sábado, outubro 29, 2005

O Burgessismo

É a pandemia que alastra pelo entorpecimento das consciências, a quebra da reflexão, a estupidez de não civilizacionarmos o original instinto bárbaro, celta, com a matriz cristã que nos absorve pela hipocrisia católica.
É aquele que após três meses de uso do euro, num Domingo, correu a avisar os vendedores da praça, que os fiscais vinham aí; esquecendo os demais que passaram a pagar o dobro pelas nabiças, repôlhos,cenouras, pepinos e outros.
É a nova forma de bufar,bajular, chibar. É a apetência para a cunha, é o paleio radicalista desajeitado a empurrar os outros para o fosso. É o prazer fácil da gozação sempre na busca do gozo fácil.
Aí está para provar: - a quantidade de revistas Marias que são vendidas; a malta que em crecente se desloca a pé até Fátima; o recente congresso mundial da tauromaquia; as romarias cavalares; os reformados com 40 e poucos anos; os discursos concretos a deslizarem para o "humanismo"; o recurso ao astrólogo e ao bruxo; a diária consulta do horóscopo, o Soares e o Cavaco candidatos à Presidência mais a grosseira mania de limparem o cu com os dedos, esborratando com merda as portas dos WCs da comunidade.

Burgessos, desajeitados convencidos que é no salve-se quem puder, na competitividade, que o nobre povo vai atinar com o esplendor da Pátria. Bem podem continuar a berrar o último verso do hino, agressivo, grosseiro e sem sentido, que em vez de canhões, irão disparar as armas contra velas de "moinhos de vento".

O discurso humanista sustentado na trêta da cidadania, é a essência do burgessismo, balôfo sem alternativa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Broncas,
Estamos azedos...
Mas com razão é preciso que note.

Anónimo disse...

Mas quem é que te fez mal, ò meu....????

Anónimo disse...

Obrigado camarada broncas pela inteligência do texto, pela acintosidade, pelo esclarecimento de muitos cérebros pseudo-pensantes que pululam por aí. Um texto sério, que reflecte a realidade do nosso país, dos nossos costumes ancestrais e ultrapassados, da falta de "Escola" de muitas pessoas. mais uma vez, o meu discurso é de que sem educação e sem cultura, somos tábua rasa. Mais valia sermos todos elefantes! Esses, ao menos, têm memória!
Um abraço amigo. Parabéns!

Anónimo disse...

Entendi o que é um "burgesso". Obrigado