segunda-feira, janeiro 23, 2006

O POVO "está feliz"

No dizer e escrever de alguns cronistas, o Presidente é uma figura superior. Ele está omnipresente, é omnipotente e omnisciente. O povo está feliz, segundo eles até parece que elegeram Deus à presidência.

Pondo de parte o à parte, nesta "democracia" não me passa pela cabeça duvidar da legitimidade desta eleição, o Srº Cavaco Silva é de facto o novo Presidente.

Eleito por apenas mais 0,6%, evitando a 2ªvolta, é o Presidente até hoje eleito com menos votos. Facto que calculo, pesará no estilo inicial da sua presidência.

Mas quem sem concorrer mais ganhou foi o Srº Sócrates. Defensor de um bloco central permeável a pactos de regime. Quem na circunstãncia melhor que Cavaco para o conseguir? ele que tem à sua mercê a entusiástica vassalagem do PSD. Sócrates safou-se de boa... de uma assentada livrou-se de M. Soares e de uma 2ª volta com Alegre, pois esta traria uma grande bronca ao seu PêyeS. Não é por acaso que Sócrates não só "já perdoou, como apelou a que perdoassem" Alegre.

O 1º ministro cedo percebeu que nestas eleições presidenciais, porque o Capital quer mais garantias politicas, pelo PS não arranjaria desta vez o candidato que lhes agradasse, vai daí premeditou a hesitação e o atraso, deu espaço ás intrigas dos Ratos do Largo. Cagou-se para a esquerda, para as promessas eleitorais que fez, pois a base de apoio para as politicas que prossegue, é o Capital que na busca de mais garantias dera desta vez o seu apoio a Cavaco.

Deus não foi eleito. Mas surgiu uma nova sagrada familia - Cavaco,Sócrates&Capital.

1 comentário:

k7pirata disse...

Só nos saem "duques" e "senas" tristes.