domingo, fevereiro 19, 2006

Existem outros caminhos

Não estou na Palestina. Não estou na faixa de Gaza sem emprego, sem pão, sem esgoto, água e luz só ás vezes, naquela tormenta desde 1948, data inesquecível em que a organização terrorista IRGÚN, dirigida por Menahem Begin massacrou os habitantes da pacífica aldeia Palestiniana Dei Yassin. Não estou lá, onde o processo histórico foi fabricado e forçado, onde o desespero se encontra com o fanatismo religioso.

Estou em Portugal, país que apesar das crescentes dificuldades ainda vigora a liberdade de expressão - em que o desespero de muitos concidadãos não deveria de ser "matéria prima moldável", susceptivel à manipulação, ao engodo do fanatismo religioso, à ardilosa falsa esperança.

Mas ao contrário, os poderosos forçam recorrendo aos fortes meios que controlam para travar a evolução da consciência social e politica, receiam o recurso ao direito de manifestação, temem a desobediência geral, pois sabem que o actual sistema que lhe garante a exclusividade da riqueza está em crise paradigmática, sem solução além de paleativos.

Hoje aí está um exemplo concreto, os três principais canais de televisão em instrumentalização absoluta, propagam obcessivamente as cerimónias eucarísticas do 2º funeral de Lúcia, funeral premeditado por bispos, sobre o qual ninguém sabe dizer qual é a opinião de Deus.

Os poderosos do capital,que ainda recentemente conseguiram eleger o seu candidato á presidência, têm agora o apoio dos bispos gestores de 3,8 milhões de contos/ano de lucro daquele santuário mariano, no trabalho de ofuscar e iludir misérias na oração de apelos á esperança e á paz, na manipulação de consciências, abusando da fé que abarca a maioria dos portugueses pela matriz cristã, prevalecente nas referências históricas e culturais do nosso País.

A manipulação é adversária da liberdade, é cêbo escorregadio para o fanatismo, retira espaço aos outros ao fundamentar direitos exclusivos. É o culto da obediência cega que levou Abraão a dispor-se a matar o filho.

A comunicação social, actualmente propriedade dos grandes grupos económicos e financeiros, nomeadamente as televisões, prestaram-se a tal violência.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://markonzo.edu Must have: actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], 848, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], 94524, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], lfggnu, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], mhpebgy, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], sdmlr,