quarta-feira, fevereiro 15, 2006

OPA e opereta…

As previsões do director do Banco de Portugal de que a retoma só vai chegar daqui a uns dois anos provam, mais uma vez, que Vítor Constâncio é o desmancha-prazeres mais bem pago deste país e, ainda por cima, está irremediavelmente atrasado… Os sinais não enganam. Nem é preciso o talento de um Zandinga, do Luís de Matos ou do bruxo Alexandrino para perceber que Portugal entrou num novo ciclo de confiança. Andavam para aí a dizer que os portugueses eram os consumidores mais deprimidos da Europa e, de repente, zás! Ora toma lá duas vezes – uma retoma completa, daquelas de fazer inveja a Bordalo Pinheiro.

A primeira revelação chegou em 22 de Janeiro. Na verdade, tratou-se de uma simples confirmação do anúncio feito, há pelo menos cinco anos, pelos oráculos dos media: D. Aníbal I foi entronizado, não pelos esmagadores 60 ou 70%, mas por uns escassos 0,6% – o povo é demasiado imprevisível... Outro galo cantaria se muito “povo de esquerda” não tivesse ficado em casa, como espectador de bancada, pouco entusiasmado pelo espectáculo e descrente na vitória.

Com tal começo, em 2006 ninguém nos pára! É verdade que ainda não ganhámos nada. Mas, desta vez, nem é preciso o professor Marcelo apelar às bandeiras nas janelas… Ainda temos de esperar por Maio para saber se o Benfica será bicampeão, se Sporting ou Porto lhe arrebatam o título, a menos que um ‘outsider’ venha de Braga para estragar a festa. E a 14 de Maio, no Jamor, veremos quem levantará o “caneco”… É difícil aguentar tanta ansiedade: só em Junho “a equipa de todos nós” disputará o título de campeão do mundo! Premonitoriamente, foi divulgada uma nova versão do hino nacional, sob a forma de anúncio da PT. Calma, caro ouvinte, estamos quase a chegar…

A grande notícia estava guardada para 7 de Fevereiro, com abertura simultânea em todos os telejornais: a OPA da Sonae para a compra de 51% do capital do grupo PT – mais uma maioria absoluta! Os comentários não se fizeram esperar. Disse Belmiro para o filho, Paulo de Azevedo: “Eh pá, é uma pipa de massa!” – 15 mil milhões de euros, a somar aos milhões de dívidas da PT, mas nada que um capitalista patriótico não possa suportar, a Bem da Nação! "O que está a acontecer à PT estava escrito nas estrelas. Só faltava saber a data. Era inevitável." - André Macedo, no “Diário Económico”. "A PT estava mesmo a pedi-las." - Luís Miguel Viana, no “Diário de Notícias”. O mais profundo de todos, claro, foi Marcelo Rebelo de Sousa, na RTP: "Para muitos, a OPA é o fim do 25 de Abril, do tipo de economia que surgiu na altura. É um capitalismo à americana."

Querem maior motivo de optimismo? E tudo a bem dos consumidores: inovação, concorrência, rede fixa, rede de cobre, telecomunicações mais baratas, Internet de banda larga, televisão por cabo, por telefone, na cozinha, na casa de banho… Nada de publicidade enganosa! Por coincidência, nos últimos tempos, têm andado por aí uns rapazes da Sonae a bater ás portas, oferecendo Internet mais rápida e mais barata, com telefone sem assinatura, denunciando a exploração infame do monopólio da PT. E eis que o seu patrão, qual justiceiro, quer comprar a PT. Em nome da concorrência e para acabar com o monopólio… Estão a ver o alcance?

Esta novela irá arrastar-se por mais uns meses e promete um pouco de tudo: OPA e contra-OPA, jogadas na bolsa, etc. Entretanto, as acções da Sonae vão subindo e as da PT baixam – daqui a algum tempo, ainda vão agradecer os 9,5 € oferecidos nesta OPA… E os subscritores do “Manifesto Portugal” não podiam estar mais satisfeitos, pois 74,2% das acções da PT já se encontram em mãos estrangeiras e agora poderemos ter um “núcleo duro”, a prova da grandeza do capitalismo nacional e do seu capitão-mor, Belmiro. Estranho é o silêncio da espanhola Telefónica, sócia da PT na rede móvel Vivo (da América Latina), mas ninguém de bom-senso acredita que esteja fora-de-jogo…

Inquietos andam os trabalhadores – sempre ingratos! – com a salvaguarda dos postos de trabalho e com uma dívida de 2400 milhões € (quase meio milhão de contos) da PT ao seu fundo de pensões e ao financiamento do plano de saúde. Mas ninguém duvidará que a regularização desta dívida vai ser a primeira prioridade da Sonae e do engenheiro Belmiro. É já seguir!

No país real, Valentim Loureiro e Isaltino de Morais foram, finalmente, acusados. E a Fátima, de Felgueiras, visitou Fátima discretamente, com uns mil peregrinos, dizendo-se perseguida pela comunicação social… Mas se você é um eterno insatisfeito e não dá graças aos céus por este país de opereta, então sempre lhe digo: não basta trocar de músicos, é preciso mudar a pauta.

Alberto Matos

Sem comentários: