domingo, novembro 20, 2005

-PERDOAI-ME SENHOR!

Hoje é Domingo, como sempre, não fui á missa.
A vizinha ao lado também não foi, coitada tem outros motivos, a idade e a doença, não se desloca, espera à anos pelo milagre que não acontece, mas participa sempre na missa, cumpre sempre as suas obrigações litúrgicas, apenas não comunga, é que o corpo do Senhor não salta do televisor que aos Domingos de manhã lança um som de bradar aos céus.

Perdoai-me Senhor!
Porque sujeito á desgraçada expiação de um herege, condenado á violenta barulheira do Purgatório, por instinto salvador lembrar-me do Congresso da Nova Evangelização e das noticiadas reuniões no conclave dos Jerónimos - que com ou sem batina, celibatários discutiram o casamento, o divórcio, a perversão do preservativo e demais temas da patriarcal Sagrada Familia, em que a mulher nem sequer é dona do seu ventre.

-Perdoai-me Senhor!
Mas este Congresso é sem dúvida a apoteose do catolicismo português, que durante o século XX não precisou de recorrer à reflexão teológica, bastando-lhe o amen da Ditadura Fascista e quase a partilha do poder, forjando na aculturação obscurantista uma devoção mariana, feminina que se concentrou em Fátima no Imaculado Coração de Maria. Este Congresso foi assim inspirado por duas mulheres - Terezinha do Menino de Jesus e NªSenhora de Fátima, sendo esta nem mais nem menos a fundadora do chamado "Altar do Mundo".
As mulheres apesar de deserdadas do seu ventre, adquiriram tal importância, que o Cardeal não se conteve e disse,"uma das ameaças para a Igreja nos nossos dias, é o risco de perder a mulher...enquanto houver portuguesas, é de esperar que também haja mulheres santas e capazes de abraçar o mundo em acto de amor".

-Perdoai-me Senhor!
Mas se tais frases fossem proferidas ao tempo de Pina Manique, Srº do Intendente, onde é que iriam parar as Santas Mulheres capazes de actos de amor daquela dimensão?

-Perdoai-me Senhor!
É que parece-me que este Congresso marcado pelas celibatárias reflexões, enveredou pelo profano de tal forma que nem o recurso à Teologia Fundamental nos seus vários modelos, como o antropológico transcendental, estético-fenomelógico, sistémico, hermenêutico, práxico-comunicativo, experencial, critico e doxólogico, conseguirá libertar-se da caracterização de ser uma iniciativa embusteira e manipuladora, uma grande operação exorcista, a tentar mais uma vez moldar a mente portuguesa.

- Perdoai-me Senhor!
È que eu não fui apanhado pela aculturação teológica nem pela arregimentação catequista, e ainda por cima calculo ser descendente de uma mulher desgraçada, pobre e prostituta, considerada bruxa que foi atirada á fogueira à 250 anos.

Por tudo isto Senhor, faz-me confusão como é que autorizou o Congresso da Nova Evangelização.

-Perdoai-me Senhor!

Sem comentários: