quinta-feira, outubro 27, 2005

Tantos anos passados e...

Senhores,
sou mulher de trabalho,
e falo com poucas maneiras,
porque as maneiras,
são como a luva que calça o ladrão.

Ás vezes,
eu ponho-me a pensar,
na vida das trabalhadeiras,
e nas canseiras,
com que ganhamos a fome e o pão.

Há tanta gente como eu,
tantos que pensam como eu,
e a minoria que nos rouba e mente,
são os burgueses que mandam na gente.

Cravos, gravatas e bonés,
nunca vi tantos rapa-pés,
enquanto for o burguês a mandar,
é o fascismo que vai regressar.

Senhores,
sou mulher de trabalho,
e falo paras as trabalhadeiras,
sem as maneiras,
dos democratas da governação.

Ás vezes,
cheguei a acreditar,
que a nova democracia,
acabaria,
com o fascismo e a exploração.

Mas se isto assim continuar,
com os patrões a comandar,
o desemprego e a carestia,
são os canhões que nos querem matar.

E enquanto nos dizem para votar,
já está o burguês a preparar,
outro fascismo de cara mudada,
enquanto a gente anda assim enganada.

Senhores,
sou mulher de trabalho,
estou farta dessas brincadeiras,
são só maneiras,
de nos prenderem com outro cangaço.

Ás vezes,
eu ponho-me a falar,
e digo às minhas companheiras,
outras maneiras,
de nos unirmos para dar mais um passo.

Vamos lutar e sanear,
vamos ser nós a comandar,
com esta luta por um mundo novo,
e os operários à frente a guiar.

E há tanta gente para lutar,
pela democracia popular,
que não há falsos amigos do povo,
que nos impeçam de um dia ganhar.

E há tanta gente para lutar,
pela democracia popular,
que não há falsos amigos do povo,
que nos impeçam de um dia ganhar.

(ZMB/GAC) ou estarei enganado?

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está uma letra que à muito nos fazia serrar o punho e ranger os dentes.
Nos tempos que correm a vontade de mudança continua.
Exploradores, opurtunistas, novos ricos e outros mais, em que exploram o seu semelhante, todos para a fogueira.
Não querendo abusar da vossa paciência, pedia-vos encarecidamente, que colocassem esse tema do Grupo de Acção Cultral como som de fundo no blog.

Amigo k7pirata, sei que você costuma ser o técnico de som cá do sítio, não poderia colocar esse tema que o chezevara falou?
Muito obrigada por me fazerem lembrar esses anos em que lutavamos com vontade e sem vergonha de dar a cara.

k7pirata disse...

Ora viva amiga 3za, talvez seja possivel passar o tema, mas o vinil é capaz de não estar lá grande pincel (pois, porque desconheço se existe alguma coisa do GAC em CD), vamos tentar entre o pessoal encontrar este tema.
Já agora, é muito possivel que comece a colocar os temas sem ser em auto-play, quando quiserem ouvir o tema que fica em destaque na semana, cliquem no play.
Já era para ter feito isso a pedido de vários visitantes mas ainda não o fiz. Está quase.

Carlos (Brocas) disse...

Belas recordações...

Anónimo disse...

Acho que esta música não é do GAC, eu pelo menos não a tenho e gravei muitos singles do GAC, de que lhes oferecerei uma cópia com muito prazer.

k7pirata disse...

Sim é do Gac.
Album: Pois Canté!!
Tema: Cantiga Sem Maneiras

Anónimo disse...

Poderiam-me informar o ano em que saiu este disco ?

k7pirata disse...

1976

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=vjRKgF_4i5Y

Aqui está !