhão de membros. Uma força poderosa! Uma força com a qual os poderes do mundo devem contar quando se põe sobre a mesa o tema do custo de vida, a segurança da maternidade, o trabalho infantil ou a legislação para proteger os trabalhadores.(...)

A realidade sindical já não é a mesma nos tempos que correm, muito à custa do absolutismo partidário. Fica no entanto a forma de luta contra a globalização selvagem e o capital desenfreado.
Temas como a Interrupção Voluntária da Gravidez, ainda lança mulheres para o banco dos Réus.

ATÉ QUANDO???

Dedico a todas as Mulheres o tema que em tempos a "mp3za" (onde andas moçoila?), pediu para colocar como som de fundo:
"Cantiga Sem Maneiras" - G.A.C.

6 comentários:

Trilby disse...

Senhores, sou mulher de trabalho
E falo com poucas maneiras
Porque as maneiras
São como a luva que calça o ladrão
....

Boa lembrança. Obrigada!

Trilby disse...

Desculpa, já agora podes dizer-me onde posso arranjar o mp3 da Cantiiga sem Maneiras (Só tenho em LP) que eu aproveitava e punha lá no meu estaminé também.
Desculpa lá o abuso. :)

k7pirata disse...

Olá Trilby.
Posso te enviar o url do tema, envia-me um e-mail para eu te mandar o alojamento da musica.
Se quiseres o "pois canté!" (album todo)em mp3, também o posso enviar.

Abreijo

k7pirata@gmail.com

Anónimo disse...

Só agora aqui vim com calama. Agardecer a prenda e ouvir a música. E recordar um conecerto ca Carregueira, ao pé de Chamusa, que deu direito a um chinfrim do meu pai,quando cheguei a casa, que nem imaginas...também é quem me manda pensar que já era mulher???!!!
Um abraço....ok, vou-te roubar a palavra, já que estou em tua casa. Um abreijo. è assim, não é???:)))
È uma palavra bonita.
Se bem que tenha o condão de me fazer lembrar umas tortas amarelinhas, com um recheio castanho, que se vendem aí para essas bandas!!!E isso é mau para a linha!!

Anónimo disse...

Para que o sacrifíco tenha memória, para que luta tenha sentido,para que a alegria seja convicta.
Gostei da iniciativa.

Não ajudo a minha mulher,
Divido o trabalho.
Não faço amor com a minha mulher,
Somos apenas dois amantes.

k7pirata disse...

Sabia que ias gostar Isabel ;)
Boa malha Gaio.